Comparação entre o efeito de jogos lúdico-recreativos de cooperação e jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição ao nível da atividade física e da interação em crianças do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andreia Sofia Pereira dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18907
Resumo: As crianças, durante toda a sua infância, passam grande parte do seu tempo a brincar. O presente estudo visa comparar jogos lúdico-recreativos de cooperação e de cooperação-oposição, em grupos de 5 e de 10 crianças, ao nível da atividade física e da interação entre crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. Participaram no estudo 10 crianças, 5 do sexo feminino e 5 do sexo masculino. O estudo em questão permitiu evidenciar que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois tipos de jogo em análise, tanto nos grupos de 5 crianças como nos grupos de 10 crianças, relativamente às componentes de atividade física, mensurada por número de passos, percentagem de tempo em AF ligeira, percentagem de tempo em AF moderada e percentagem de tempo em AF intensa/vigorosa; porém, os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição de 10 elementos parecem permitir melhores resultados ao nível da atividade física total, e ao nível da atividade física moderada a intensa. Também se constataram evidências de que os jogos lúdico-recreativos de cooperação permitem fomentar a recorrência de interações entre as crianças, a proximidade geodésica, a coesão, a entreajuda, a independência e a aceitação, quantificadas por diferentes métricas. Recorrendo à análise da métrica CC, verificou-se que as crianças se encontravam mais próximas dos restantes elementos da equipa nos jogos lúdico-recreativos de cooperação. Pela análise da métrica BC, (tanto no grupo de 5 como de 10 crianças) verificaram-se diferenças estatísticas significativas entre os dois tipos de jogo em estudo: os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição indicaram uma maior dependência de um ou mais elementos revelando menor coesão grupal. Relativamente à métrica CLC, esta indicou que nos jogos lúdico-recreativos de cooperação havia crianças do grupo que interagiam mais entre todas, comparativamente com os jogos lúdico-recreativos de cooperação-oposição.
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