A importância do documento iconográfico no ensino/aprendizagem da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Samuel Simplício
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/49201
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
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spelling A importância do documento iconográfico no ensino/aprendizagem da históriaDidáticaEstratégias de ensinoTeorias educativasHistória - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, apresenta-se como resultado conclusivo do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Lisboa. Ao longo de dois anos, graças ao esforço concertado dos professores do mestrado, da professora cooperante, dos alunos e da nossa vontade de aprender a ensinar, adquirimos e desenvolvemos competências científicas e pedagógicas indispensáveis ao exercício da função docente. Chegados ao fim de mais uma etapa da nossa formação, importa fazer uma análise reflexiva, apresentando o «nosso» modelo didático, com especial enfoque nas estratégias e recursos utilizados na intervenção letiva realizada na turma 10º E da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, no concelho de Almada. Para concretizarmos este objetivo começamos por destacar, as teorias educativas, abordadas no Instituto da Educação, e que considerámos mais eficazes e operacionais na nossa sala de aula, destacando-se as perspetivas do psicólogo russo Lev Vygotsky e do pedagogo brasileiro Paulo Freire. Já no tocante aos conteúdos tratados, e com base, nas subunidades que desenvolvemos a partir da unidade 1. (O modelo ateniense) e 2. (O Modelo Romano) do Módulo 1 do 10º ano, a intervenção didática, levada a cabo no primeiro semestre do segundo ano de mestrado, implicou cruzar espaços e tempos diferentes, permitindo interligar num continuum histórico, as civilizações grega e romana, de que a nossa Civilização Ocidental é herdeira. Ao sugerirmos uma proposta didática, com o propósito de destacarmos a análise dos documentos iconográficos na planificação das aulas, as temáticas da cultura grega e do modelo político romano apresentaram-se como um «campo pródigo» para concebermos tal desígnio. O tema deste relatório – A importância do documento iconográfico no ensino/aprendizagem da História –, surge da convicção de que, no campo historiográfico, o documento iconográfico, deve conquistar um espaço cada vez mais privilegiado. Não apenas por a linguagem visual se revestir de caráter didático, mas principalmente pelo facto de cada vez mais, para onde quer que nos viremos, encontrarmos imagens que formam sentidos e criam significados.The following Supervised Teaching Practice Report is the conclusive result of the Master in History Teaching in the 3rd Cycle of Primary Education and in Secondary Education, from the University of Lisbon. Over the course of two years, thanks to the concerted effort of the master’s professor, the teaching assistant, the students and our willingness to learn to teach, we have acquired and developed scientific and pedagogical skills, essential for the teaching role. At the end of one more stage of our training, it is necessary to perform a reflexive analysis, presenting «our» teaching model, with special focus on the strategies and resources used in the teaching intervention carried out in the 10thE class of the Cacilhas-Tejo Secondary School, in municipality of Almada. To achieve this goal, we start by outlining the educational theories, addressed at the Institute of Education, and which we considered to be more effective and operational in our classroom, highlighting the perspectives of the Russian psychologist Lev Vygotsky and the Brazilian pedagogue Paulo Freire. Regarding the contents addressed, and based on the subunits that we developed from unit 1. (The Athenian model) and 2. (The Roman model) of Module 1 of the 10th grade, the teaching intervention carried out in the first semester of the second year of the Master’s degree, implied crossing different spaces and times, allowing to interconnect in a historical continuum, the Greek and Roman civilizations, from which our Western Civilization descends. When suggesting a teaching proposal, with the objective of highlighting the analysis of iconographic documents in the planning of classes, the themes of Greek culture and the Roman political model are revealed as a «prodigal field» to explain our purpose. The theme of this report – The importance of the iconographic document in the teaching/learning of History –, arises from the conviction that, in the historiographic field, the iconographic document, should conquer an ever more privileged place. Not only because the visual language has a didactic character, but mainly because, more and more, wherever we turn, we find images which form senses and create meanings.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaGouveia, Samuel Simplício2021-07-29T10:00:53Z20202021-01-042020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:53.083140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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