Representações sociais em educação: uma revisão de literatura de tipo narrativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sara Lúcia Tavares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38011
Resumo: O presente artigo aborda as representações sociais enquanto elementos estruturadores do pensamento e do comportamento das sociedades, elos do passado e da memória dos indivíduos à contemporaneidade, que possibilitam uma interpretação do mundo através da simplificação e da categorização. Passando por Durkheim e Moscovici até Kalampalikis, abordamos teorias que relacionam as representações a uma necessidade humana de idealizar o mundo e de o explicar através de mitos, religiões e ideologias, sendo que as representações sociais são consideradas os mitos da contemporaneidade que surgem numa tentativa de explicar o que nos é desconhecido e diferente. Deste modo, e considerando que na contemporaneidade a globalização e os movimentos migratórios levam a que as sociedades – e as escolas em particular – sejam cada vez mais complexas na sua composição, desenvolvemos uma revisão de literatura de tipo narrativo com os seguintes objetivos: i) identificar os tópicos de estudo mais atuais na área das representações sociais em contextos educativos; ii) identificar a metodologia utilizada; e iii) compreender os contributos destes estudos para o desenvolvimento da área. Para tal, foi efetuada uma pesquisa numa base de dados, Scopus, tendo sido encontrados 14 artigos dos últimos dois anos. Os artigos foram sujeitos a uma análise categorial e os resultados demonstram que: a maioria dos estudos encontrados se focam nas representações sociais associadas a questões de saúde, com um enfoque em temas emergentes das sociedades atuais, tais como COVID-19 e alterações climáticas; e os instrumentos de recolha de dados mais utilizados são o inquérito por entrevista e por questionário.
id RCAP_2679f8c9be8568bea740436550a96462
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Representações sociais em educação: uma revisão de literatura de tipo narrativoRepresentações sociaisEducaçãoRevisão de literatura de tipo narrativoO presente artigo aborda as representações sociais enquanto elementos estruturadores do pensamento e do comportamento das sociedades, elos do passado e da memória dos indivíduos à contemporaneidade, que possibilitam uma interpretação do mundo através da simplificação e da categorização. Passando por Durkheim e Moscovici até Kalampalikis, abordamos teorias que relacionam as representações a uma necessidade humana de idealizar o mundo e de o explicar através de mitos, religiões e ideologias, sendo que as representações sociais são consideradas os mitos da contemporaneidade que surgem numa tentativa de explicar o que nos é desconhecido e diferente. Deste modo, e considerando que na contemporaneidade a globalização e os movimentos migratórios levam a que as sociedades – e as escolas em particular – sejam cada vez mais complexas na sua composição, desenvolvemos uma revisão de literatura de tipo narrativo com os seguintes objetivos: i) identificar os tópicos de estudo mais atuais na área das representações sociais em contextos educativos; ii) identificar a metodologia utilizada; e iii) compreender os contributos destes estudos para o desenvolvimento da área. Para tal, foi efetuada uma pesquisa numa base de dados, Scopus, tendo sido encontrados 14 artigos dos últimos dois anos. Os artigos foram sujeitos a uma análise categorial e os resultados demonstram que: a maioria dos estudos encontrados se focam nas representações sociais associadas a questões de saúde, com um enfoque em temas emergentes das sociedades atuais, tais como COVID-19 e alterações climáticas; e os instrumentos de recolha de dados mais utilizados são o inquérito por entrevista e por questionário.Universidade de Aveiro2023-06-13T15:32:09Z2022-06-03T00:00:00Z2022-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38011por1647-7308doi.org/10.34624/ilcj.v12i1.28258Santos, Sara Lúcia Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T04:20:53ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais em educação: uma revisão de literatura de tipo narrativo
title Representações sociais em educação: uma revisão de literatura de tipo narrativo
spellingShingle Representações sociais em educação: uma revisão de literatura de tipo narrativo
Santos, Sara Lúcia Tavares
Representações sociais
Educação
Revisão de literatura de tipo narrativo
title_short Representações sociais em educação: uma revisão de literatura de tipo narrativo
title_full Representações sociais em educação: uma revisão de literatura de tipo narrativo
title_fullStr Representações sociais em educação: uma revisão de literatura de tipo narrativo
title_full_unstemmed Representações sociais em educação: uma revisão de literatura de tipo narrativo
title_sort Representações sociais em educação: uma revisão de literatura de tipo narrativo
author Santos, Sara Lúcia Tavares
author_facet Santos, Sara Lúcia Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sara Lúcia Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Educação
Revisão de literatura de tipo narrativo
topic Representações sociais
Educação
Revisão de literatura de tipo narrativo
description O presente artigo aborda as representações sociais enquanto elementos estruturadores do pensamento e do comportamento das sociedades, elos do passado e da memória dos indivíduos à contemporaneidade, que possibilitam uma interpretação do mundo através da simplificação e da categorização. Passando por Durkheim e Moscovici até Kalampalikis, abordamos teorias que relacionam as representações a uma necessidade humana de idealizar o mundo e de o explicar através de mitos, religiões e ideologias, sendo que as representações sociais são consideradas os mitos da contemporaneidade que surgem numa tentativa de explicar o que nos é desconhecido e diferente. Deste modo, e considerando que na contemporaneidade a globalização e os movimentos migratórios levam a que as sociedades – e as escolas em particular – sejam cada vez mais complexas na sua composição, desenvolvemos uma revisão de literatura de tipo narrativo com os seguintes objetivos: i) identificar os tópicos de estudo mais atuais na área das representações sociais em contextos educativos; ii) identificar a metodologia utilizada; e iii) compreender os contributos destes estudos para o desenvolvimento da área. Para tal, foi efetuada uma pesquisa numa base de dados, Scopus, tendo sido encontrados 14 artigos dos últimos dois anos. Os artigos foram sujeitos a uma análise categorial e os resultados demonstram que: a maioria dos estudos encontrados se focam nas representações sociais associadas a questões de saúde, com um enfoque em temas emergentes das sociedades atuais, tais como COVID-19 e alterações climáticas; e os instrumentos de recolha de dados mais utilizados são o inquérito por entrevista e por questionário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-03T00:00:00Z
2022-06-03
2023-06-13T15:32:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38011
url http://hdl.handle.net/10773/38011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
doi.org/10.34624/ilcj.v12i1.28258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303602829721600