Consequências da sucção não nutritiva em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Cláudia Patrícia Fontão de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/2322
Resumo: No relatório de estágio o aluno descreve os três estágios realizados em atividade clinica nas três vertentes previstas complementares: clinica geral dentária, saúde comunitária e em ambiente hospitalar. No estágio de clinica geral dentária o aluno aperfeiçoa a sua atividade clínica adquirindo, nomeadamente, as seguintes capacidades e competências clínicas: abordagem do paciente e de análise integrada de cada caso clinico; capacidade de elaborar um diagnóstico clínico; execução e interpretação dos exames complementares de diagnóstico; capacidade de elaborar um plano de tratamento e de o executar, aplicando os conhecimentos teóricos, anteriormente adquiridos, na prática clínica de forma integrada. No que respeita ao estágio em saúde oral comunitária o aluno estuda os conteúdos do Programa Nacional de Saúde Oral (PNPSO), por forma a saber interpretar os seus objetivos e as suas metodologias e, respeitando as diretrizes daquele PNPSO, saber planear e implementar um programa de intervenção comunitário numa população de estudo do ensino pré-primário e do ensino básico. No estágio em clinica hospitalar o aluno é colocado num polo hospitalar onde desenvolve as atividades clinicas de medicina dentária adquirindo capacidade para efetuar uma história clínica geral de um paciente, de ler e interpretar um processo clínico hospitalar e de equacionar e adequar os tratamentos médico dentários à situação clínica geral de um dado paciente portador de doença que exija seguimento hospitalar e a capacidade de estabelecer um adequado diálogo clínico com médicos de outras especialidades e outros profissionais em serviço hospitalar. O relatório de estágio integra ainda a análise e discussão crítica de um tema específico na área clínica das Ciências Dentárias, identificado no título do trabalho de mestrado, que o estudante escolheu, apresentou e defendeu perante o júri aprovado pelos órgãos do IUCS.
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