Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Paula Cristina Rebelo Reis Gonçalves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16558
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
id RCAP_249b44da52a7df57d708fd0d020e6e43
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-EscolarCompetências comunicativasEducação pré-escolar bilingueSurdezMultideficiênciaAtraso global do desenvolvimentoCommunicative skillsBilingual preschool educationDeafnessGlobal developmental delayMultiple disabilitiesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação EspecialCrianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento (AGD) e crianças com Multideficiência (MD) apresentam características complexas, com limitações que lhes dificultam o acesso a oportunidades de comunicação, logo, de interação e aprendizagem. Quando não revelam capacidade de desenvolver a linguagem oral ou gestual, podem recorrer a outras formas de comunicação, incluindo os modos básicos não simbólicos. Depende dos profissionais que com elas trabalham encontrar as estratégias mais adequadas a cada caso, proporcionando condições para o seu desenvolvimento. Face aos desafios inerentes à comunicação destas crianças, este estudo procurou conhecer os contextos mais adequados e as práticas pedagógicas que potenciam o desenvolvimento das suas competências comunicativas. Deste modo, foram definidos os seguintes objetivos: (i) Conhecer a perceção dos docentes sobre as estratégias e os contextos que consideram mais favoráveis ao desenvolvimento de competências comunicativas em crianças com Surdez e AGD, e com MD; (ii) Caracterizar a interação comunicativa e o nível de desenvolvimento linguístico de crianças com Surdez e AGD e com MD em idade Pré-Escolar; (iii) Identificar as práticas implementadas pelos profissionais para promover o desenvolvimento de competências comunicativas de crianças com Surdez e AGD e com MD em idade Pré-Escolar. Em termos metodológicos este trabalho desenvolveu-se no seio do paradigma interpretativo, com recurso à metodologia qualitativa. Quanto ao seu design trata-se de um estudo de caso único, cuja amostra de conveniência emergiu da seleção de dois grupos já constituídos por crianças da Educação Pré-Escolar (EPE) Bilingue, com Surdez e AGD e com MD, com competências comunicativas muito limitadas. A análise dos dados permite-nos concluir que as práticas pedagógicas identificadas, são aquelas que os docentes consideraram ser potenciadoras para o desenvolvimento de competências comunicativas, nestas crianças: trabalho colaborativo entre profissionais; apoio individualizado; práticas desenvolvidas em contextos de Educação Pré-Escolar Bilingue ainda sem inclusão; por último, condições específicas para cada criança com Multideficiência.ABSTRACT Children with Deafness and Global Development Delay (GDD) and children with Multiple Disabilities (MD) present complex characteristics with limitations that hinder their access to communication opportunities, consequently affecting their interaction and learning. When they are unable to develop oral or sign language, they may resort to other forms of communication, including non-symbolic basic modes. It is up to the professionals who work with them to find the most suitable strategies for each case, providing conditions for their development. Given the challenges inherent in the communication of these children, this study sought to understand the most appropriate contexts and pedagogical practices that enhance the development of their communicative skills. Thus, the following objectives were defined: (i) to understand teachers' perceptions of the strategies and contexts they consider most favorable for the development of communicative skills in children with Deafness and GDD, as well as with MD; (ii) to characterize the communicative interaction and the level of linguistic development of children with Deafness and GDD, as well as with MD in preschool age; (iii) to identify the practices implemented by professionals to promote the development of communicative skills in children in preschool age with Deafness and GDD, as well as with MD. Methodologically, this work was developed within the interpretive paradigm, using qualitative methodology. Regarding its design, it is a single case study, with a convenience sample selected from two groups already constituted by children with very limited communicative skills from Bilingual Preschool Education, with Deafness and GDD, and with MD. The data analysis allows us to conclude that the pedagogical practices identified are those that teachers considered to be enhancers of the development of communicative skills in these children: collaborative work between professionals; individualized support; practices developed within Bilingual Preschool Education contexts still without inclusion; and finally, specific conditions for each child with Multiple disabilities.Leite, TeresaRCIPLMatos, Paula Cristina Rebelo Reis Gonçalves de2023-10-12T09:36:44Z2023-09-212023-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16558TID:203362144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-18T02:15:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:55.282071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-Escolar
title Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-Escolar
Matos, Paula Cristina Rebelo Reis Gonçalves de
Competências comunicativas
Educação pré-escolar bilingue
Surdez
Multideficiência
Atraso global do desenvolvimento
Communicative skills
Bilingual preschool education
Deafness
Global developmental delay
Multiple disabilities
title_short Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-Escolar
title_full Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-Escolar
title_sort Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-Escolar
author Matos, Paula Cristina Rebelo Reis Gonçalves de
author_facet Matos, Paula Cristina Rebelo Reis Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Paula Cristina Rebelo Reis Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Competências comunicativas
Educação pré-escolar bilingue
Surdez
Multideficiência
Atraso global do desenvolvimento
Communicative skills
Bilingual preschool education
Deafness
Global developmental delay
Multiple disabilities
topic Competências comunicativas
Educação pré-escolar bilingue
Surdez
Multideficiência
Atraso global do desenvolvimento
Communicative skills
Bilingual preschool education
Deafness
Global developmental delay
Multiple disabilities
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-12T09:36:44Z
2023-09-21
2023-09-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16558
TID:203362144
url http://hdl.handle.net/10400.21/16558
identifier_str_mv TID:203362144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133622567960576