CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bretes, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19297
Resumo: O estudo aqui descrito pretendia descrever a natureza das conceções e práticas de educadores de infância e de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino das ciências. Procurou-se, especificamente, compreender a importância atribuída pelo educadores e professores à realização de atividades práticas/experimentais e identificar as dificuldades sentidas ao implementá-las. Para atingir estes objetivos recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. Neste estudo participaram quatro educadoras e 14 professores do 1.º ciclo do ensino básico, pertencentes a um agrupamento de escolas, situado no concelho de Santarém. A análise detalhada das respostas por categorias, permitiu concluir que os profissionais de educação que mais importância atribuem ao ensino das ciências são, na maioria, os mesmos que revelaram uma maior abertura para a promoção do ensino experimental das ciências. Os resultados não permitiram estabelecer diferenças significativas entre educadores e professores, no entanto, estes últimos sobressaem no que toca à frequência com que dinamizam atividades práticas/experimentais. Relativamente às dificuldades sentidas aquando da preparação e implementação das atividades, a maioria das respostas aponta para a falta de recursos. Apenas dois participantes apontaram uma dificuldade de natureza intrínseca, designadamente a falta de conhecimentos.
id RCAP_2652d6e0a10444bb9ba056ea98703023
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIASCONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIASArtigosO estudo aqui descrito pretendia descrever a natureza das conceções e práticas de educadores de infância e de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino das ciências. Procurou-se, especificamente, compreender a importância atribuída pelo educadores e professores à realização de atividades práticas/experimentais e identificar as dificuldades sentidas ao implementá-las. Para atingir estes objetivos recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. Neste estudo participaram quatro educadoras e 14 professores do 1.º ciclo do ensino básico, pertencentes a um agrupamento de escolas, situado no concelho de Santarém. A análise detalhada das respostas por categorias, permitiu concluir que os profissionais de educação que mais importância atribuem ao ensino das ciências são, na maioria, os mesmos que revelaram uma maior abertura para a promoção do ensino experimental das ciências. Os resultados não permitiram estabelecer diferenças significativas entre educadores e professores, no entanto, estes últimos sobressaem no que toca à frequência com que dinamizam atividades práticas/experimentais. Relativamente às dificuldades sentidas aquando da preparação e implementação das atividades, a maioria das respostas aponta para a falta de recursos. Apenas dois participantes apontaram uma dificuldade de natureza intrínseca, designadamente a falta de conhecimentos.The aim of this study was to describe the nature of early childhood educators´ and primary school teachers´ conceptions and practices of science teaching. Particularly, about of practical/experimental activities. It was intended specifically to understand the importance to educators and teachers of performing practical/experimental activities and to identify their difficulties when implementing it. To achieve these goals, we used a methodological approach of a qualitative nature and used the questionnaire as a data collection instrument. Four educators and 14 teachers of 1st Cycle of Basic Education participated in this study. The detailed analysis of the answers by categories allowed us to conclude that the education professionals who value more science teaching are mostly the same that revealed a greater openness to practical/experimental science activities. The results did not allow to establish significant differences between educators and teachers, however, the latter stand out regarding the frequency with which they implement practical/experimental activities. Concerning the difficulties experienced in the preparation and implementation of activities, most of the answers point to the lack of resources in schools. Only two participants identified an intrinsic difficulty, namely their lack of knowledge.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19297por2182-9608Correia, MarisaBretes, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:04.987967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
title CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
spellingShingle CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
Correia, Marisa
Artigos
title_short CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
title_full CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
title_fullStr CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
title_full_unstemmed CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
title_sort CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
author Correia, Marisa
author_facet Correia, Marisa
Bretes, Susana
author_role author
author2 Bretes, Susana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Marisa
Bretes, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O estudo aqui descrito pretendia descrever a natureza das conceções e práticas de educadores de infância e de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino das ciências. Procurou-se, especificamente, compreender a importância atribuída pelo educadores e professores à realização de atividades práticas/experimentais e identificar as dificuldades sentidas ao implementá-las. Para atingir estes objetivos recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. Neste estudo participaram quatro educadoras e 14 professores do 1.º ciclo do ensino básico, pertencentes a um agrupamento de escolas, situado no concelho de Santarém. A análise detalhada das respostas por categorias, permitiu concluir que os profissionais de educação que mais importância atribuem ao ensino das ciências são, na maioria, os mesmos que revelaram uma maior abertura para a promoção do ensino experimental das ciências. Os resultados não permitiram estabelecer diferenças significativas entre educadores e professores, no entanto, estes últimos sobressaem no que toca à frequência com que dinamizam atividades práticas/experimentais. Relativamente às dificuldades sentidas aquando da preparação e implementação das atividades, a maioria das respostas aponta para a falta de recursos. Apenas dois participantes apontaram uma dificuldade de natureza intrínseca, designadamente a falta de conhecimentos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19297
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130485852471296