O automóvel enquanto objeto social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28920 |
Resumo: | Tendo em conta uma sociedade cada vez mais consumista, esta dissertação procura compreender de que modo o automóvel se constitui num símbolo de status e meio de distinção social e de que modo os indivíduos socialmente integrados usam o mesmo enquanto uma necessidade social para além da necessidade de locomoção implícita. Pretende-se, através desta investigação, perceber o modo como o automóvel no quotidiano português se constitui como objeto de identidade social, e o modo específico como os diversos extratos sociais o utilizam, no jogo simbólico de valorização, significação e localização social; Abstract: The automobile as a social object Taking into account an increasingly consumer society, this dissertation will search how the automobile, as locomotion, constitute itself as a status symbol and a key for social distinction, and how socially integrated individuals use it as a social mark beyond the need for implicit locomotion. This research also wants to find out how the car builds itself, and identifies, in Portuguese everyday ways, as an object of social identity, and the ways various social layers used it on the symbolic game of appreciation, significance and social location. |
id |
RCAP_1f08fe7548251f0a77fa5db8744b24f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28920 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O automóvel enquanto objeto socialCar culturePublicidade automóvelSemiologia dos objetosDistinção socialCar cultureCar advertisingSemiology of objectsSocial distinctionTendo em conta uma sociedade cada vez mais consumista, esta dissertação procura compreender de que modo o automóvel se constitui num símbolo de status e meio de distinção social e de que modo os indivíduos socialmente integrados usam o mesmo enquanto uma necessidade social para além da necessidade de locomoção implícita. Pretende-se, através desta investigação, perceber o modo como o automóvel no quotidiano português se constitui como objeto de identidade social, e o modo específico como os diversos extratos sociais o utilizam, no jogo simbólico de valorização, significação e localização social; Abstract: The automobile as a social object Taking into account an increasingly consumer society, this dissertation will search how the automobile, as locomotion, constitute itself as a status symbol and a key for social distinction, and how socially integrated individuals use it as a social mark beyond the need for implicit locomotion. This research also wants to find out how the car builds itself, and identifies, in Portuguese everyday ways, as an object of social identity, and the ways various social layers used it on the symbolic game of appreciation, significance and social location.Universidade de Évora2021-01-27T11:50:23Z2021-01-272021-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28920http://hdl.handle.net/10174/28920TID:202582841porDepartamento de Sociologiaruilucenam5@gmil.com273Lucena, Rui Miguel Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:45.626854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O automóvel enquanto objeto social |
title |
O automóvel enquanto objeto social |
spellingShingle |
O automóvel enquanto objeto social Lucena, Rui Miguel Lopes Car culture Publicidade automóvel Semiologia dos objetos Distinção social Car culture Car advertising Semiology of objects Social distinction |
title_short |
O automóvel enquanto objeto social |
title_full |
O automóvel enquanto objeto social |
title_fullStr |
O automóvel enquanto objeto social |
title_full_unstemmed |
O automóvel enquanto objeto social |
title_sort |
O automóvel enquanto objeto social |
author |
Lucena, Rui Miguel Lopes |
author_facet |
Lucena, Rui Miguel Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucena, Rui Miguel Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Car culture Publicidade automóvel Semiologia dos objetos Distinção social Car culture Car advertising Semiology of objects Social distinction |
topic |
Car culture Publicidade automóvel Semiologia dos objetos Distinção social Car culture Car advertising Semiology of objects Social distinction |
description |
Tendo em conta uma sociedade cada vez mais consumista, esta dissertação procura compreender de que modo o automóvel se constitui num símbolo de status e meio de distinção social e de que modo os indivíduos socialmente integrados usam o mesmo enquanto uma necessidade social para além da necessidade de locomoção implícita. Pretende-se, através desta investigação, perceber o modo como o automóvel no quotidiano português se constitui como objeto de identidade social, e o modo específico como os diversos extratos sociais o utilizam, no jogo simbólico de valorização, significação e localização social; Abstract: The automobile as a social object Taking into account an increasingly consumer society, this dissertation will search how the automobile, as locomotion, constitute itself as a status symbol and a key for social distinction, and how socially integrated individuals use it as a social mark beyond the need for implicit locomotion. This research also wants to find out how the car builds itself, and identifies, in Portuguese everyday ways, as an object of social identity, and the ways various social layers used it on the symbolic game of appreciation, significance and social location. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-27T11:50:23Z 2021-01-27 2021-01-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28920 http://hdl.handle.net/10174/28920 TID:202582841 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28920 |
identifier_str_mv |
TID:202582841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia ruilucenam5@gmil.com 273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136669089136640 |