The impact of internationalization on firm’s performance: a qualitative study of Portuguese SMEs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, João F.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1452
Resumo: Este estudo identifica os principais impactos da internacionalização na performance das organizações. Com base na revisão das teorias relevantes para o tema da pesquisa, este estudo sugere que a internacionalização tem um impacto positivo na performance global das PMEs portuguesas ao nível financeiro, recursos humanos, certificações internacionais, marketing e cultura organizacional. O estudo foi realizado em duas fases. Na primeira fase, foi realizado um questionário junto de trinta PMEs portuguesas de forma a permitir compreender o comportamento dos gestores das PMEs face à internacionalização, sobretudo relativamente aos motivos para internacionalizar, aos mercados de destino e às formas de presença nesses mercados. Na segunda fase do estudo, de forma a permitir identificar os principais impactos relacionados com o objectivo desta tese, foram realizadas seis entrevistas semi-estruturadas com gestores de topo de seis PMEs portuguesas de sectores distintos, com diferentes graus de internacionalização e de diferentes regiões do país. Todos os gestores tinham responsabilidades ao nível do marketing internacional nas suas firmas. O objectivo destas entrevistas semi-estruturadas foi identificar as principais alterações provocadas pela internacionalização nas firmas dos gestores entrevistados. Os resultados sugerem que a internacionalização permitiu obter melhores resultados financeiros, maior produtividade, aumentar o conhecimento interno da organização, promover a capacidade de trabalho em equipa de todos os colaboradores, implementar certificações internacionais, sobretudo os standards ISO, melhorar as actividades de marketing, aumentar a capacidade de adaptação a novas situações e diminuir a resistência à mudança. De uma forma global, a internacionalização permitiu às empresas entrevistadas aumentarem os seus níveis de performance.
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