A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Teresa Gomes Valente da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Luísa Margarida Cagica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2350
Resumo: Este trabalho pretende apresentar a educação para o empreendedorismo como um instrumento fundamental para a inclusão social, através da formação e do desenvolvimento de competências para a criação do próprio emprego. Apresenta uma revisão de literatura e um enquadramento teórico sobre os temas do emprego, pobreza e exclusão social e educação para o empreeendedorismo como chave para a inclusão social. Após esta análise, o trabalho desenvolve uma abordagem a um ecossistema empreendedor no ensino superior, através da apresentação de um caso no Instituto Politécnico de Setúbal. Finalmente, são apresentadas as conclusões e algumas recomendações relativas à promoção de um ambiente promotor de empreendedorismo no ensino superior que possa responder aos novos desafios e mudanças inerentes à actual conjuntura económica e social numa perspectiva de educação inclusiva.
id RCAP_2238de426021d9c4e435cb3d743b658a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2350
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superiorEDUCAÇÃOINCLUSÃO SOCIALEMPREENDEDORISMOEDUCATIONSOCIAL INCLUSIONENTREPRENEURSHIPEste trabalho pretende apresentar a educação para o empreendedorismo como um instrumento fundamental para a inclusão social, através da formação e do desenvolvimento de competências para a criação do próprio emprego. Apresenta uma revisão de literatura e um enquadramento teórico sobre os temas do emprego, pobreza e exclusão social e educação para o empreeendedorismo como chave para a inclusão social. Após esta análise, o trabalho desenvolve uma abordagem a um ecossistema empreendedor no ensino superior, através da apresentação de um caso no Instituto Politécnico de Setúbal. Finalmente, são apresentadas as conclusões e algumas recomendações relativas à promoção de um ambiente promotor de empreendedorismo no ensino superior que possa responder aos novos desafios e mudanças inerentes à actual conjuntura económica e social numa perspectiva de educação inclusiva.This study aims to present the entrepreneurship education as an important tool for social inclusion, supported in training and development of competencies that help in self-employment. After a literature review and a theoretical approach related with employment, poverty, social exclusion and entrepreneurship education the study analyze the case of an entrepreneurial ecosystem in Polytechnic Institute of Setúbal. Finally the conclusions and final recommendations are presented to the promotion of a suitable environment to entrepreneurship in higher education in order to answer to the new challenges and changes related with the actual economic and social situation considering a inclusive education perspective.Edições Universitárias Lusófonas2012-04-30T18:57:47Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2350por1646-401XCosta, Maria Teresa Gomes Valente daCarvalho, Luísa Margarida Cagicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:32:02Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:32.547642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior
title A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior
spellingShingle A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior
Costa, Maria Teresa Gomes Valente da
EDUCAÇÃO
INCLUSÃO SOCIAL
EMPREENDEDORISMO
EDUCATION
SOCIAL INCLUSION
ENTREPRENEURSHIP
title_short A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior
title_full A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior
title_fullStr A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior
title_full_unstemmed A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior
title_sort A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social : um caso no ensino superior
author Costa, Maria Teresa Gomes Valente da
author_facet Costa, Maria Teresa Gomes Valente da
Carvalho, Luísa Margarida Cagica
author_role author
author2 Carvalho, Luísa Margarida Cagica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Teresa Gomes Valente da
Carvalho, Luísa Margarida Cagica
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
INCLUSÃO SOCIAL
EMPREENDEDORISMO
EDUCATION
SOCIAL INCLUSION
ENTREPRENEURSHIP
topic EDUCAÇÃO
INCLUSÃO SOCIAL
EMPREENDEDORISMO
EDUCATION
SOCIAL INCLUSION
ENTREPRENEURSHIP
description Este trabalho pretende apresentar a educação para o empreendedorismo como um instrumento fundamental para a inclusão social, através da formação e do desenvolvimento de competências para a criação do próprio emprego. Apresenta uma revisão de literatura e um enquadramento teórico sobre os temas do emprego, pobreza e exclusão social e educação para o empreeendedorismo como chave para a inclusão social. Após esta análise, o trabalho desenvolve uma abordagem a um ecossistema empreendedor no ensino superior, através da apresentação de um caso no Instituto Politécnico de Setúbal. Finalmente, são apresentadas as conclusões e algumas recomendações relativas à promoção de um ambiente promotor de empreendedorismo no ensino superior que possa responder aos novos desafios e mudanças inerentes à actual conjuntura económica e social numa perspectiva de educação inclusiva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-30T18:57:47Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/2350
url http://hdl.handle.net/10437/2350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136318007017472