Percursos formativos de pessoas em situação de sem-abrigo e contributos para o seu desenvolvimento psicossocial no cat “farol”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Jéssica Filipa Campelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84289
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_20ad6e8efdb639a95bdde8528811e8d4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos formativos de pessoas em situação de sem-abrigo e contributos para o seu desenvolvimento psicossocial no cat “farol”TRAINING PATHS OF PEOPLE IN HOMELESS SITUATION AND CONTRIBUTIONS FOR THEIR PSYCHOSOCIAL DEVELOPMENT IN CAT "FAROL"Sem-abrigoExclusão SocialPobrezaDependênciasDesenvolvimento PsicossocialHomelessSocial ExclusionPovertyAddictionsPsychosocial DevelopmentRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como finalidade apresentar uma descrição do percurso e trabalho desenvolvido no âmbito do estágio integrante no Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, desenvolvido no Centro de Alojamento Temporário “Farol”.Descreve a visão, missão e valores da instituição acolhedora, assim como o seu público-alvo, considerando a pobreza, a exclusão social e as dependências de substâncias psicoativas adjacentes, bem como a importância da promoção cognitiva e de uma investigação referente aos percursos escolares. Neste sentido, são igualmente descritas as atividades desenvolvidas pela estagiária no decorrer do estágio, tal como os seus objetivos. Relativamente às atividades, a estagiária levou a cabo a implementação de um programa de desenvolvimento psicossocial, bem como uma investigação sobre os percursos formativos de pessoas em situação de Sem-Abrigo. No término do documento são apresentadas algumas considerações e reflexões resultantes de todo o processo de estágio curricular.O presente relatório tem como finalidade apresentar uma descrição do percurso e trabalho desenvolvido no âmbito do estágio integrante no Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, desenvolvido no Centro de Alojamento Temporário “Farol”.Descreve a visão, missão e valores da instituição acolhedora, assim como o seu público-alvo, considerando a pobreza, a exclusão social e as dependências de substâncias psicoativas adjacentes, bem como a importância da promoção cognitiva e de uma investigação referente aos percursos escolares. Neste sentido, são igualmente descritas as atividades desenvolvidas pela estagiária no decorrer do estágio, tal como os seus objetivos. Relativamente às atividades, a estagiária levou a cabo a implementação de um programa de desenvolvimento psicossocial, bem como uma investigação sobre os percursos formativos de pessoas em situação de Sem-Abrigo. No término do documento são apresentadas algumas considerações e reflexões resultantes de todo o processo de estágio curricular.The purpose of this report is to present a description of the work carried out in the final year of the Master's Degree in Educational Sciences by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of Coimbra’s University, developed in the Temporary Accommodation Center "Farol". Throughout this report the description of the vision,mission and values of the welcoming institution as well as its target audience, and other points of interest related to the Center. It is necessary that in this line of description,concepts that are fundamental to elucidate the purpose of the application of a psychosocial development program and the elaboration of an investigation concerning the educational trajectories of homeless people should be deepened. In this way, the concepts of poverty, social exclusion, addictions to psychoactive substances areclarified, elucidating the adjacent consequences of situations of drug addiction and alcoholism, as well as schooling and lifelong learning in the context of exclusion. With regard to the activities, the trainee carried out the implementation of a psychosocial development program, as well as an investigation of the paths of homeless people thesetwo actions being portrayed and developed throughout the present internship report.With regard to the psychosocial development program, the objectives of the program are discussed, its purposes are described, the activities are described and an evaluation approach is carried out throughout its implementation as well as an overall evaluation ofthe satisfaction, which allows conclusions to be drawn regarding the importance of the existence of programs of this format as well as its continuity. With regard to research on the trajectories of homeless people, an analysis of the importance of the same realization, also describing the methodology and instruments used as well as theconclusions drawn from a content analysis. At the end of the document are presented some considerations and reflections resulting from the whole process of curricular internship.2017-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84289http://hdl.handle.net/10316/84289TID:202144194porRamos, Jéssica Filipa Campeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:53.538874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos formativos de pessoas em situação de sem-abrigo e contributos para o seu desenvolvimento psicossocial no cat “farol”
TRAINING PATHS OF PEOPLE IN HOMELESS SITUATION AND CONTRIBUTIONS FOR THEIR PSYCHOSOCIAL DEVELOPMENT IN CAT "FAROL"
title Percursos formativos de pessoas em situação de sem-abrigo e contributos para o seu desenvolvimento psicossocial no cat “farol”
spellingShingle Percursos formativos de pessoas em situação de sem-abrigo e contributos para o seu desenvolvimento psicossocial no cat “farol”
Ramos, Jéssica Filipa Campelo
Sem-abrigo
Exclusão Social
Pobreza
Dependências
Desenvolvimento Psicossocial
Homeless
Social Exclusion
Poverty
Addictions
Psychosocial Development
title_short Percursos formativos de pessoas em situação de sem-abrigo e contributos para o seu desenvolvimento psicossocial no cat “farol”
title_full Percursos formativos de pessoas em situação de sem-abrigo e contributos para o seu desenvolvimento psicossocial no cat “farol”
title_fullStr Percursos formativos de pessoas em situação de sem-abrigo e contributos para o seu desenvolvimento psicossocial no cat “farol”
title_full_unstemmed Percursos formativos de pessoas em situação de sem-abrigo e contributos para o seu desenvolvimento psicossocial no cat “farol”
title_sort Percursos formativos de pessoas em situação de sem-abrigo e contributos para o seu desenvolvimento psicossocial no cat “farol”
author Ramos, Jéssica Filipa Campelo
author_facet Ramos, Jéssica Filipa Campelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Jéssica Filipa Campelo
dc.subject.por.fl_str_mv Sem-abrigo
Exclusão Social
Pobreza
Dependências
Desenvolvimento Psicossocial
Homeless
Social Exclusion
Poverty
Addictions
Psychosocial Development
topic Sem-abrigo
Exclusão Social
Pobreza
Dependências
Desenvolvimento Psicossocial
Homeless
Social Exclusion
Poverty
Addictions
Psychosocial Development
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84289
http://hdl.handle.net/10316/84289
TID:202144194
url http://hdl.handle.net/10316/84289
identifier_str_mv TID:202144194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133949952262144