Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Cristina Pereira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moreira, J. António, Sousa, Lúcio, Costa, Paulo Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3150
Resumo: As dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na investigação que nos permita desenvolver uma prática pedagógica fundamentada. Assim, desenvolvemos um estudo exploratório, num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afetos e Valores, com o objetivo de conhecer as perspetivas e as perceções destes formandos relativamente ao ambiente virtual de aprendizagem e à eficácia do modelo pedagógico utilizado - Community of Inquiry - em aspetos relacionados com as diferentes dinâmicas de interação e de comunicação (entre professor/estudantes, estudantes/estudantes e entre estudantes/conteúdos ou recursos) criadas no seu seio. Os resultados obtidos permitem concluir que a presença das três dimensões de aprendizagem inerentes ao modelo (social, docente e cognitiva), que interagem entre si e se influenciam mutuamente, de forma colaborativa, através de um discurso crítico e reflexivo, foram fundamentais para a criação de experiências educativas relevantes.
id RCAP_1f08fa99db65a0906e4608cedb451bc8
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superiorElearningDinâmicas de interação e comunicaçãoEstudantesEnsino superiorAs dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na investigação que nos permita desenvolver uma prática pedagógica fundamentada. Assim, desenvolvemos um estudo exploratório, num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afetos e Valores, com o objetivo de conhecer as perspetivas e as perceções destes formandos relativamente ao ambiente virtual de aprendizagem e à eficácia do modelo pedagógico utilizado - Community of Inquiry - em aspetos relacionados com as diferentes dinâmicas de interação e de comunicação (entre professor/estudantes, estudantes/estudantes e entre estudantes/conteúdos ou recursos) criadas no seu seio. Os resultados obtidos permitem concluir que a presença das três dimensões de aprendizagem inerentes ao modelo (social, docente e cognitiva), que interagem entre si e se influenciam mutuamente, de forma colaborativa, através de um discurso crítico e reflexivo, foram fundamentais para a criação de experiências educativas relevantes.Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)Repositório AbertoVieira, Cristina PereiraMoreira, J. AntónioSousa, LúcioCosta, Paulo Manuel2014-05-04T09:00:56Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3150porVieira, Cristina Pereira [et al.] - Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning [Em linha] : perceções dos estudantes do ensino superior. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior". ISSN 1647-032X. Nº 27 (2013), p. 3-221647-032Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:27.066227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior
title Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior
spellingShingle Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior
Vieira, Cristina Pereira
Elearning
Dinâmicas de interação e comunicação
Estudantes
Ensino superior
title_short Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior
title_full Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior
title_fullStr Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior
title_sort Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior
author Vieira, Cristina Pereira
author_facet Vieira, Cristina Pereira
Moreira, J. António
Sousa, Lúcio
Costa, Paulo Manuel
author_role author
author2 Moreira, J. António
Sousa, Lúcio
Costa, Paulo Manuel
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Cristina Pereira
Moreira, J. António
Sousa, Lúcio
Costa, Paulo Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Elearning
Dinâmicas de interação e comunicação
Estudantes
Ensino superior
topic Elearning
Dinâmicas de interação e comunicação
Estudantes
Ensino superior
description As dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na investigação que nos permita desenvolver uma prática pedagógica fundamentada. Assim, desenvolvemos um estudo exploratório, num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afetos e Valores, com o objetivo de conhecer as perspetivas e as perceções destes formandos relativamente ao ambiente virtual de aprendizagem e à eficácia do modelo pedagógico utilizado - Community of Inquiry - em aspetos relacionados com as diferentes dinâmicas de interação e de comunicação (entre professor/estudantes, estudantes/estudantes e entre estudantes/conteúdos ou recursos) criadas no seu seio. Os resultados obtidos permitem concluir que a presença das três dimensões de aprendizagem inerentes ao modelo (social, docente e cognitiva), que interagem entre si e se influenciam mutuamente, de forma colaborativa, através de um discurso crítico e reflexivo, foram fundamentais para a criação de experiências educativas relevantes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-05-04T09:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3150
url http://hdl.handle.net/10400.2/3150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, Cristina Pereira [et al.] - Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning [Em linha] : perceções dos estudantes do ensino superior. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior". ISSN 1647-032X. Nº 27 (2013), p. 3-22
1647-032X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135014457180160