O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Miguel Guerreiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6260
Resumo: O presente trabalho contempla duas partes distintas: a primeira foca-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto de alunos que frequentam o Conservatório de Música D. Dinis; a segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide sobre a relação e a influência do desenvolvimento da criatividade musical, na motivação de alunos de contrabaixo, em contexto de aprendizagem em conservatório. A promoção da criatividade será explorada através da realização de jogos de imitação, improvisação e composição, em contexto de aula; será neste âmbito que se procurará compreender uma relação entre o desenvolvimento de criatividade (e de autoexpressão) e a motivação do aluno face à aprendizagem instrumental.
id RCAP_22e3a22de341e47d41494fce9ac37524
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunosAprendizagem de um instrumento musicalContrabaixoMotivaçãoImprovisaçãoCriatividadeMusical instrument learningDouble bassMotivationImprovisationCreativityDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente trabalho contempla duas partes distintas: a primeira foca-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto de alunos que frequentam o Conservatório de Música D. Dinis; a segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide sobre a relação e a influência do desenvolvimento da criatividade musical, na motivação de alunos de contrabaixo, em contexto de aprendizagem em conservatório. A promoção da criatividade será explorada através da realização de jogos de imitação, improvisação e composição, em contexto de aula; será neste âmbito que se procurará compreender uma relação entre o desenvolvimento de criatividade (e de autoexpressão) e a motivação do aluno face à aprendizagem instrumental.Abstract : This work contemplates two different sections: the first focuses on the description of Supervised Teaching Practice of individual lessons and ensemble lessons for students who attend D. Dinis Conservatory; the second part consists of the Research Project, whose focus is on the relationship and the influence of musical creativity development, on the motivation of double bass students, in the context of conservatory learning. The promoting of creativity will be explored through the practice of imitation, improvisation and composition games, within the context of the classroom; this will be the framework in which the relationship between creativity development (and self expression) and the student’s motivation towards instrumental learning will be studied.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMenezes, Miguel Guerreiro2018-11-09T10:33:10Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6260TID:202013464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunos
title O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunos
spellingShingle O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunos
Menezes, Miguel Guerreiro
Aprendizagem de um instrumento musical
Contrabaixo
Motivação
Improvisação
Criatividade
Musical instrument learning
Double bass
Motivation
Improvisation
Creativity
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunos
title_full O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunos
title_fullStr O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunos
title_full_unstemmed O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunos
title_sort O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunos
author Menezes, Miguel Guerreiro
author_facet Menezes, Miguel Guerreiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Miguel Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de um instrumento musical
Contrabaixo
Motivação
Improvisação
Criatividade
Musical instrument learning
Double bass
Motivation
Improvisation
Creativity
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Aprendizagem de um instrumento musical
Contrabaixo
Motivação
Improvisação
Criatividade
Musical instrument learning
Double bass
Motivation
Improvisation
Creativity
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente trabalho contempla duas partes distintas: a primeira foca-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto de alunos que frequentam o Conservatório de Música D. Dinis; a segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide sobre a relação e a influência do desenvolvimento da criatividade musical, na motivação de alunos de contrabaixo, em contexto de aprendizagem em conservatório. A promoção da criatividade será explorada através da realização de jogos de imitação, improvisação e composição, em contexto de aula; será neste âmbito que se procurará compreender uma relação entre o desenvolvimento de criatividade (e de autoexpressão) e a motivação do aluno face à aprendizagem instrumental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09T10:33:10Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6260
TID:202013464
url http://hdl.handle.net/10400.11/6260
identifier_str_mv TID:202013464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301847309025280