Estratégias para a aprendizagem da leitura e da escrita das crianças surdas no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7087 |
Resumo: | Sendo o estágio desenvolvido numa turma do 1º ano do ensino básico, numa fase de iniciação de aprendizagens académicas em áreas fundamentais como a leitura e escrita, pretende-se refletir sobre a forma como a escola dá resposta às aprendizagens das crianças nestas áreas. Paralelamente e considerando a minha vasta experiência na intervenção com alunos Surdos será feita uma análise e reflexão na intervenção com alunos surdos nas referidas áreas. A primeira parte, do trabalho, consiste na revisão bibliográfica, englobando estudos teóricos e empíricos relevantes para percebermos as características e diferenças da surdez e como estas condicionam naturalmente percursos diferenciados, em relação aos alunos ouvintes, para a aprendizagem da leitura e da escrita. Para melhor entendimento destas diferenças de intervenção esta revisão engloba uma abordagem aos modelos e métodos de iniciação da leitura e escrita e a especificidade de intervenção com os alunos surdos. Na segunda parte faz-se uma descrição e reflexão, sobre as estratégias e métodos utilizados para a aprendizagem da leitura e escrita em alunos ouvintes e surdos, evidenciando a especificidade na intervenção com os alunos surdos. Esta reflexão é baseada em situações concretas nomeadamente no período de estágio e na prática profissional. Durante muito tempo a escola ignorou as especificidades dos alunos surdos e insistiu em trabalhar com eles da mesma forma que com os ouvintes. Eram usados os mesmos materiais, as exigências eram as mesmas desconsiderando-se que os alunos surdos apresentam diferenças linguísticas significativas, que devem ser contempladas em seu processo educacional. Urge contrariar esta situação e esclarecer sobre a especificidade de intervenção com alunos surdos, nomeadamente em áreas que se revestem de especial importância e particularidade como é a leitura e a escrita. |
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Estratégias para a aprendizagem da leitura e da escrita das crianças surdas no 1º ciclo do Ensino BásicoEducaçãoEstágiosEnsino básicoSurdezOuvintesSurdosLeituraEscritaReflexãoSendo o estágio desenvolvido numa turma do 1º ano do ensino básico, numa fase de iniciação de aprendizagens académicas em áreas fundamentais como a leitura e escrita, pretende-se refletir sobre a forma como a escola dá resposta às aprendizagens das crianças nestas áreas. Paralelamente e considerando a minha vasta experiência na intervenção com alunos Surdos será feita uma análise e reflexão na intervenção com alunos surdos nas referidas áreas. A primeira parte, do trabalho, consiste na revisão bibliográfica, englobando estudos teóricos e empíricos relevantes para percebermos as características e diferenças da surdez e como estas condicionam naturalmente percursos diferenciados, em relação aos alunos ouvintes, para a aprendizagem da leitura e da escrita. Para melhor entendimento destas diferenças de intervenção esta revisão engloba uma abordagem aos modelos e métodos de iniciação da leitura e escrita e a especificidade de intervenção com os alunos surdos. Na segunda parte faz-se uma descrição e reflexão, sobre as estratégias e métodos utilizados para a aprendizagem da leitura e escrita em alunos ouvintes e surdos, evidenciando a especificidade na intervenção com os alunos surdos. Esta reflexão é baseada em situações concretas nomeadamente no período de estágio e na prática profissional. Durante muito tempo a escola ignorou as especificidades dos alunos surdos e insistiu em trabalhar com eles da mesma forma que com os ouvintes. Eram usados os mesmos materiais, as exigências eram as mesmas desconsiderando-se que os alunos surdos apresentam diferenças linguísticas significativas, que devem ser contempladas em seu processo educacional. Urge contrariar esta situação e esclarecer sobre a especificidade de intervenção com alunos surdos, nomeadamente em áreas que se revestem de especial importância e particularidade como é a leitura e a escrita.As the developed stage in a class of 1st grade of primary school, a phase of initiation of academic learning in key areas such as reading and writing, intended to reflect on how the school meets the learning of children in these areas. At the same time and considering my vast experience in intervention with deaf students will make an analysis and reflection on intervention with deaf students in these areas. The first part of the work consists in the literature review, encompassing theoretical and empirical studies relevant to realize the characteristics and differences of deafness and how these affect different pathways course, of hearing students for the learning of reading and writing. To better understand these differences in this review includes an intervention approach to models and methods of initiation of reading and writing and the specific intervention for deaf students. In the second part is a description and reflection on strategies and methods for teaching reading and writing in deaf and hearing students, demonstrating the specificity of the intervention for deaf students. This reflection is based on concrete situations in particular probationary period and in pedagogical practice with deaf students. For many years the school has ignored the specifics of deaf students and insisted on working with them in the same way with the listeners. The same materials were used; the requirements were the same as ignoring that the deaf students have significant linguistic differences that must be addressed in their educational process. It is urgent to reverse this situation and clarify the specific intervention with deaf students, especially in areas that are of particular importance and particularity as is reading and writing.2016-12-14T10:44:34Z2016-12-14T00:00:00Z2016-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7087porXavier, Maria João Coelho Presainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:56.940724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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