Experiências de aprendizagem de geometria e medida integradas no projeto EduPark
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Publication Date: | 2017 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10773/23731 |
Summary: | Com o objetivo de analisar as dificuldades, o interesse e a motivação dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas em contextos reais, foi desenvolvido o presente estudo através da planificação e implementação da unidade de ensino Sólidos Geométricos e Medida. Este estudo foi realizado no âmbito do Projeto EduPARK, no Parque Infante D. Pedro em Aveiro, com uma turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB e com um grupo de participantes na atividade proposta pelo Projeto EduPARK para a Academia de Verão 2017. Na base deste estudo estão os princípios da Educação Matemática Realista, pela vertente da Etnomatemática da qual se salienta a importância da dimensão cultural no ensino da Matemática bem como pelo Enfoque Ontossemiótico. As questões de estudo são as seguintes: i) Quais as dificuldades demonstradas por alunos de uma a turma do 6.º ano do Ensino Básico na resolução de problemas realistas envolvendo o cálculo de áreas?, ii) Qual a motivação de alunos do 2.º CEB quando confrontados com problemas realistas no âmbito do Projeto EduPARK?. Para tal, recorremos a uma investigação qualitativa, nomeadamente a um estudo de investigação-ação com recolha de dados baseada em: produções escritas dos alunos, notas de campo resultantes da observação participante, focus group e inquérito por questionário. A análise dos dados utilizada foi maioritariamente relativa à análise de conteúdo sendo que os resultados obtidos sugeriram que os problemas desenvolvidos no contexto do Parque Infante D. Pedro, contexto próximo dos alunos, promovem a motivação e o interesse dos alunos na concretização dos mesmos, apresentando de forma geral, uma atitude positiva na aprendizagem da matemática. Podemos ainda verificar que as dificuldades que os alunos demonstram se prendem maioritariamente com a linguagem matemática. |
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Experiências de aprendizagem de geometria e medida integradas no projeto EduParkEducação matemáticaEnsino da matemática - Ensino básico 2º cicloEducação formalEducação não-formalGeometriaMediçãoIndicadores de desempenhoEstratégias da aprendizagemResolução de problemasCom o objetivo de analisar as dificuldades, o interesse e a motivação dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas em contextos reais, foi desenvolvido o presente estudo através da planificação e implementação da unidade de ensino Sólidos Geométricos e Medida. Este estudo foi realizado no âmbito do Projeto EduPARK, no Parque Infante D. Pedro em Aveiro, com uma turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB e com um grupo de participantes na atividade proposta pelo Projeto EduPARK para a Academia de Verão 2017. Na base deste estudo estão os princípios da Educação Matemática Realista, pela vertente da Etnomatemática da qual se salienta a importância da dimensão cultural no ensino da Matemática bem como pelo Enfoque Ontossemiótico. As questões de estudo são as seguintes: i) Quais as dificuldades demonstradas por alunos de uma a turma do 6.º ano do Ensino Básico na resolução de problemas realistas envolvendo o cálculo de áreas?, ii) Qual a motivação de alunos do 2.º CEB quando confrontados com problemas realistas no âmbito do Projeto EduPARK?. Para tal, recorremos a uma investigação qualitativa, nomeadamente a um estudo de investigação-ação com recolha de dados baseada em: produções escritas dos alunos, notas de campo resultantes da observação participante, focus group e inquérito por questionário. A análise dos dados utilizada foi maioritariamente relativa à análise de conteúdo sendo que os resultados obtidos sugeriram que os problemas desenvolvidos no contexto do Parque Infante D. Pedro, contexto próximo dos alunos, promovem a motivação e o interesse dos alunos na concretização dos mesmos, apresentando de forma geral, uma atitude positiva na aprendizagem da matemática. Podemos ainda verificar que as dificuldades que os alunos demonstram se prendem maioritariamente com a linguagem matemática.With the point of analyzing the difficulties, interest and motivation of the students of the 2nd Cycle of Basic Education in solving problems in real contexts, the present study was developed through the planning and implementation of the teaching unit of Geometric Solids and Measurement. This study was carried out within the scope of the EduPARK Project, in the Parque Infante D. Pedro in Aveiro, with a group of 6th grade students of the 2nd CEB and with a group of participants in the activity proposed by the EduPARK Project for the 2017 Summer Academy. At the base of this study are the principles of the Realistic Mathematical Education, from the Ethnomathematics aspect, which emphasizes the importance of the cultural dimension in the teaching of Mathematics as well as the Ontossemiotic Approach. The study's questions are as follows: i) What are the difficulties demonstrated by students of a 6th grade class in solving realistic problems involving the calculation of areas?,ii) What is the motivation of students of the 2nd grade of the CEB when faced with realistic problems under the EduPARK Project ?. To do this, we used a qualitative research, namely an action research study with data collection based on: written productions of students, field notes resulting from participant observation, focus group and questionnaire survey. The analysis of the data used was mostly related to the content analysis and the results obtained showed that the problems developed in the context of the Parque Infante D. Pedro, near the students' context, promote motivation and the students' interest in their achievement, demonstrating in general, a positive attitude in learning mathematics. We can still verify the difficulties for the students demonstrate if they hold mostly with the mathematical languageUniversidade de Aveiro2018-07-02T14:46:10Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23731TID:201946351porGonçalves, Ana Filipa Domingosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:50Zoai:ria.ua.pt:10773/23731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:41.307473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com o objetivo de analisar as dificuldades, o interesse e a motivação dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas em contextos reais, foi desenvolvido o presente estudo através da planificação e implementação da unidade de ensino Sólidos Geométricos e Medida. Este estudo foi realizado no âmbito do Projeto EduPARK, no Parque Infante D. Pedro em Aveiro, com uma turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB e com um grupo de participantes na atividade proposta pelo Projeto EduPARK para a Academia de Verão 2017. Na base deste estudo estão os princípios da Educação Matemática Realista, pela vertente da Etnomatemática da qual se salienta a importância da dimensão cultural no ensino da Matemática bem como pelo Enfoque Ontossemiótico. As questões de estudo são as seguintes: i) Quais as dificuldades demonstradas por alunos de uma a turma do 6.º ano do Ensino Básico na resolução de problemas realistas envolvendo o cálculo de áreas?, ii) Qual a motivação de alunos do 2.º CEB quando confrontados com problemas realistas no âmbito do Projeto EduPARK?. Para tal, recorremos a uma investigação qualitativa, nomeadamente a um estudo de investigação-ação com recolha de dados baseada em: produções escritas dos alunos, notas de campo resultantes da observação participante, focus group e inquérito por questionário. A análise dos dados utilizada foi maioritariamente relativa à análise de conteúdo sendo que os resultados obtidos sugeriram que os problemas desenvolvidos no contexto do Parque Infante D. Pedro, contexto próximo dos alunos, promovem a motivação e o interesse dos alunos na concretização dos mesmos, apresentando de forma geral, uma atitude positiva na aprendizagem da matemática. Podemos ainda verificar que as dificuldades que os alunos demonstram se prendem maioritariamente com a linguagem matemática. |
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