Estudo dos Padrões de Vorticidade na Esteira de uma Asa em Movimento de Translação
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Publication Date: | 2018 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.6/8565 |
Summary: | Os veículos aéreos existentes atualmente, embora sejam eficientes nas condições de cruzeiro, perdem muito do seu desempenho em manobras e fases do voo que não esta. Pelo contrário, o voo efetuado pelos seres vivos na Natureza demonstra uma adaptação ideal e eficiência elevada para cada fase do voo. A produção de sustentação e impulso também é feita em simultâneo pelas mesmas estruturas, as asas. Inversamente, nos veículos atuais existe a separação da sustentação, produzida nas asas, e impulso, produzido pelos motores. A biomimética é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza, as suas estratégias e soluções, utilizando esse conhecimento em diferentes domínios da ciência, neste caso a Engenharia Aeronáutica. Aos novos veículos aéreos baseados na imitação da Natureza, dá-se o nome de MAV’s ou NAV’s, significando micro/nano veículos aéreos, respetivamente. O desempenho aerodinâmico destes pequenos veículos é, de uma maneira geral, governado por fenómenos de baixos números de Reynolds. [... ] |
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Estudo dos Padrões de Vorticidade na Esteira de uma Asa em Movimento de TranslaçãoIdealização e Projeção de uma Instalação ExperimentalAsa BatedoraBiomiméticaEsteiraEsteira Neutra e Impulso.Estrada de Von KármánEstudo ExperimentalResistência Ao AvançoTransiçãoVórticesDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaOs veículos aéreos existentes atualmente, embora sejam eficientes nas condições de cruzeiro, perdem muito do seu desempenho em manobras e fases do voo que não esta. Pelo contrário, o voo efetuado pelos seres vivos na Natureza demonstra uma adaptação ideal e eficiência elevada para cada fase do voo. A produção de sustentação e impulso também é feita em simultâneo pelas mesmas estruturas, as asas. Inversamente, nos veículos atuais existe a separação da sustentação, produzida nas asas, e impulso, produzido pelos motores. A biomimética é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza, as suas estratégias e soluções, utilizando esse conhecimento em diferentes domínios da ciência, neste caso a Engenharia Aeronáutica. Aos novos veículos aéreos baseados na imitação da Natureza, dá-se o nome de MAV’s ou NAV’s, significando micro/nano veículos aéreos, respetivamente. O desempenho aerodinâmico destes pequenos veículos é, de uma maneira geral, governado por fenómenos de baixos números de Reynolds. [... ]Currently existing air vehicles, although efficient in the cruise conditions, lose much of their performance in manoeuvers and phases of the flight such as takeoff, landing, turn or climbing. On the other hand, the flight performed by some animals in Nature demonstrates an ideal adaptation and high efficiency for each flight phase. The production of lift and thrust is performed by the same structures, the wings. On the contrary, in nowadays vehicles, there is a separation of the lift force, produced by the wings, and thrust, produced by engines. Biomimicry, also denominated as Biomimetics, is an area of science that aims to study biological structures and their functions, seeking to learn, from Nature, its strategies and solutions. This knowledge can be applied in different fields of science, such as Aeronautical Engineering. These new air vehicles, based on the imitation of Nature, are named MAV's (Micro Air Vehicle) or NAV's (Nano Air Vehicle). The aerodynamic performance of these small vehicles is generally governed by low Reynolds numbers. [...]Silva, André Resende Rodrigues dauBibliorumLopes, Rodolfo Batista de Sá2020-01-22T10:05:46Z2018-11-152018-10-42018-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8565TID:202361772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:48:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:53.309480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Os veículos aéreos existentes atualmente, embora sejam eficientes nas condições de cruzeiro, perdem muito do seu desempenho em manobras e fases do voo que não esta. Pelo contrário, o voo efetuado pelos seres vivos na Natureza demonstra uma adaptação ideal e eficiência elevada para cada fase do voo. A produção de sustentação e impulso também é feita em simultâneo pelas mesmas estruturas, as asas. Inversamente, nos veículos atuais existe a separação da sustentação, produzida nas asas, e impulso, produzido pelos motores. A biomimética é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza, as suas estratégias e soluções, utilizando esse conhecimento em diferentes domínios da ciência, neste caso a Engenharia Aeronáutica. Aos novos veículos aéreos baseados na imitação da Natureza, dá-se o nome de MAV’s ou NAV’s, significando micro/nano veículos aéreos, respetivamente. O desempenho aerodinâmico destes pequenos veículos é, de uma maneira geral, governado por fenómenos de baixos números de Reynolds. [... ] |
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