Edifício escolar e ideologia : estudo comparativo dos edifícios das escolas técnicas industriais Afonso Domingues e Marquês de Pombal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Filomena Fernandes Pires
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1158
Resumo: O presente estudo insere-se na problemática da construção de escolas do ensino industrial durante o período de vigência da Reforma do Ensino Técnico de 1948. Procurou-se conhecer a política de construção de escolas e o modo como a concepção dos edifícios se adequou ao ministério dos novos currículos e à ideologia que lhes era subjacente. As escolas industriais Marquês de Pombal e Afonso Domingues, edificadas durante o período já referido, constituíram o objecto deste estudo que se centrou na análise da sua arquitectura feita no pressuposto que, deste modo, poderíamos aceder a um melhor entendimento da relação existente entre a organização dos espaços construídos e os currículos definidos pela reforma e estruturados em função da ideologia e da política educacional do Estado Novo. A Junta das Construções do Ensino Técnico e Secundário elaborou o projecto–tipo das escolas técnicas o qual esteve na base da construção das instalações edificadas nesse período. O estudo comparativo das instalações definitivas das duas escolas permitiu avaliar as diferenças existentes entre os seus edifícios, a começar pelo facto de a Escola Industrial Afonso Domingues ter seguido o projecto-tipo, enquanto que para a Escola Industrial Marquês de Pombal a Junta elaborou um ante-projecto e um projecto, seguindo um programa-base diferenciado, bastante mais ambicioso em termos de áreas, qualidade de espaços e respectivo dimensionamento. Procurou-se evidenciar alguns aspectos em que a presença de um currículo oculto é notória, nomeadamente na configuração das salas de aula e das oficinas e dos espaços em que tinham lugar as actividades educativas e extra-curriculares organizadas pela Mocidade Portuguesa nas duas escolas.
id RCAP_2497ea1e589f59c4be729333ab2992fe
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Edifício escolar e ideologia : estudo comparativo dos edifícios das escolas técnicas industriais Afonso Domingues e Marquês de PombalESTADO NOVOPARQUE ESCOLARMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDIFÍCIOSIDEOLOGIAS POLÍTICASENSINO TÉCNICO-PROFISSIONALESCOLASESTADO NOVOSCHOOL BUILDINGSEDUCATIONBUILDINGSPOLITICAL IDEOLOGIESTECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATIONSCHOOLSO presente estudo insere-se na problemática da construção de escolas do ensino industrial durante o período de vigência da Reforma do Ensino Técnico de 1948. Procurou-se conhecer a política de construção de escolas e o modo como a concepção dos edifícios se adequou ao ministério dos novos currículos e à ideologia que lhes era subjacente. As escolas industriais Marquês de Pombal e Afonso Domingues, edificadas durante o período já referido, constituíram o objecto deste estudo que se centrou na análise da sua arquitectura feita no pressuposto que, deste modo, poderíamos aceder a um melhor entendimento da relação existente entre a organização dos espaços construídos e os currículos definidos pela reforma e estruturados em função da ideologia e da política educacional do Estado Novo. A Junta das Construções do Ensino Técnico e Secundário elaborou o projecto–tipo das escolas técnicas o qual esteve na base da construção das instalações edificadas nesse período. O estudo comparativo das instalações definitivas das duas escolas permitiu avaliar as diferenças existentes entre os seus edifícios, a começar pelo facto de a Escola Industrial Afonso Domingues ter seguido o projecto-tipo, enquanto que para a Escola Industrial Marquês de Pombal a Junta elaborou um ante-projecto e um projecto, seguindo um programa-base diferenciado, bastante mais ambicioso em termos de áreas, qualidade de espaços e respectivo dimensionamento. Procurou-se evidenciar alguns aspectos em que a presença de um currículo oculto é notória, nomeadamente na configuração das salas de aula e das oficinas e dos espaços em que tinham lugar as actividades educativas e extra-curriculares organizadas pela Mocidade Portuguesa nas duas escolas.This study deals with the issue of construction of industrial schools during the period of the Reform of Technical Education, 1948. The objective was to know the policy in school building and the way the design of buildings was adjusted to the perfect teaching of the new curricula and to the underlying ideology. The industrial schools Marquês de Pombal and Afonso Domingues, built during the period mentioned above, were the object of this study, which was centred upon the analysis of their architecture, based on the assumption that, this way, we could reach a better understanding of the relationship between the organization of the building spaces and the curricula set by the reform and structured in line with the ideology and educational policy of the Estado Novo. The Construction Board of the Technical and Secondary Education drafted the standard of technical schools, which was the basis of the construction of the facilities that were built in this period. The comparative study of the permanent premises of the two schools allowed to evaluate the differences between their buildings, starting with the fact that the Industrial School Afonso Domingues has followed the prototype-project, while for the Industrial School Marquês de Pombal the Board developed a preliminary project and a project, following a different guideline, far more ambitious in terms of areas, quality of spaces and their design. The author tried to evidence some aspects in which the presence of a hidden curriculum is notorious, namely in the configuration of the classrooms and workshops and of the spaces in which the educational activities and extra-curricular activities organized by the Mocidade Portuguesa took place at both schools.2011-05-13T16:44:50Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10437/1158porMartins, Maria Filomena Fernandes Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:30ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Edifício escolar e ideologia : estudo comparativo dos edifícios das escolas técnicas industriais Afonso Domingues e Marquês de Pombal
title Edifício escolar e ideologia : estudo comparativo dos edifícios das escolas técnicas industriais Afonso Domingues e Marquês de Pombal
spellingShingle Edifício escolar e ideologia : estudo comparativo dos edifícios das escolas técnicas industriais Afonso Domingues e Marquês de Pombal
Martins, Maria Filomena Fernandes Pires
ESTADO NOVO
PARQUE ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDIFÍCIOS
IDEOLOGIAS POLÍTICAS
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
ESCOLAS
ESTADO NOVO
SCHOOL BUILDINGS
EDUCATION
BUILDINGS
POLITICAL IDEOLOGIES
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
SCHOOLS
title_short Edifício escolar e ideologia : estudo comparativo dos edifícios das escolas técnicas industriais Afonso Domingues e Marquês de Pombal
title_full Edifício escolar e ideologia : estudo comparativo dos edifícios das escolas técnicas industriais Afonso Domingues e Marquês de Pombal
title_fullStr Edifício escolar e ideologia : estudo comparativo dos edifícios das escolas técnicas industriais Afonso Domingues e Marquês de Pombal
title_full_unstemmed Edifício escolar e ideologia : estudo comparativo dos edifícios das escolas técnicas industriais Afonso Domingues e Marquês de Pombal
title_sort Edifício escolar e ideologia : estudo comparativo dos edifícios das escolas técnicas industriais Afonso Domingues e Marquês de Pombal
author Martins, Maria Filomena Fernandes Pires
author_facet Martins, Maria Filomena Fernandes Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Filomena Fernandes Pires
dc.subject.por.fl_str_mv ESTADO NOVO
PARQUE ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDIFÍCIOS
IDEOLOGIAS POLÍTICAS
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
ESCOLAS
ESTADO NOVO
SCHOOL BUILDINGS
EDUCATION
BUILDINGS
POLITICAL IDEOLOGIES
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
SCHOOLS
topic ESTADO NOVO
PARQUE ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDIFÍCIOS
IDEOLOGIAS POLÍTICAS
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
ESCOLAS
ESTADO NOVO
SCHOOL BUILDINGS
EDUCATION
BUILDINGS
POLITICAL IDEOLOGIES
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
SCHOOLS
description O presente estudo insere-se na problemática da construção de escolas do ensino industrial durante o período de vigência da Reforma do Ensino Técnico de 1948. Procurou-se conhecer a política de construção de escolas e o modo como a concepção dos edifícios se adequou ao ministério dos novos currículos e à ideologia que lhes era subjacente. As escolas industriais Marquês de Pombal e Afonso Domingues, edificadas durante o período já referido, constituíram o objecto deste estudo que se centrou na análise da sua arquitectura feita no pressuposto que, deste modo, poderíamos aceder a um melhor entendimento da relação existente entre a organização dos espaços construídos e os currículos definidos pela reforma e estruturados em função da ideologia e da política educacional do Estado Novo. A Junta das Construções do Ensino Técnico e Secundário elaborou o projecto–tipo das escolas técnicas o qual esteve na base da construção das instalações edificadas nesse período. O estudo comparativo das instalações definitivas das duas escolas permitiu avaliar as diferenças existentes entre os seus edifícios, a começar pelo facto de a Escola Industrial Afonso Domingues ter seguido o projecto-tipo, enquanto que para a Escola Industrial Marquês de Pombal a Junta elaborou um ante-projecto e um projecto, seguindo um programa-base diferenciado, bastante mais ambicioso em termos de áreas, qualidade de espaços e respectivo dimensionamento. Procurou-se evidenciar alguns aspectos em que a presença de um currículo oculto é notória, nomeadamente na configuração das salas de aula e das oficinas e dos espaços em que tinham lugar as actividades educativas e extra-curriculares organizadas pela Mocidade Portuguesa nas duas escolas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-05-13T16:44:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1158
url http://hdl.handle.net/10437/1158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302224855105536