O automóvel enquanto objeto social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Rui Miguel Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28920
Resumo: Tendo em conta uma sociedade cada vez mais consumista, esta dissertação procura compreender de que modo o automóvel se constitui num símbolo de status e meio de distinção social e de que modo os indivíduos socialmente integrados usam o mesmo enquanto uma necessidade social para além da necessidade de locomoção implícita. Pretende-se, através desta investigação, perceber o modo como o automóvel no quotidiano português se constitui como objeto de identidade social, e o modo específico como os diversos extratos sociais o utilizam, no jogo simbólico de valorização, significação e localização social; Abstract: The automobile as a social object Taking into account an increasingly consumer society, this dissertation will search how the automobile, as locomotion, constitute itself as a status symbol and a key for social distinction, and how socially integrated individuals use it as a social mark beyond the need for implicit locomotion. This research also wants to find out how the car builds itself, and identifies, in Portuguese everyday ways, as an object of social identity, and the ways various social layers used it on the symbolic game of appreciation, significance and social location.
id RCAP_1f08fe7548251f0a77fa5db8744b24f3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28920
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O automóvel enquanto objeto socialCar culturePublicidade automóvelSemiologia dos objetosDistinção socialCar cultureCar advertisingSemiology of objectsSocial distinctionTendo em conta uma sociedade cada vez mais consumista, esta dissertação procura compreender de que modo o automóvel se constitui num símbolo de status e meio de distinção social e de que modo os indivíduos socialmente integrados usam o mesmo enquanto uma necessidade social para além da necessidade de locomoção implícita. Pretende-se, através desta investigação, perceber o modo como o automóvel no quotidiano português se constitui como objeto de identidade social, e o modo específico como os diversos extratos sociais o utilizam, no jogo simbólico de valorização, significação e localização social; Abstract: The automobile as a social object Taking into account an increasingly consumer society, this dissertation will search how the automobile, as locomotion, constitute itself as a status symbol and a key for social distinction, and how socially integrated individuals use it as a social mark beyond the need for implicit locomotion. This research also wants to find out how the car builds itself, and identifies, in Portuguese everyday ways, as an object of social identity, and the ways various social layers used it on the symbolic game of appreciation, significance and social location.Universidade de Évora2021-01-27T11:50:23Z2021-01-272021-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28920http://hdl.handle.net/10174/28920TID:202582841porDepartamento de Sociologiaruilucenam5@gmil.com273Lucena, Rui Miguel Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:45.626854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O automóvel enquanto objeto social
title O automóvel enquanto objeto social
spellingShingle O automóvel enquanto objeto social
Lucena, Rui Miguel Lopes
Car culture
Publicidade automóvel
Semiologia dos objetos
Distinção social
Car culture
Car advertising
Semiology of objects
Social distinction
title_short O automóvel enquanto objeto social
title_full O automóvel enquanto objeto social
title_fullStr O automóvel enquanto objeto social
title_full_unstemmed O automóvel enquanto objeto social
title_sort O automóvel enquanto objeto social
author Lucena, Rui Miguel Lopes
author_facet Lucena, Rui Miguel Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Rui Miguel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Car culture
Publicidade automóvel
Semiologia dos objetos
Distinção social
Car culture
Car advertising
Semiology of objects
Social distinction
topic Car culture
Publicidade automóvel
Semiologia dos objetos
Distinção social
Car culture
Car advertising
Semiology of objects
Social distinction
description Tendo em conta uma sociedade cada vez mais consumista, esta dissertação procura compreender de que modo o automóvel se constitui num símbolo de status e meio de distinção social e de que modo os indivíduos socialmente integrados usam o mesmo enquanto uma necessidade social para além da necessidade de locomoção implícita. Pretende-se, através desta investigação, perceber o modo como o automóvel no quotidiano português se constitui como objeto de identidade social, e o modo específico como os diversos extratos sociais o utilizam, no jogo simbólico de valorização, significação e localização social; Abstract: The automobile as a social object Taking into account an increasingly consumer society, this dissertation will search how the automobile, as locomotion, constitute itself as a status symbol and a key for social distinction, and how socially integrated individuals use it as a social mark beyond the need for implicit locomotion. This research also wants to find out how the car builds itself, and identifies, in Portuguese everyday ways, as an object of social identity, and the ways various social layers used it on the symbolic game of appreciation, significance and social location.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-27T11:50:23Z
2021-01-27
2021-01-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28920
http://hdl.handle.net/10174/28920
TID:202582841
url http://hdl.handle.net/10174/28920
identifier_str_mv TID:202582841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia
ruilucenam5@gmil.com
273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136669089136640