Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Daianne Bastos, 1986-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5849
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_216f3fd4926b7940fe01cac94248351d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em focoFormação inicial de professoresEducação físicaTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este estudo teve como objeto a formação inicial e os problemas encarados pelos professores iniciantes de Educação Física. O objetivo geral foi: problematizar a natureza dos problemas vivenciados por professores principiantes de Educação Física nos primeiros anos de atuação profissional no que concerne aos aspectos formativos e relacionais. Optamos por uma metodologia de caráter descritivo e exploratório, pois tinhamos como intuito descrever como decorria o processo na fase de ingresso à carreira docente, tendo como principal foco os contributos e a qualidade da formação inicial face aos problemas vivenciados pelo professor principiante e familiarizarmos com o fenômeno em investigação. A recolha de dados foi realizada junto à 82 sujeitos formados em uma Universidade Pública brasileira, através do inquérito por questionário, composto por cinco dimensões: formação inicial; relação com os alunos; relação com os colegas de trabalho; relação com a escola; e relação do professor com a profissão docente. Analisamos os dados com suporte do software estatístico SPSS 18.0, através das percentagens e da correlação de Spearman, que nos permitiu averiguar os problemas que se deparam os iniciantes nos seus quatro primeiros anos de atuação profissional. Os resultados obtidos levaram-nos a conhecer oito dos maiores problemas que estes professores iniciantes enfrentam: a dimensão formação inicial - com questões relacionadas a relação teoria-prática e a supervisão do professor de estágio; a dimensão relação com os alunos - com questões ligadas diretamente a intervenção didático-pedagógica do professor, seguido da dimensão relação da pessoa do professor com a profissão docente onde a insatisfação salarial e a dificuldade de encontrar emprego, são fontes de mal-estar na profissão. Por fim, deparamo-nos com aspectos relacionados as relações interpessoais no ambiente escolar: a dificuldade de adaptação dos principiantes ao grupo dos professores mais experientes por serem adeptos a rotinas e o baixo status da disciplina dentro da escola. O conhecimento destas dificuldades nos possibilitou dar um contributo, ainda que modesto, para a reconceptualização dos programas de formação inicial de professores que estão em vigor nas instituições de ensino superior brasileiras, principalmente aquela que estudamos, e em outros contextos internacionais.This study was focused on the training and the problems faced by beginning teachers of Physical Education. The overall objective was: to discuss the nature of the problems experienced by beginning teachers of Physical Education in the early years of professional performance in regard to training and relational aspects. We opted for a methodology of descriptive and exploratory. We had the intention to describe the process as appeared from the stage of entering the teaching profession, with the primary focus for contributions and the quality of initial training and the problems experienced by the novice teacher and become familiar with the phenomenon under investigation. Data collection was conducted with 82 subjects trained in a Brazilian Public University, through the questionnaire, consisting of five dimensions: initial training, relationship with students; relationship with coworkers, relationship with the school and the relationship teacher with the teaching profession. We analyzed the data supported by SPSS 18.0, using the percentages and the Spearman rank correlation, which allowed us to ascertain the problems faced by the beginners in their first four years of professional performance. The results led us to meet eight of the biggest problems facing these beginning teachers: a initial training dimension - issues related to the theory-practice and supervision of the teacher internship, the relationship with students - with issues directly didactic-pedagogic intervention of the teacher, followed the size of the individual teacher's relationship with the teaching profession where the salary dissatisfaction and difficulty of finding employment, are sources of malaise in the profession. Knowledge of these difficulties has enabled us to make a contribution for the reconceptualization of training programs for teachers that are in place in institutions of higher education in Brazil, especially in those that we have studied, and in other international contexts.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaXavier, Daianne Bastos, 1986-2012-04-03T10:49:01Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:02:56ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco
title Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco
spellingShingle Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco
Xavier, Daianne Bastos, 1986-
Formação inicial de professores
Educação física
Teses de mestrado - 2011
title_short Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco
title_full Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco
title_fullStr Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco
title_full_unstemmed Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco
title_sort Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco
author Xavier, Daianne Bastos, 1986-
author_facet Xavier, Daianne Bastos, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Manuela, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Daianne Bastos, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Educação física
Teses de mestrado - 2011
topic Formação inicial de professores
Educação física
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-03T10:49:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5849
url http://hdl.handle.net/10451/5849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303262028890112