Estratégias para a aprendizagem da leitura e da escrita das crianças surdas no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Maria João Coelho Presa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7087
Resumo: Sendo o estágio desenvolvido numa turma do 1º ano do ensino básico, numa fase de iniciação de aprendizagens académicas em áreas fundamentais como a leitura e escrita, pretende-se refletir sobre a forma como a escola dá resposta às aprendizagens das crianças nestas áreas. Paralelamente e considerando a minha vasta experiência na intervenção com alunos Surdos será feita uma análise e reflexão na intervenção com alunos surdos nas referidas áreas. A primeira parte, do trabalho, consiste na revisão bibliográfica, englobando estudos teóricos e empíricos relevantes para percebermos as características e diferenças da surdez e como estas condicionam naturalmente percursos diferenciados, em relação aos alunos ouvintes, para a aprendizagem da leitura e da escrita. Para melhor entendimento destas diferenças de intervenção esta revisão engloba uma abordagem aos modelos e métodos de iniciação da leitura e escrita e a especificidade de intervenção com os alunos surdos. Na segunda parte faz-se uma descrição e reflexão, sobre as estratégias e métodos utilizados para a aprendizagem da leitura e escrita em alunos ouvintes e surdos, evidenciando a especificidade na intervenção com os alunos surdos. Esta reflexão é baseada em situações concretas nomeadamente no período de estágio e na prática profissional. Durante muito tempo a escola ignorou as especificidades dos alunos surdos e insistiu em trabalhar com eles da mesma forma que com os ouvintes. Eram usados os mesmos materiais, as exigências eram as mesmas desconsiderando-se que os alunos surdos apresentam diferenças linguísticas significativas, que devem ser contempladas em seu processo educacional. Urge contrariar esta situação e esclarecer sobre a especificidade de intervenção com alunos surdos, nomeadamente em áreas que se revestem de especial importância e particularidade como é a leitura e a escrita.
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