Os contributos dos grupos heterogéneos para a aprendizagem e desenvolvimento em educação de infância: as perceções das crianças, da educadora cooperante e das famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Ana Catarina Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12808
Resumo: Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Os contributos dos grupos heterogéneos para a aprendizagem e desenvolvimento em educação de infância: as perceções das crianças, da educadora cooperante e das famíliasEducação de infânciaCriançasHeterogeneidadeKindergartenHeterogeneityChildrenRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório advém da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) em contexto de Jardim de Infância, tendo como principal objetivo evidenciar o processo de intervenção e a problemática estudada. A prática ocorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), especificamente, numa sala com 23 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. A problemática estudada surgiu da observação do contexto, especificamente, do facto de o grupo de crianças com o qual iria contactar ser heterogéneo a nível etário. Ao obter esta informação fiquei interessada em compreender como seriam realizadas as interações entre crianças de diferentes idades, quais seriam os benefícios dessas interações para a aprendizagem e desenvolvimento das mesmas e como seria realizada a gestão e organização do grupo. Neste sentido, defini os seguintes objetivos (i) observar e analisar as interações de crianças de diferentes idades em momentos distintos da rotina diária; (ii) conhecer as perceções das crianças, da educadora cooperante e das famílias sobre os contributos dos grupos heterogéneos para a aprendizagem e desenvolvimento em educação de infância; (iii) identificar estratégias para a gestão de um grupo de crianças heterogéneo quanto à idade. Para a realização da investigação optei por realizar um estudo de caso e recolhi dados através da observação, notas de campo, entrevistas e inquéritos por questionário. Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Por fim, ressalvo que através das interações entre crianças foi promovida a atenção, o carinho e a empatia entre os pares, o sentido de responsabilidade, a liderança, a aprendizagem por observação e imitação, a autonomia e a partilha e consolidação de conhecimentos. No que concerne às perceções das crianças, as mesmas preferem estar num grupo com crianças de idades diferentes, mas preferem ajudar as crianças mais novas e brincar com todas as crianças. Relativamente à perceção da educadora cooperante, a mesma valoriza os grupos heterogéneos, referindo inúmeros benefícios, e realiza uma prática diferenciada de modo a acolher os interesses e necessidades das crianças. Já as perceções das famílias diferem, existindo umas que demonstram preferência por grupos homogéneos. Contudo, mencionam que a interação entre crianças de diferentes idades apresenta benefícios para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.ABSTRACT This report comes from the Supervised Professional Practice II (PPS II) in the context of Kindergarten, having as main objective to highlight the intervention process and the problem studied. The practice took place in a Private Institution of Social Solidarity (IPSS), specifically, in a room with 23 children aged between 2 and 5 years. The studied problem arose from the observation of the context, specifically, from the fact that the group of children with whom it would contact would be heterogeneous at an age level. In obtaining this information I was interested in understanding how interactions between children of different ages would be carried out, what the benefits of these interactions would be for learning and developing them and how the group would be managed and organised. In this sense, I defined the following objectives (i) to observe and analyze the interactions of children of different ages at different moments of the daily routine; (ii) to know the perceptions of the children, the kindergarten teacher and the families about the contributions of heterogeneous groups to learning and development in childhood education; (iii) identify strategies for the management of a group of children heterogeneous in terms of age. To carry out the research I chose to conduct a case study and collected data through observation, field notes, interviews and questionnaire surveys. The data were analysed using content analysis. Finally, I would like to point out that through interactions between children, concern, affection and empathy among peers, sense of responsibility, leadership, learning by observation and imitation, autonomy and the sharing and consolidation of knowledge were promoted. As far as children's perceptions are concerned, they prefer to be in a group with children of different ages but prefer to help younger children and play with all the children. Regarding the perception of the cooperative educator, she values heterogeneous groups, referring to numerous benefits, and carries out a differentiated practice in order to welcome the interests and needs of children. The perceptions of the families differ, and there are some that show a preference for homogeneous groups. However, they mention that the interaction between children of different ages has benefits for children's learning and development.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de LisboaLino, DalilaRCIPLSilvestre, Ana Catarina Alves2021-02-10T10:46:05Z2020-07-082020-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12808TID:202628361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:49.852593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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