Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10198/13378 |
Summary: | O objetivo deste trabalho consiste em identificar os fatores de eleição do destino turístico para a região Norte de Portugal Alto Trás-os-Montes (ATM). Especificamente, visa-se: i) a identificação dos principais fatores motivacionais de eleição do destino turístico ATM; ii) a identificação dos principais fatores de atração de eleição do destino turístico ATM. Os fatores de eleição em análise foram selecionados com base na revisão da literatura turística e no modelo de Crompton (1979). Para tal, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, e os dados foram tratados tendo por base uma Análise Fatorial Exploratória. Dos resultados obtidos extraíram-se quatro Fatores Motivacionais que explicam 60.87% da variância total, a saber: 1) competências sócio e interculturais, 2) relacionamento e vivências interpessoais, 3) conveniência e lazer e 4) escape e autorrenovação. Por outro lado, identificaram-se quatro Fatores de Atração que explicam 62% da estrutura dos dados: 1) acolhimento e qualidade dos serviços, 2) animação e atrações turísticas, 3) facilitadores e promotores da viagem e 4) encantos rurais. Estes resultados podem ser utilizados para a aplicação de outras técnicas estatísticas e como um elemento informativo para os stakeholders da atividade turística. |
id |
RCAP_231eabf058793e6ddc23654743394e48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13378 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariadaTourism destination factors choice for alto Trás-os-Montes region (Portugal): a multivariate analysisFatores MotivacionaisFatores de atraçãoAnálise fatorial exploratóriaAlto Trás-os-MontesPortugalO objetivo deste trabalho consiste em identificar os fatores de eleição do destino turístico para a região Norte de Portugal Alto Trás-os-Montes (ATM). Especificamente, visa-se: i) a identificação dos principais fatores motivacionais de eleição do destino turístico ATM; ii) a identificação dos principais fatores de atração de eleição do destino turístico ATM. Os fatores de eleição em análise foram selecionados com base na revisão da literatura turística e no modelo de Crompton (1979). Para tal, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, e os dados foram tratados tendo por base uma Análise Fatorial Exploratória. Dos resultados obtidos extraíram-se quatro Fatores Motivacionais que explicam 60.87% da variância total, a saber: 1) competências sócio e interculturais, 2) relacionamento e vivências interpessoais, 3) conveniência e lazer e 4) escape e autorrenovação. Por outro lado, identificaram-se quatro Fatores de Atração que explicam 62% da estrutura dos dados: 1) acolhimento e qualidade dos serviços, 2) animação e atrações turísticas, 3) facilitadores e promotores da viagem e 4) encantos rurais. Estes resultados podem ser utilizados para a aplicação de outras técnicas estatísticas e como um elemento informativo para os stakeholders da atividade turística.Universidade Federal de Juiz de ForaBiblioteca Digital do IPBEsteves, Elsa TavaresFernandes, Paula Odete2016-10-10T14:39:05Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13378porEsteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula O. (2016). Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada. Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos. ISSN 2238-2925. 6:2, p. 40-482238-2925http://dx.doi.org/10.1234/ISSN2238-2925.ano2016.v6.n2.p40-48info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:31:27Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:30.558329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada Tourism destination factors choice for alto Trás-os-Montes region (Portugal): a multivariate analysis |
title |
Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada |
spellingShingle |
Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada Esteves, Elsa Tavares Fatores Motivacionais Fatores de atração Análise fatorial exploratória Alto Trás-os-Montes Portugal |
title_short |
Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada |
title_full |
Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada |
title_fullStr |
Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada |
title_full_unstemmed |
Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada |
title_sort |
Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada |
author |
Esteves, Elsa Tavares |
author_facet |
Esteves, Elsa Tavares Fernandes, Paula Odete |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Paula Odete |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Elsa Tavares Fernandes, Paula Odete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fatores Motivacionais Fatores de atração Análise fatorial exploratória Alto Trás-os-Montes Portugal |
topic |
Fatores Motivacionais Fatores de atração Análise fatorial exploratória Alto Trás-os-Montes Portugal |
description |
O objetivo deste trabalho consiste em identificar os fatores de eleição do destino turístico para a região Norte de Portugal Alto Trás-os-Montes (ATM). Especificamente, visa-se: i) a identificação dos principais fatores motivacionais de eleição do destino turístico ATM; ii) a identificação dos principais fatores de atração de eleição do destino turístico ATM. Os fatores de eleição em análise foram selecionados com base na revisão da literatura turística e no modelo de Crompton (1979). Para tal, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, e os dados foram tratados tendo por base uma Análise Fatorial Exploratória. Dos resultados obtidos extraíram-se quatro Fatores Motivacionais que explicam 60.87% da variância total, a saber: 1) competências sócio e interculturais, 2) relacionamento e vivências interpessoais, 3) conveniência e lazer e 4) escape e autorrenovação. Por outro lado, identificaram-se quatro Fatores de Atração que explicam 62% da estrutura dos dados: 1) acolhimento e qualidade dos serviços, 2) animação e atrações turísticas, 3) facilitadores e promotores da viagem e 4) encantos rurais. Estes resultados podem ser utilizados para a aplicação de outras técnicas estatísticas e como um elemento informativo para os stakeholders da atividade turística. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10T14:39:05Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/13378 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/13378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula O. (2016). Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada. Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos. ISSN 2238-2925. 6:2, p. 40-48 2238-2925 http://dx.doi.org/10.1234/ISSN2238-2925.ano2016.v6.n2.p40-48 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135279105179648 |