Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, João Manuel Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15474
Resumo: Nos dias que correm é cada vez mais frequente uma criança ter à sua disposição um dispositivo eletrónico, seja um tablet ou um smartphone, mas a sua utilização é maioritariamente lúdica e não educacional. Estas crianças possuem uma grande destreza em manejar os dispositivos porque, além de lhes ser natural, vêm os seus pais e familiares fazê-lo. Seria uma grande conquista conseguir tirar partido desta evolução para o bem do sistema educacional, pegando na destreza do manuseamento das crianças perante as tecnologias e a sua vontade natural de aprender. Visto ainda existir pouca ou nenhuma informação sobre a aplicabilidade de meios digitais na educação, este trabalho revela-se importante para o avanço da consciencialização da problemática que é o ensino em Portugal e a possibilidade de complementar o ensino com novos meios digitais. Durante esta dissertação foi realizado um estudo sobre a oferta digital existente e os meios tradicionais, identificando pontos de convergência e divergência, tendo sido encontrado um conjunto de "guidelines" que levam à utilização mais eficiente destes dispositivos. Um aspeto a ter em conta, que raramente é contemplado em versões comerciais, é a adaptabilidade e a personalização das tecnologias/aplicações à criança, tal como acontece no meio tradicional em contexto de ensino, pois só assim a aprendizagem será mais eficiente. Utilizando estas "guidelines", e em conjunto com o "feedback" providenciado pelos principais "stakeholders", foi possível desenvolver uma aplicação que se adequou às necessidades não só das crianças, como também dos educadores/pais.
id RCAP_2367dfbb2e8db867da3d48ad6dc312b6
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolarEngenharia informáticaEducaçãoBoas práticasElectrónica digitalCriançaGuiaEducationChildrenDigital meansDigital awarenessNos dias que correm é cada vez mais frequente uma criança ter à sua disposição um dispositivo eletrónico, seja um tablet ou um smartphone, mas a sua utilização é maioritariamente lúdica e não educacional. Estas crianças possuem uma grande destreza em manejar os dispositivos porque, além de lhes ser natural, vêm os seus pais e familiares fazê-lo. Seria uma grande conquista conseguir tirar partido desta evolução para o bem do sistema educacional, pegando na destreza do manuseamento das crianças perante as tecnologias e a sua vontade natural de aprender. Visto ainda existir pouca ou nenhuma informação sobre a aplicabilidade de meios digitais na educação, este trabalho revela-se importante para o avanço da consciencialização da problemática que é o ensino em Portugal e a possibilidade de complementar o ensino com novos meios digitais. Durante esta dissertação foi realizado um estudo sobre a oferta digital existente e os meios tradicionais, identificando pontos de convergência e divergência, tendo sido encontrado um conjunto de "guidelines" que levam à utilização mais eficiente destes dispositivos. Um aspeto a ter em conta, que raramente é contemplado em versões comerciais, é a adaptabilidade e a personalização das tecnologias/aplicações à criança, tal como acontece no meio tradicional em contexto de ensino, pois só assim a aprendizagem será mais eficiente. Utilizando estas "guidelines", e em conjunto com o "feedback" providenciado pelos principais "stakeholders", foi possível desenvolver uma aplicação que se adequou às necessidades não só das crianças, como também dos educadores/pais.Nowadays, it is increasingly common to see a child with a mobile device at his disposal, being it a tablet or a smartphone, but its purpose is mainly for entertainment, not for the child education. These children possess a great dexterity in manipulating their device, not only because it’s natural to them, but also because they see their parents and family doing it. It would be a great achievement to avail this solution for the good of the educational system, taking the dexterity of the children and the will to learn as tools to achieve it. Since there is still little or no information on the applicability of digital media in education, this work is of utmost importance to increase the awareness of the problem that the education in Portugal represents and the possibility of complementing education through digital means. During this dissertation, it was conducted a study on the existing digital offer and traditional media, identifying points of convergence and divergence, having found a set of guidelines that lead to a more efficient use of these devices. One aspect to consider, which is rarely contemplated in commercial versions is the adaptability and customization of technologies/applications to the child, as seen in the context of teaching in the traditional way, because only then learning will be more profitable and adapted. Using these guidelines and adding the feedback provided by the stakeholders, it was possible to develop an application that fits the need of the children as well as educators/parents. After the development was finished it was possible to obtain positive feedback from the educators/parents and the children, having verified that the set of guidelines was correctly applied to the application. It was also possible to obtain new suggestions for future work, in order to continue the improvement of these guidelines.2018-04-02T11:41:19Z2017-12-15T00:00:00Z2017-12-152017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15474TID:201787920porMateus, João Manuel Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:38:09Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:29.174485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolar
title Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolar
spellingShingle Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolar
Mateus, João Manuel Andrade
Engenharia informática
Educação
Boas práticas
Electrónica digital
Criança
Guia
Education
Children
Digital means
Digital awareness
title_short Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolar
title_full Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolar
title_fullStr Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolar
title_full_unstemmed Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolar
title_sort Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolar
author Mateus, João Manuel Andrade
author_facet Mateus, João Manuel Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, João Manuel Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia informática
Educação
Boas práticas
Electrónica digital
Criança
Guia
Education
Children
Digital means
Digital awareness
topic Engenharia informática
Educação
Boas práticas
Electrónica digital
Criança
Guia
Education
Children
Digital means
Digital awareness
description Nos dias que correm é cada vez mais frequente uma criança ter à sua disposição um dispositivo eletrónico, seja um tablet ou um smartphone, mas a sua utilização é maioritariamente lúdica e não educacional. Estas crianças possuem uma grande destreza em manejar os dispositivos porque, além de lhes ser natural, vêm os seus pais e familiares fazê-lo. Seria uma grande conquista conseguir tirar partido desta evolução para o bem do sistema educacional, pegando na destreza do manuseamento das crianças perante as tecnologias e a sua vontade natural de aprender. Visto ainda existir pouca ou nenhuma informação sobre a aplicabilidade de meios digitais na educação, este trabalho revela-se importante para o avanço da consciencialização da problemática que é o ensino em Portugal e a possibilidade de complementar o ensino com novos meios digitais. Durante esta dissertação foi realizado um estudo sobre a oferta digital existente e os meios tradicionais, identificando pontos de convergência e divergência, tendo sido encontrado um conjunto de "guidelines" que levam à utilização mais eficiente destes dispositivos. Um aspeto a ter em conta, que raramente é contemplado em versões comerciais, é a adaptabilidade e a personalização das tecnologias/aplicações à criança, tal como acontece no meio tradicional em contexto de ensino, pois só assim a aprendizagem será mais eficiente. Utilizando estas "guidelines", e em conjunto com o "feedback" providenciado pelos principais "stakeholders", foi possível desenvolver uma aplicação que se adequou às necessidades não só das crianças, como também dos educadores/pais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T00:00:00Z
2017-12-15
2017-10
2018-04-02T11:41:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15474
TID:201787920
url http://hdl.handle.net/10071/15474
identifier_str_mv TID:201787920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134733778550784