Automatização de túneis rodoviários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2755 |
Resumo: | Os túneis rodoviários são uma forma de tornar o tráfego automóvel mais fácil, mas ao mesmo tempo exigem elevados padrões de segurança, daí ser importante implementar mecanismos de automação que interliguem os vários equipamentos, desde o controlo do tráfego, ventilação até à iluminação. Nesta dissertação efetua-se um estudo da regulamentação para este tipo de infraestrutura, estudam-se os diferentes tipos de ventilação, sendo aplicada ventilação longitudinal. Abordam-se os níveis de luminância nas entradas e saídas com vista reduzir a possibilidade de acidentes nessas áreas. A utilização do PLC (Programable Logic Controller) e suas diferentes linguagens de programação, constituem o modulo central desde projeto, sendo utilizadas as linguagens ladder e SCL (Structured Control Language). Explica-se o funcionamento dos sensores utilizados bem como os diagramas de ligação dos quadros e circuitos implementados. A automatização do sistema baseia-se na utilização de PLCs, responsáveis pelo controlo dos equipamentos instalados no túnel, visando a otimização dos processos quotidianos e de emergência. Nesta ótica, utilizam-se diversas estações remotas ao longo dos túneis, capacitadas para a leitura e comando dos demais equipamentos de monitorização e acionamento. Desenvolve-se um programa capaz de monitorizar e comandar os processos do: sistema de ventilação – através dos sensores de CO, visibilidade, detetor de incêndio e anemómetro; sistema de iluminação – através do luminancímetro, do relógio astronómico e do detetor de movimento; sistema de semáforos – através da operacionalidade do túnel. A dinâmica geral de processos e ações efetuadas pode ser verificada em tempo real através do HMI (Human Machine Interface). Neste projeto o sistema de ventilação atua como pretendido em situação normal e de incêndio bem como sistema de iluminação, que, nas transições, adapta os diferentes níveis de luminância. No HMI é possível visualizar o funcionamento dos sistemas, simulá-los e monitorizar o funcionamento de cada equipamento. O HMI notifica o utilizador em caso de falhas. |
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Automatização de túneis rodoviáriosAutomatização em túneis rodoviáriosSistemas de segurança e controloPLCSistema de ventilação e de iluminaçãoS7-1500HMIAutomation in road tunnelsSecurity and control systemsVentilation and lighting system.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaOs túneis rodoviários são uma forma de tornar o tráfego automóvel mais fácil, mas ao mesmo tempo exigem elevados padrões de segurança, daí ser importante implementar mecanismos de automação que interliguem os vários equipamentos, desde o controlo do tráfego, ventilação até à iluminação. Nesta dissertação efetua-se um estudo da regulamentação para este tipo de infraestrutura, estudam-se os diferentes tipos de ventilação, sendo aplicada ventilação longitudinal. Abordam-se os níveis de luminância nas entradas e saídas com vista reduzir a possibilidade de acidentes nessas áreas. A utilização do PLC (Programable Logic Controller) e suas diferentes linguagens de programação, constituem o modulo central desde projeto, sendo utilizadas as linguagens ladder e SCL (Structured Control Language). Explica-se o funcionamento dos sensores utilizados bem como os diagramas de ligação dos quadros e circuitos implementados. A automatização do sistema baseia-se na utilização de PLCs, responsáveis pelo controlo dos equipamentos instalados no túnel, visando a otimização dos processos quotidianos e de emergência. Nesta ótica, utilizam-se diversas estações remotas ao longo dos túneis, capacitadas para a leitura e comando dos demais equipamentos de monitorização e acionamento. Desenvolve-se um programa capaz de monitorizar e comandar os processos do: sistema de ventilação – através dos sensores de CO, visibilidade, detetor de incêndio e anemómetro; sistema de iluminação – através do luminancímetro, do relógio astronómico e do detetor de movimento; sistema de semáforos – através da operacionalidade do túnel. A dinâmica geral de processos e ações efetuadas pode ser verificada em tempo real através do HMI (Human Machine Interface). Neste projeto o sistema de ventilação atua como pretendido em situação normal e de incêndio bem como sistema de iluminação, que, nas transições, adapta os diferentes níveis de luminância. No HMI é possível visualizar o funcionamento dos sistemas, simulá-los e monitorizar o funcionamento de cada equipamento. O HMI notifica o utilizador em caso de falhas.Road tunnels are a way to make automotive traffic easier but they also require high safety standards. Due to that it is important to implement automation mechanisms that interconnect the various equipment, from traffic control, ventilation to lighting. In this dissertation a study of the regulations for this type of infrastructure is done, the different types of ventilation are studied and longitudinal ventilation is applied. The luminance levels at the inputs and outputs are made to reduce the possibility of accidents in these areas. The PLC (Programmable Logic Controller) use and its different programming languages are the main subject of this project, using ladder and SCL (Structured Control Language) languages. The sensor’s operation are explained as well as the connection diagrams of the implemented frames and circuits. The system automation is based on the use of PLCs, responsible for the equipment control installed in the tunnel, aiming for the optimization of the daily and emergency processes. In this perspective, several remote stations are used along the tunnel, able to read and command the other monitoring and actuator equipment. A program is developed capable of monitoring and controlling several processes such as: ventilation system - through CO sensors, visibility, fire detector and anemometer; lighting system - luminance sensor meter, astronomical clock and motion detector; through the general tunnel operation. The general processes and action dynamics can be verified in real time through the Human Machine Interface (HMI). In this project the ventilation system acts as intended in both normal and fire situations as well as the lighting system that in the light transitions adapts the different levels of luminance. In the HMI it is possible to visualize the systems operation, simulate them and to monitor the operation of each equipment. It also notifies the user in case of failures.Barros, João Dionísio SimõesPaixão, Ricardo José RodriguesDigitUMaSousa, João Paulo Alves2020-02-27T09:58:48Z2019-10-25T00:00:00Z2019-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2755202448487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:36ZPortal AgregadorONG |
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Os túneis rodoviários são uma forma de tornar o tráfego automóvel mais fácil, mas ao mesmo tempo exigem elevados padrões de segurança, daí ser importante implementar mecanismos de automação que interliguem os vários equipamentos, desde o controlo do tráfego, ventilação até à iluminação. Nesta dissertação efetua-se um estudo da regulamentação para este tipo de infraestrutura, estudam-se os diferentes tipos de ventilação, sendo aplicada ventilação longitudinal. Abordam-se os níveis de luminância nas entradas e saídas com vista reduzir a possibilidade de acidentes nessas áreas. A utilização do PLC (Programable Logic Controller) e suas diferentes linguagens de programação, constituem o modulo central desde projeto, sendo utilizadas as linguagens ladder e SCL (Structured Control Language). Explica-se o funcionamento dos sensores utilizados bem como os diagramas de ligação dos quadros e circuitos implementados. A automatização do sistema baseia-se na utilização de PLCs, responsáveis pelo controlo dos equipamentos instalados no túnel, visando a otimização dos processos quotidianos e de emergência. Nesta ótica, utilizam-se diversas estações remotas ao longo dos túneis, capacitadas para a leitura e comando dos demais equipamentos de monitorização e acionamento. Desenvolve-se um programa capaz de monitorizar e comandar os processos do: sistema de ventilação – através dos sensores de CO, visibilidade, detetor de incêndio e anemómetro; sistema de iluminação – através do luminancímetro, do relógio astronómico e do detetor de movimento; sistema de semáforos – através da operacionalidade do túnel. A dinâmica geral de processos e ações efetuadas pode ser verificada em tempo real através do HMI (Human Machine Interface). Neste projeto o sistema de ventilação atua como pretendido em situação normal e de incêndio bem como sistema de iluminação, que, nas transições, adapta os diferentes níveis de luminância. No HMI é possível visualizar o funcionamento dos sistemas, simulá-los e monitorizar o funcionamento de cada equipamento. O HMI notifica o utilizador em caso de falhas. |
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