Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada

Bibliographic Details
Main Author: Esteves, Elsa Tavares
Publication Date: 2016
Other Authors: Fernandes, Paula Odete
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10198/13378
Summary: O objetivo deste trabalho consiste em identificar os fatores de eleição do destino turístico para a região Norte de Portugal Alto Trás-os-Montes (ATM). Especificamente, visa-se: i) a identificação dos principais fatores motivacionais de eleição do destino turístico ATM; ii) a identificação dos principais fatores de atração de eleição do destino turístico ATM. Os fatores de eleição em análise foram selecionados com base na revisão da literatura turística e no modelo de Crompton (1979). Para tal, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, e os dados foram tratados tendo por base uma Análise Fatorial Exploratória. Dos resultados obtidos extraíram-se quatro Fatores Motivacionais que explicam 60.87% da variância total, a saber: 1) competências sócio e interculturais, 2) relacionamento e vivências interpessoais, 3) conveniência e lazer e 4) escape e autorrenovação. Por outro lado, identificaram-se quatro Fatores de Atração que explicam 62% da estrutura dos dados: 1) acolhimento e qualidade dos serviços, 2) animação e atrações turísticas, 3) facilitadores e promotores da viagem e 4) encantos rurais. Estes resultados podem ser utilizados para a aplicação de outras técnicas estatísticas e como um elemento informativo para os stakeholders da atividade turística.
id RCAP_231eabf058793e6ddc23654743394e48
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariadaTourism destination factors choice for alto Trás-os-Montes region (Portugal): a multivariate analysisFatores MotivacionaisFatores de atraçãoAnálise fatorial exploratóriaAlto Trás-os-MontesPortugalO objetivo deste trabalho consiste em identificar os fatores de eleição do destino turístico para a região Norte de Portugal Alto Trás-os-Montes (ATM). Especificamente, visa-se: i) a identificação dos principais fatores motivacionais de eleição do destino turístico ATM; ii) a identificação dos principais fatores de atração de eleição do destino turístico ATM. Os fatores de eleição em análise foram selecionados com base na revisão da literatura turística e no modelo de Crompton (1979). Para tal, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, e os dados foram tratados tendo por base uma Análise Fatorial Exploratória. Dos resultados obtidos extraíram-se quatro Fatores Motivacionais que explicam 60.87% da variância total, a saber: 1) competências sócio e interculturais, 2) relacionamento e vivências interpessoais, 3) conveniência e lazer e 4) escape e autorrenovação. Por outro lado, identificaram-se quatro Fatores de Atração que explicam 62% da estrutura dos dados: 1) acolhimento e qualidade dos serviços, 2) animação e atrações turísticas, 3) facilitadores e promotores da viagem e 4) encantos rurais. Estes resultados podem ser utilizados para a aplicação de outras técnicas estatísticas e como um elemento informativo para os stakeholders da atividade turística.Universidade Federal de Juiz de ForaBiblioteca Digital do IPBEsteves, Elsa TavaresFernandes, Paula Odete2016-10-10T14:39:05Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13378porEsteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula O. (2016). Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada. Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos. ISSN 2238-2925. 6:2, p. 40-482238-2925http://dx.doi.org/10.1234/ISSN2238-2925.ano2016.v6.n2.p40-48info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:31:27Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:30.558329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada
Tourism destination factors choice for alto Trás-os-Montes region (Portugal): a multivariate analysis
title Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada
spellingShingle Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada
Esteves, Elsa Tavares
Fatores Motivacionais
Fatores de atração
Análise fatorial exploratória
Alto Trás-os-Montes
Portugal
title_short Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada
title_full Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada
title_fullStr Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada
title_full_unstemmed Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada
title_sort Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada
author Esteves, Elsa Tavares
author_facet Esteves, Elsa Tavares
Fernandes, Paula Odete
author_role author
author2 Fernandes, Paula Odete
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Elsa Tavares
Fernandes, Paula Odete
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores Motivacionais
Fatores de atração
Análise fatorial exploratória
Alto Trás-os-Montes
Portugal
topic Fatores Motivacionais
Fatores de atração
Análise fatorial exploratória
Alto Trás-os-Montes
Portugal
description O objetivo deste trabalho consiste em identificar os fatores de eleição do destino turístico para a região Norte de Portugal Alto Trás-os-Montes (ATM). Especificamente, visa-se: i) a identificação dos principais fatores motivacionais de eleição do destino turístico ATM; ii) a identificação dos principais fatores de atração de eleição do destino turístico ATM. Os fatores de eleição em análise foram selecionados com base na revisão da literatura turística e no modelo de Crompton (1979). Para tal, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, e os dados foram tratados tendo por base uma Análise Fatorial Exploratória. Dos resultados obtidos extraíram-se quatro Fatores Motivacionais que explicam 60.87% da variância total, a saber: 1) competências sócio e interculturais, 2) relacionamento e vivências interpessoais, 3) conveniência e lazer e 4) escape e autorrenovação. Por outro lado, identificaram-se quatro Fatores de Atração que explicam 62% da estrutura dos dados: 1) acolhimento e qualidade dos serviços, 2) animação e atrações turísticas, 3) facilitadores e promotores da viagem e 4) encantos rurais. Estes resultados podem ser utilizados para a aplicação de outras técnicas estatísticas e como um elemento informativo para os stakeholders da atividade turística.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10T14:39:05Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13378
url http://hdl.handle.net/10198/13378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula O. (2016). Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada. Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos. ISSN 2238-2925. 6:2, p. 40-48
2238-2925
http://dx.doi.org/10.1234/ISSN2238-2925.ano2016.v6.n2.p40-48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135279105179648