Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80482
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_200bb8dba0e4d4050d9e2582661cf1bd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitoraVocabulary and listening comprehension: effects on reading comprehension intervention programCompreensão de leituraCompreensão oralIntervençãoVocabulárioInterventionListening comprehensionReading comprehensionVocabularyCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA compreensão da leitura é a base para a obtenção de conhecimento nas diferentes disciplinas, consistindo num importante indicador da aprendizagem e do percurso escolar. A compreensão oral e o vocabulário são preditores importantes que têm contribuído para a compreensão da leitura, sendo também relevantes para a descrição e explicação das diferenças individuais. O objetivo principal deste estudo foi investigar em que medida os efeitos de um programa de intervenção na compreensão da leitura são influenciados pelo nível de desempenho inicial no vocabulário e compreensão oral. A amostra é composta por 90 crianças do 3º ano de escolaridade. Administrou-se o Subteste Vocabulário da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças, o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral-Narrativo e o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-Narrativo. Os resultados indicaram que as mudanças na compreensão da leitura não foram influenciadas pelo vocabulário e compreensão oral. São discutidos os resultados analisando-se as implicações para a intervenção na compreensão da leitura.Reading comprehension is the basis for obtaining knowledge in different subjects, consisting of an important indicator of learning and school path. Listening comprehension and vocabulary are important predictors that have contributed to reading comprehension and are also relevant to the description and explanation of individual differences. This study aims to investigate what extent the effects of an intervention program on reading comprehension are influenced by the level of initial performance in vocabular and listening comprehension. The sample of this study is composed of 90 students from the third grade. The Wisc Vocabulary Subtest, Test of Reading Comprehension of Oral Texts and Test of Reading Comprehension of Narrative Texts were applied. Results indicated that changes in reading comprehension were not influenced by vocabulary and listening comprehension. The results are discussed and limitations of the study as well as guidelines for future research are presented.Cadime, Irene Maria DiasRibeiro, IolandaUniversidade do MinhoMendes, Maria Ribeiro20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80482por202832074info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:54.252759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora
Vocabulary and listening comprehension: effects on reading comprehension intervention program
title Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora
spellingShingle Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora
Mendes, Maria Ribeiro
Compreensão de leitura
Compreensão oral
Intervenção
Vocabulário
Intervention
Listening comprehension
Reading comprehension
Vocabulary
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora
title_full Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora
title_fullStr Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora
title_full_unstemmed Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora
title_sort Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora
author Mendes, Maria Ribeiro
author_facet Mendes, Maria Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cadime, Irene Maria Dias
Ribeiro, Iolanda
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão de leitura
Compreensão oral
Intervenção
Vocabulário
Intervention
Listening comprehension
Reading comprehension
Vocabulary
Ciências Sociais::Psicologia
topic Compreensão de leitura
Compreensão oral
Intervenção
Vocabulário
Intervention
Listening comprehension
Reading comprehension
Vocabulary
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80482
url https://hdl.handle.net/1822/80482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202832074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132526032191488