Automatização de túneis rodoviários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, João Paulo Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2755
Resumo: Os túneis rodoviários são uma forma de tornar o tráfego automóvel mais fácil, mas ao mesmo tempo exigem elevados padrões de segurança, daí ser importante implementar mecanismos de automação que interliguem os vários equipamentos, desde o controlo do tráfego, ventilação até à iluminação. Nesta dissertação efetua-se um estudo da regulamentação para este tipo de infraestrutura, estudam-se os diferentes tipos de ventilação, sendo aplicada ventilação longitudinal. Abordam-se os níveis de luminância nas entradas e saídas com vista reduzir a possibilidade de acidentes nessas áreas. A utilização do PLC (Programable Logic Controller) e suas diferentes linguagens de programação, constituem o modulo central desde projeto, sendo utilizadas as linguagens ladder e SCL (Structured Control Language). Explica-se o funcionamento dos sensores utilizados bem como os diagramas de ligação dos quadros e circuitos implementados. A automatização do sistema baseia-se na utilização de PLCs, responsáveis pelo controlo dos equipamentos instalados no túnel, visando a otimização dos processos quotidianos e de emergência. Nesta ótica, utilizam-se diversas estações remotas ao longo dos túneis, capacitadas para a leitura e comando dos demais equipamentos de monitorização e acionamento. Desenvolve-se um programa capaz de monitorizar e comandar os processos do: sistema de ventilação – através dos sensores de CO, visibilidade, detetor de incêndio e anemómetro; sistema de iluminação – através do luminancímetro, do relógio astronómico e do detetor de movimento; sistema de semáforos – através da operacionalidade do túnel. A dinâmica geral de processos e ações efetuadas pode ser verificada em tempo real através do HMI (Human Machine Interface). Neste projeto o sistema de ventilação atua como pretendido em situação normal e de incêndio bem como sistema de iluminação, que, nas transições, adapta os diferentes níveis de luminância. No HMI é possível visualizar o funcionamento dos sistemas, simulá-los e monitorizar o funcionamento de cada equipamento. O HMI notifica o utilizador em caso de falhas.
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