O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação Pandémica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amador, Ana Rita Pinto de Almeida Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100631
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_23addc7eba5a718f8cce9483570538a6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/100631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação PandémicaThe Role of Digital Marketing and E-commerce in a Pandemic SituationMarketingMarketing DigitalE-commerceCovid-19MarketingDigital MarketingE-commerceCovid-19Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da realização do estágio curricular na consultora de marketing, Marketing 360, entre os meses de fevereiro e junho de 2021. Tendo em conta este estágio, a decisão de abordar a temática do marketing digital e e-commerce, deveu-se à situação pandémica vivida atualmente, sendo que este é um tema que tem vindo a ganhar cada vez mais relevância. O objetivo deste relatório é o de abordar o marketing digital e a ferramenta e-commerce, perceber a sua função e mostrar o quão essencial pode ser numa empresa, especialmente em altura de pandemia. Neste sentido, foi realizada a revisão de literatura e concretizado um estudo de caso que permitisse uma melhor compreensão de toda a informação disposta, em empresas cujos setores de atividade fossem ao encontro das empresas clientes da Marketing 360. Deste modo, os resultados obtidos permitiram entender melhor o papel que o marketing digital e o e-commerce tiveram nas empresas em Portugal, dos setores em estudo. De seguida, apresenta-se a análise crítica ao estágio, incluindo os seus pontos positivos e negativos. Por último, finaliza-se com as conclusões retiradas através de todo o trabalho desenvolvido.Com a elaboração deste relatório, é possível demonstrar e concluir que a utilização do marketing digital, bem como das suas ferramentas, e do comércio eletrónico tiveram um aumento devido à pandemia da Covid-19. Com isto, os mesmos, mostraram desempenhar um papel fundamental, uma vez que contribuíram para que a ligação entre empresas e consumidores se mantivesse e ainda para que muitas empresas conseguissem manter os seus negócios.The present report arises from Management Master’s degree at Faculty of Economy of University of Coimbra and from the curricular internship at the marketing consultancy, Marketing 360, accomplished from February to June 2021. Considering this internship, the decision to address the issue of digital marketing and e-commerce, was due to the pandemic situation currently experienced, and this is a theme that has been gaining more and more relevance.The purpose of this report is to address digital marketing and the e-commerce tool, understand its function and show how essential it can be in a company, especially during a pandemic. In this sense, a literature review was carried out and a case study was carried out to allow a better understanding of all the information available, in companies whose activity sectors were in line with Marketing 360 client companies. better the role that digital marketing and e-commerce played in companies in Portugal, in the sectors under study. Then, the critical analysis of the internship is presented, including its positive and negative points. Finally, it ends with the conclusions drawn from all the work developed.With the preparation of this report, it is possible to demonstrate and conclude that the use of digital marketing, as well as its tools, and e-commerce have increased due to the Covid-19 pandemic. With this, they showed to play a key role, as they contributed to the connection between companies and consumers and for many companies to keep their business.2021-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/100631http://hdl.handle.net/10316/100631TID:203033175porAmador, Ana Rita Pinto de Almeida Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-08T20:37:30Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:58.704686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação Pandémica
The Role of Digital Marketing and E-commerce in a Pandemic Situation
title O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação Pandémica
spellingShingle O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação Pandémica
Amador, Ana Rita Pinto de Almeida Rodrigues
Marketing
Marketing Digital
E-commerce
Covid-19
Marketing
Digital Marketing
E-commerce
Covid-19
title_short O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação Pandémica
title_full O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação Pandémica
title_fullStr O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação Pandémica
title_full_unstemmed O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação Pandémica
title_sort O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação Pandémica
author Amador, Ana Rita Pinto de Almeida Rodrigues
author_facet Amador, Ana Rita Pinto de Almeida Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amador, Ana Rita Pinto de Almeida Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing Digital
E-commerce
Covid-19
Marketing
Digital Marketing
E-commerce
Covid-19
topic Marketing
Marketing Digital
E-commerce
Covid-19
Marketing
Digital Marketing
E-commerce
Covid-19
description Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/100631
http://hdl.handle.net/10316/100631
TID:203033175
url http://hdl.handle.net/10316/100631
identifier_str_mv TID:203033175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134075498266624