Influência da estrutura de malha e do elastómero na compressão das malhas seamless

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Duarte
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1692
Resumo: A tecnologia seamless é um conceito inovador de produção de artigos têxteis baseados nas máquinas de produção de peúgas. Esta tecnologia possibilita a produção de artigos, sem costuras laterais, através de malhas tubulares produzidas com as dimensões, forma e desenhos pretendidos. É também possível, com esta tecnologia, a utilização de diferentes estruturas de malha e diferentes graus de aperto na mesma peça para modelar as formas corporais. Com este trabalho pretendem-se identificar quais as variáveis que maior influência podem ter na compressão das estruturas de malha seamless: estrutura da malha, elastómero e comprimento da laçada – com a finalidade de melhorar a concepção de artigos funcionais nas áreas de medicalwear, maternity, shapewear e sportswear. Para o efeito produziram-se cinco estruturas de malha com dois elastanos diferentes e três comprimentos de malha cada. Submeteram-se essas amostras a testes de tracção à rotura e fadiga dos tubos de malha directamente retirados do tear. Dos testes realizados e da análise efectuada verificou-se que malhas com elastanos de massa linear mais elevada e com estruturas envolvendo maior número de laçadas flutuantes na célula estrutural do ponto apresentaram uma maior resistência à tracção, resultando num efeito de compressão maior, e com um efeito contrário no alongamento. Das malhas ensaiadas a que apresentou valores mais elevados foi a estrutura baseada num rib 1x3 com laçadas flutuantes e com retenção, independentemente do elastano utilizado. Do ponto de vista da relação entre as variáveis em estudo e a força de rotura, que estará indirectamente associada ao efeito de compressão, embora se observe a existência de uma relação esta poderá não ser linear, uma vez que o teste ANOVA apenas revelou interacções estatisticamente significativas quando considerados dois factores de cada vez.
id RCAP_21be8164dafd9f2582ae3576b78608f0
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Influência da estrutura de malha e do elastómero na compressão das malhas seamlessIndústria têxtil - Malhas seamlessIndústria têxtil - ElastómerosIndústria têxtil - Tecnologia seamlessVestuário seamless - Elastómero - CompressãoMalhas seamless - CompressãoIndustria têxtil - Malhas de compressãoA tecnologia seamless é um conceito inovador de produção de artigos têxteis baseados nas máquinas de produção de peúgas. Esta tecnologia possibilita a produção de artigos, sem costuras laterais, através de malhas tubulares produzidas com as dimensões, forma e desenhos pretendidos. É também possível, com esta tecnologia, a utilização de diferentes estruturas de malha e diferentes graus de aperto na mesma peça para modelar as formas corporais. Com este trabalho pretendem-se identificar quais as variáveis que maior influência podem ter na compressão das estruturas de malha seamless: estrutura da malha, elastómero e comprimento da laçada – com a finalidade de melhorar a concepção de artigos funcionais nas áreas de medicalwear, maternity, shapewear e sportswear. Para o efeito produziram-se cinco estruturas de malha com dois elastanos diferentes e três comprimentos de malha cada. Submeteram-se essas amostras a testes de tracção à rotura e fadiga dos tubos de malha directamente retirados do tear. Dos testes realizados e da análise efectuada verificou-se que malhas com elastanos de massa linear mais elevada e com estruturas envolvendo maior número de laçadas flutuantes na célula estrutural do ponto apresentaram uma maior resistência à tracção, resultando num efeito de compressão maior, e com um efeito contrário no alongamento. Das malhas ensaiadas a que apresentou valores mais elevados foi a estrutura baseada num rib 1x3 com laçadas flutuantes e com retenção, independentemente do elastano utilizado. Do ponto de vista da relação entre as variáveis em estudo e a força de rotura, que estará indirectamente associada ao efeito de compressão, embora se observe a existência de uma relação esta poderá não ser linear, uma vez que o teste ANOVA apenas revelou interacções estatisticamente significativas quando considerados dois factores de cada vez.Universidade da Beira InterioruBibliorumLeite, Duarte2014-04-23T16:05:35Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:05ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Influência da estrutura de malha e do elastómero na compressão das malhas seamless
title Influência da estrutura de malha e do elastómero na compressão das malhas seamless
spellingShingle Influência da estrutura de malha e do elastómero na compressão das malhas seamless
Leite, Duarte
Indústria têxtil - Malhas seamless
Indústria têxtil - Elastómeros
Indústria têxtil - Tecnologia seamless
Vestuário seamless - Elastómero - Compressão
Malhas seamless - Compressão
Industria têxtil - Malhas de compressão
title_short Influência da estrutura de malha e do elastómero na compressão das malhas seamless
title_full Influência da estrutura de malha e do elastómero na compressão das malhas seamless
title_fullStr Influência da estrutura de malha e do elastómero na compressão das malhas seamless
title_full_unstemmed Influência da estrutura de malha e do elastómero na compressão das malhas seamless
title_sort Influência da estrutura de malha e do elastómero na compressão das malhas seamless
author Leite, Duarte
author_facet Leite, Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria têxtil - Malhas seamless
Indústria têxtil - Elastómeros
Indústria têxtil - Tecnologia seamless
Vestuário seamless - Elastómero - Compressão
Malhas seamless - Compressão
Industria têxtil - Malhas de compressão
topic Indústria têxtil - Malhas seamless
Indústria têxtil - Elastómeros
Indústria têxtil - Tecnologia seamless
Vestuário seamless - Elastómero - Compressão
Malhas seamless - Compressão
Industria têxtil - Malhas de compressão
description A tecnologia seamless é um conceito inovador de produção de artigos têxteis baseados nas máquinas de produção de peúgas. Esta tecnologia possibilita a produção de artigos, sem costuras laterais, através de malhas tubulares produzidas com as dimensões, forma e desenhos pretendidos. É também possível, com esta tecnologia, a utilização de diferentes estruturas de malha e diferentes graus de aperto na mesma peça para modelar as formas corporais. Com este trabalho pretendem-se identificar quais as variáveis que maior influência podem ter na compressão das estruturas de malha seamless: estrutura da malha, elastómero e comprimento da laçada – com a finalidade de melhorar a concepção de artigos funcionais nas áreas de medicalwear, maternity, shapewear e sportswear. Para o efeito produziram-se cinco estruturas de malha com dois elastanos diferentes e três comprimentos de malha cada. Submeteram-se essas amostras a testes de tracção à rotura e fadiga dos tubos de malha directamente retirados do tear. Dos testes realizados e da análise efectuada verificou-se que malhas com elastanos de massa linear mais elevada e com estruturas envolvendo maior número de laçadas flutuantes na célula estrutural do ponto apresentaram uma maior resistência à tracção, resultando num efeito de compressão maior, e com um efeito contrário no alongamento. Das malhas ensaiadas a que apresentou valores mais elevados foi a estrutura baseada num rib 1x3 com laçadas flutuantes e com retenção, independentemente do elastano utilizado. Do ponto de vista da relação entre as variáveis em estudo e a força de rotura, que estará indirectamente associada ao efeito de compressão, embora se observe a existência de uma relação esta poderá não ser linear, uma vez que o teste ANOVA apenas revelou interacções estatisticamente significativas quando considerados dois factores de cada vez.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10
2011-10-01T00:00:00Z
2014-04-23T16:05:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1692
url http://hdl.handle.net/10400.6/1692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301763451256832