Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Leandra Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias, Maria da Luz Vale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4788
https://doi.org/10.34628/ps3x-vf76
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 2 (2018). - p. 27-42.
id RCAP_1e7755f40cccb289eb6fe2861a75f91e
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentesParentalidadeResponsabilidade dos pais - Aspectos psicológicosComportamento de vinculaçãoRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 2 (2018). - p. 27-42.A presente investigação teve como objetivo principal estudar a relação entre os Estilos Educativos Parentais, a Confiança Interpessoal e a Vinculação aos Pais, Pares e Par Amoroso no período da Adolescência. Considerou-se também oportuno analisar os Estilos Educativos Parentais tendo em atenção diversas variáveis sociobiográficas (idade, género, nível socioeconómico e estado civil parental) e ainda estudar a relação entre a duração da relação amorosa dos adolescentes, os Estilos Educativos e a Confiança Interpessoal. A amostra foi constituída por 170 adolescentes, com idades entre os 12 e os 17 anos. Na recolha de dados foram utilizados: um questionário sociobiográfico; a escala de Crenças Generalizadas de Confiança – Adolescência; a Escala de Estilos Educativos Parentais; o Inventário de Vinculação na Adolescência; e o Questionário de Vinculação Amorosa. Os resultados permitiram constatar a existência de associações positivas significativas entre os Estilos Educativos Parentais e a Vinculação aos Pais, Pares, Par Amoroso e Confiança Interpessoal. Verificou-se que os Estilos Educativos Parentais diferem em função da idade, mas não apresentam diferenças significativas em função do género, nível socioeconómico e estado civil parental. Constatou-se ainda a não existência de uma associação significativa entre a duração da relação amorosa dos adolescentes, os Estilos Educativos e a Confiança Interpessoal. Em conclusão, sublinha-se a importância dos estilos educativos percebidos durante a adolescência.This investigation seeks to study the relationship between Parental Educational Styles, Interpersonal Trust, and the Attachment to Parents, Peers and to the Loving Couple in the period of Adolescence. It was also considered appropriate to analyse the Parental Education Styles considering several sociobiographical variables (age, gender, socioeconomical status and parental marital status) and to study the relationship between the duration of the loving relationship of the adolescents, the Educational Styles and the Interpersonal Trust. The sample consists of 170 adolescents, aged between 12 and 17 years. Data collection was made using the following instruments: Sociobiographic Questionnaire; the Parental Educational Styles Scale; the Generalized Trust Beliefs Scale-Late Adolescents; the Inventory of Parent and Peer Attachment; and the Romantic Attachment Questionnaire. The results show significant positive associations between Parental Educational Styles and the Parents, Peers and Romantic Attachment, as well as with Interpersonal Trust. Furthermore, it was found that the Parental Educational Styles differ according to the age, but do not present differences according to the gender, socioeconomic level and marital status of the parents. It has also been found that there is no significant association between the duration of a relationship between adolescents, Educational Styles and Interpersonal Trust. In conclusion, the importance of perceived educational styles during adolescence is underlined.2020-01-13T15:10:34Z2020-01-132018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4788http://hdl.handle.net/11067/4788https://doi.org/10.34628/ps3x-vf76porMendes, Leandra Silva ; Dias, Maria da Luz Vale (2018) - Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 9:2 (2018) 27-42.Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentesMendes, Leandra SilvaDias, Maria da Luz Valehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Leandra SilvaDias, Maria da Luz Valereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:04Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:34.363705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes
title Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes
spellingShingle Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes
Mendes, Leandra Silva
Parentalidade
Responsabilidade dos pais - Aspectos psicológicos
Comportamento de vinculação
title_short Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes
title_full Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes
title_fullStr Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes
title_full_unstemmed Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes
title_sort Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes
author Mendes, Leandra Silva
author_facet Mendes, Leandra Silva
Dias, Maria da Luz Vale
author_role author
author2 Dias, Maria da Luz Vale
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Leandra Silva
Dias, Maria da Luz Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Parentalidade
Responsabilidade dos pais - Aspectos psicológicos
Comportamento de vinculação
topic Parentalidade
Responsabilidade dos pais - Aspectos psicológicos
Comportamento de vinculação
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 2 (2018). - p. 27-42.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2020-01-13T15:10:34Z
2020-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4788
http://hdl.handle.net/11067/4788
https://doi.org/10.34628/ps3x-vf76
url http://hdl.handle.net/11067/4788
https://doi.org/10.34628/ps3x-vf76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, Leandra Silva ; Dias, Maria da Luz Vale (2018) - Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 9:2 (2018) 27-42.
Estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação aos pais, pares e par amoroso : sua relação numa amostra de adolescentes
Mendes, Leandra Silva
Dias, Maria da Luz Vale
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136736964509696