Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, A. C.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Viegas, Carla, Jurado, V., Sabino, Raquel, Veríssimo, Carlos, Rosado, Laura, Macedo, M. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/1588
Resumo: A influência da contaminação fúngica para a saúde ambiental e para a conservação do património é o tema premente e actual que suscitou a hipótese de estudo aqui apresentada. Os fungos, dada a sua extrema capacidade de adaptação, podem colonizar diversos materiais - orgânicos ou não - e a sua acção pode ser mecânica, por intermédio das suas hifas, ou química, através dos seus metabolitos. Em termos de conservação do património, os estudos sobre fungos têm suscitado grande interesse dada a sua elevada capacidade de biodeterioração. Tendo inicialmente assentado em técnicas tradicionais de cultura, os estudos mais recentes já incluem tecnicas modernas de biologia molecular. O estudo aqui apresentado utiliza ambas as técnicas: a convencional, recorrendo a meios de cultura específicos para o crescimento de fungos e a mais recente, utilizando o DNA fúngico e a amplificação genómica dos mesmos para conseguir identificá-los até ao nível da espécie. Para conseguir realizar este intuito, foi desenvolvida a aplicação da recente técnica de cromatografia líquida desnaturante de alta resolução (DHPLC) à análise de amostras complexas de fungos filamentosos e leveduriformes.
id RCAP_27758f870a58c802e3db750b75f97d35
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúdeSaúde ambientalSaúde ocupacionalContaminação do arFungosArquivoA influência da contaminação fúngica para a saúde ambiental e para a conservação do património é o tema premente e actual que suscitou a hipótese de estudo aqui apresentada. Os fungos, dada a sua extrema capacidade de adaptação, podem colonizar diversos materiais - orgânicos ou não - e a sua acção pode ser mecânica, por intermédio das suas hifas, ou química, através dos seus metabolitos. Em termos de conservação do património, os estudos sobre fungos têm suscitado grande interesse dada a sua elevada capacidade de biodeterioração. Tendo inicialmente assentado em técnicas tradicionais de cultura, os estudos mais recentes já incluem tecnicas modernas de biologia molecular. O estudo aqui apresentado utiliza ambas as técnicas: a convencional, recorrendo a meios de cultura específicos para o crescimento de fungos e a mais recente, utilizando o DNA fúngico e a amplificação genómica dos mesmos para conseguir identificá-los até ao nível da espécie. Para conseguir realizar este intuito, foi desenvolvida a aplicação da recente técnica de cromatografia líquida desnaturante de alta resolução (DHPLC) à análise de amostras complexas de fungos filamentosos e leveduriformes.Canto RedondoRCIPLPinheiro, A. C.Viegas, CarlaJurado, V.Sabino, RaquelVeríssimo, CarlosRosado, LauraMacedo, M. F.2012-06-18T10:54:04Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1588porPinheiro AC, Viegas C, Jurado V, Sabino R, Veríssimo C, Rosado L, et al. Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúde. Anuário do Património. 2012;(1):118-23.2182-522Xinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:39:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:34.865298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúde
title Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúde
spellingShingle Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúde
Pinheiro, A. C.
Saúde ambiental
Saúde ocupacional
Contaminação do ar
Fungos
Arquivo
title_short Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúde
title_full Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúde
title_fullStr Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúde
title_full_unstemmed Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúde
title_sort Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúde
author Pinheiro, A. C.
author_facet Pinheiro, A. C.
Viegas, Carla
Jurado, V.
Sabino, Raquel
Veríssimo, Carlos
Rosado, Laura
Macedo, M. F.
author_role author
author2 Viegas, Carla
Jurado, V.
Sabino, Raquel
Veríssimo, Carlos
Rosado, Laura
Macedo, M. F.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, A. C.
Viegas, Carla
Jurado, V.
Sabino, Raquel
Veríssimo, Carlos
Rosado, Laura
Macedo, M. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde ambiental
Saúde ocupacional
Contaminação do ar
Fungos
Arquivo
topic Saúde ambiental
Saúde ocupacional
Contaminação do ar
Fungos
Arquivo
description A influência da contaminação fúngica para a saúde ambiental e para a conservação do património é o tema premente e actual que suscitou a hipótese de estudo aqui apresentada. Os fungos, dada a sua extrema capacidade de adaptação, podem colonizar diversos materiais - orgânicos ou não - e a sua acção pode ser mecânica, por intermédio das suas hifas, ou química, através dos seus metabolitos. Em termos de conservação do património, os estudos sobre fungos têm suscitado grande interesse dada a sua elevada capacidade de biodeterioração. Tendo inicialmente assentado em técnicas tradicionais de cultura, os estudos mais recentes já incluem tecnicas modernas de biologia molecular. O estudo aqui apresentado utiliza ambas as técnicas: a convencional, recorrendo a meios de cultura específicos para o crescimento de fungos e a mais recente, utilizando o DNA fúngico e a amplificação genómica dos mesmos para conseguir identificá-los até ao nível da espécie. Para conseguir realizar este intuito, foi desenvolvida a aplicação da recente técnica de cromatografia líquida desnaturante de alta resolução (DHPLC) à análise de amostras complexas de fungos filamentosos e leveduriformes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-18T10:54:04Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/1588
url http://hdl.handle.net/10400.21/1588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinheiro AC, Viegas C, Jurado V, Sabino R, Veríssimo C, Rosado L, et al. Estudo de comunidades fúngicas em arquivos: implicações na conservação e na saúde. Anuário do Património. 2012;(1):118-23.
2182-522X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Canto Redondo
publisher.none.fl_str_mv Canto Redondo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133369241436160