A comunicação matemática a crianças autistas : relatório de actividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Isabel Sofia Nogueira Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18365
Resumo: A comunicação matemática, ou seja, a forma como os conteúdos matemáticos são apresentados e explicados, é uma área que se revela de extrema importância na aprendizagem desta unidade curricular ponderada, muitas vezes, por muitos alunos, como uma barreira no processo ensino-aprendizagem. Neste estudo exploramos, particularmente, a importância de uma boa comunicação matemática ao trabalhar com crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Aliada a esta temática refletimos também sobre a importância e influência do Envolvimento Parental (EP) no desenvolvimento destas crianças, numa perspetiva de futuro, no sentido de potenciar o processo ensino-aprendizagem e com o intuito de minimizar as dificuldades sentidas neste campo e a obtenção de um maior sucesso por parte dos seus educandos. Foca-se também o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial, que deve ser o espelho de uma prática inclusiva que ajude na dotação do aluno, com Necessidades Educativas Especiais (NEE), de competências que lhes permitam uma plena e adequada integração social. Com base nesta premissa foi traçado o plano de intervenção da aluna em estudo e que se apresenta neste trabalho. A abordagem apresentada remete-nos para a importância do trabalho em parceria entre a escola (nomeadamente os professores e em particular os de Educação Especial) e a família. Acreditamos assim que se estes profissionais da educação derem o primeiro passo para a utilização de métodos e estratégias inovadoras e adequadas às características das crianças em questão, com o envolvimento e participação pró-ativa dos pais, em colaboração com os docentes, estes alunos terão mais sucesso escolar e consequentemente um futuro mais sorridente. Foi essa a corroboração que obtivemos após este estudo e a implementação do plano de intervenção apresentado. Verificou-se que a intervenção foi um sucesso, pois a criança em causa superou as expectativas iniciais.
id RCAP_24b4a3eaf9bdca73cbad27986b6ec130
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação matemática a crianças autistas : relatório de actividade profissionalComunicação matemáticaEspetro do AutismoNecessidades Educativas EspeciaisEnvolvimento parentalMathematical communicationAutism spectrumSpecial Educational NeedsParental involvementA comunicação matemática, ou seja, a forma como os conteúdos matemáticos são apresentados e explicados, é uma área que se revela de extrema importância na aprendizagem desta unidade curricular ponderada, muitas vezes, por muitos alunos, como uma barreira no processo ensino-aprendizagem. Neste estudo exploramos, particularmente, a importância de uma boa comunicação matemática ao trabalhar com crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Aliada a esta temática refletimos também sobre a importância e influência do Envolvimento Parental (EP) no desenvolvimento destas crianças, numa perspetiva de futuro, no sentido de potenciar o processo ensino-aprendizagem e com o intuito de minimizar as dificuldades sentidas neste campo e a obtenção de um maior sucesso por parte dos seus educandos. Foca-se também o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial, que deve ser o espelho de uma prática inclusiva que ajude na dotação do aluno, com Necessidades Educativas Especiais (NEE), de competências que lhes permitam uma plena e adequada integração social. Com base nesta premissa foi traçado o plano de intervenção da aluna em estudo e que se apresenta neste trabalho. A abordagem apresentada remete-nos para a importância do trabalho em parceria entre a escola (nomeadamente os professores e em particular os de Educação Especial) e a família. Acreditamos assim que se estes profissionais da educação derem o primeiro passo para a utilização de métodos e estratégias inovadoras e adequadas às características das crianças em questão, com o envolvimento e participação pró-ativa dos pais, em colaboração com os docentes, estes alunos terão mais sucesso escolar e consequentemente um futuro mais sorridente. Foi essa a corroboração que obtivemos após este estudo e a implementação do plano de intervenção apresentado. Verificou-se que a intervenção foi um sucesso, pois a criança em causa superou as expectativas iniciais.The Mathematics communication, which is the way how the mathematical contents are presented and explained, is an area extremely important in the learning process, often considered by many students as a barrier in the teaching-learning process. In this study, we explore, particularly, the importance of a good mathematical communication while working with children with Autism Spectrum disorders (ASD). Allied to this theme we also reflected on the importance and influence of Parental Involvement (PA) in the development of these children, in a future perspective, in order to maximize the teaching-learning process and minimize the difficulties experienced in this field to achieve more success on their children. The focus is also the work developed by Special Education teachers, which should be the mirror of inclusive practice. The purpose of their work is helping in endow the student, with Special Educational Needs (SEN) and skills to enable them a full and appropriate social integration. Based on this premise, a student's intervention plan under study was drawn and is presented in this work. The presented approach brings us the importance of partnership working between school (including teachers and in particular those of Special Education) and family. We, therefore, believe that these education professionals give the first step, because they use different, innovative and appropriate methods and strategies according to the characteristics of the children concerned. The involvement and proactive participation of parents in collaboration with teachers provide these students more academic success and therefore a more smiling future. That was the corroboration that we have obtained based on this study and the implementation of the action plan presented. We realize that the intervention was a success because the child involved exceeded initial expectations.Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarinho, Isabel Sofia Nogueira Pinto2015-10-05T08:11:57Z2015-02-1820152015-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18365TID:203019750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-26T01:37:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:20.403975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação matemática a crianças autistas : relatório de actividade profissional
title A comunicação matemática a crianças autistas : relatório de actividade profissional
spellingShingle A comunicação matemática a crianças autistas : relatório de actividade profissional
Marinho, Isabel Sofia Nogueira Pinto
Comunicação matemática
Espetro do Autismo
Necessidades Educativas Especiais
Envolvimento parental
Mathematical communication
Autism spectrum
Special Educational Needs
Parental involvement
title_short A comunicação matemática a crianças autistas : relatório de actividade profissional
title_full A comunicação matemática a crianças autistas : relatório de actividade profissional
title_fullStr A comunicação matemática a crianças autistas : relatório de actividade profissional
title_full_unstemmed A comunicação matemática a crianças autistas : relatório de actividade profissional
title_sort A comunicação matemática a crianças autistas : relatório de actividade profissional
author Marinho, Isabel Sofia Nogueira Pinto
author_facet Marinho, Isabel Sofia Nogueira Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Isabel Sofia Nogueira Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática
Espetro do Autismo
Necessidades Educativas Especiais
Envolvimento parental
Mathematical communication
Autism spectrum
Special Educational Needs
Parental involvement
topic Comunicação matemática
Espetro do Autismo
Necessidades Educativas Especiais
Envolvimento parental
Mathematical communication
Autism spectrum
Special Educational Needs
Parental involvement
description A comunicação matemática, ou seja, a forma como os conteúdos matemáticos são apresentados e explicados, é uma área que se revela de extrema importância na aprendizagem desta unidade curricular ponderada, muitas vezes, por muitos alunos, como uma barreira no processo ensino-aprendizagem. Neste estudo exploramos, particularmente, a importância de uma boa comunicação matemática ao trabalhar com crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Aliada a esta temática refletimos também sobre a importância e influência do Envolvimento Parental (EP) no desenvolvimento destas crianças, numa perspetiva de futuro, no sentido de potenciar o processo ensino-aprendizagem e com o intuito de minimizar as dificuldades sentidas neste campo e a obtenção de um maior sucesso por parte dos seus educandos. Foca-se também o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial, que deve ser o espelho de uma prática inclusiva que ajude na dotação do aluno, com Necessidades Educativas Especiais (NEE), de competências que lhes permitam uma plena e adequada integração social. Com base nesta premissa foi traçado o plano de intervenção da aluna em estudo e que se apresenta neste trabalho. A abordagem apresentada remete-nos para a importância do trabalho em parceria entre a escola (nomeadamente os professores e em particular os de Educação Especial) e a família. Acreditamos assim que se estes profissionais da educação derem o primeiro passo para a utilização de métodos e estratégias inovadoras e adequadas às características das crianças em questão, com o envolvimento e participação pró-ativa dos pais, em colaboração com os docentes, estes alunos terão mais sucesso escolar e consequentemente um futuro mais sorridente. Foi essa a corroboração que obtivemos após este estudo e a implementação do plano de intervenção apresentado. Verificou-se que a intervenção foi um sucesso, pois a criança em causa superou as expectativas iniciais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05T08:11:57Z
2015-02-18
2015
2015-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/18365
TID:203019750
url http://hdl.handle.net/10400.14/18365
identifier_str_mv TID:203019750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131833308282880