A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/2350 |
Resumo: | Este trabalho pretende apresentar a educação para o empreendedorismo como um instrumento fundamental para a inclusão social, através da formação e do desenvolvimento de competências para a criação do próprio emprego. Apresenta uma revisão de literatura e um enquadramento teórico sobre os temas do emprego, pobreza e exclusão social e educação para o empreeendedorismo como chave para a inclusão social. Após esta análise, o trabalho desenvolve uma abordagem a um ecossistema empreendedor no ensino superior, através da apresentação de um caso no Instituto Politécnico de Setúbal. Finalmente, são apresentadas as conclusões e algumas recomendações relativas à promoção de um ambiente promotor de empreendedorismo no ensino superior que possa responder aos novos desafios e mudanças inerentes à actual conjuntura económica e social numa perspectiva de educação inclusiva. |
id |
RCAP_2238de426021d9c4e435cb3d743b658a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2350 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superiorEDUCAÇÃOINCLUSÃO SOCIALEMPREENDEDORISMOEDUCATIONSOCIAL INCLUSIONENTREPRENEURSHIPEste trabalho pretende apresentar a educação para o empreendedorismo como um instrumento fundamental para a inclusão social, através da formação e do desenvolvimento de competências para a criação do próprio emprego. Apresenta uma revisão de literatura e um enquadramento teórico sobre os temas do emprego, pobreza e exclusão social e educação para o empreeendedorismo como chave para a inclusão social. Após esta análise, o trabalho desenvolve uma abordagem a um ecossistema empreendedor no ensino superior, através da apresentação de um caso no Instituto Politécnico de Setúbal. Finalmente, são apresentadas as conclusões e algumas recomendações relativas à promoção de um ambiente promotor de empreendedorismo no ensino superior que possa responder aos novos desafios e mudanças inerentes à actual conjuntura económica e social numa perspectiva de educação inclusiva.This study aims to present the entrepreneurship education as an important tool for social inclusion, supported in training and development of competencies that help in self-employment. After a literature review and a theoretical approach related with employment, poverty, social exclusion and entrepreneurship education the study analyze the case of an entrepreneurial ecosystem in Polytechnic Institute of Setúbal. Finally the conclusions and final recommendations are presented to the promotion of a suitable environment to entrepreneurship in higher education in order to answer to the new challenges and changes related with the actual economic and social situation considering a inclusive education perspective.Edições Universitárias Lusófonas2012-04-30T18:57:47Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2350por1646-401XCosta, Maria Teresa Gomes Valente daCarvalho, Luísa Margarida Cagicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:32:02Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:32.547642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior |
title |
A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior |
spellingShingle |
A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior Costa, Maria Teresa Gomes Valente da EDUCAÇÃO INCLUSÃO SOCIAL EMPREENDEDORISMO EDUCATION SOCIAL INCLUSION ENTREPRENEURSHIP |
title_short |
A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior |
title_full |
A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior |
title_fullStr |
A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior |
title_full_unstemmed |
A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior |
title_sort |
A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior |
author |
Costa, Maria Teresa Gomes Valente da |
author_facet |
Costa, Maria Teresa Gomes Valente da Carvalho, Luísa Margarida Cagica |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Luísa Margarida Cagica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Teresa Gomes Valente da Carvalho, Luísa Margarida Cagica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INCLUSÃO SOCIAL EMPREENDEDORISMO EDUCATION SOCIAL INCLUSION ENTREPRENEURSHIP |
topic |
EDUCAÇÃO INCLUSÃO SOCIAL EMPREENDEDORISMO EDUCATION SOCIAL INCLUSION ENTREPRENEURSHIP |
description |
Este trabalho pretende apresentar a educação para o empreendedorismo como um instrumento fundamental para a inclusão social, através da formação e do desenvolvimento de competências para a criação do próprio emprego. Apresenta uma revisão de literatura e um enquadramento teórico sobre os temas do emprego, pobreza e exclusão social e educação para o empreeendedorismo como chave para a inclusão social. Após esta análise, o trabalho desenvolve uma abordagem a um ecossistema empreendedor no ensino superior, através da apresentação de um caso no Instituto Politécnico de Setúbal. Finalmente, são apresentadas as conclusões e algumas recomendações relativas à promoção de um ambiente promotor de empreendedorismo no ensino superior que possa responder aos novos desafios e mudanças inerentes à actual conjuntura económica e social numa perspectiva de educação inclusiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30T18:57:47Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/2350 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/2350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136318007017472 |