Intervenções de enfermagem promotoras da adaptação da criança/jovem/família à hospitalização: uma scoping review
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32193 |
Resumo: | Objetivo: Identificar o processo de adaptação da criança e família à hospitalização e mapear as intervenções de enfermagem promotoras da adaptação à hospitalização da criança/jovem/família. Método: Elaboração de uma Scoping Review com base no Joanna Briggs Institute (2014). Critérios de inclusão - População: Criança, Jovem (0-18 anos); Conceito: Intervenções promotoras da adaptação e Contexto: Hospitalização. Os estudos considerados foram estudos quantitativos, qualitativos e revisões sistemáticas. Pesquisa de artigos em três bases de dados eletrónicas – PUBMED, MEDLINE e CINAHL. Critério de selecção: datados entre 2012 e 2019 e em regime full text. Línguas de inclusão: Português e Inglês. Resultados: Foram analisados 14 artigos, salientando-se que o desenho de estudo incluem 2 revisões sistemáticas da literatura, 7 estudos qualitativos e 5 quantitativos. Os resultados da análise foram organizados por temas: adaptação da criança à hospitalização, adaptação dos pais à hospitalização e estratégias promotoras de adaptação à hospitalização. As intervenções dirigidas à criança centram-se no fortalecimento dos mecanismos de enfrentamento e no aumento da segurança, tendo estas sido categorizadas em estratégias comunicacionais; atividades lúdicas/brincar e atividades de relaxamento; promoção da esperança e estratégias de coping. Conclusão: As intervenções de Enfermagem promotoras da adaptação à hospitalização mapeadas visam diminuir a ansiedade e stress da criança/família, aumentando a capacidade para receber informação, participar nos cuidados e em decisões. Destacam-se a brincadeira terapêutica, informações antecipatórias, técnicas de relaxamento, distração, humor, musicoterapia, kits de adaptação, grupos terapêuticos e estratégias promotoras de esperança. |
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Intervenções de enfermagem promotoras da adaptação da criança/jovem/família à hospitalização: uma scoping reviewIntervenciones de Enfermería Promotoras de la Adaptación del Niño / Joven / Familia a la Hospitalización: una Scoping ReviewNursing interventions promoting child/youth/family adaptation to hospitalization: a scoping reviewAdaptaçãoCriança hospitalizadaFamíliaEnfermagem pediátricaAdaptationFamilyHospitalized childPediatric nursingObjetivo: Identificar o processo de adaptação da criança e família à hospitalização e mapear as intervenções de enfermagem promotoras da adaptação à hospitalização da criança/jovem/família. Método: Elaboração de uma Scoping Review com base no Joanna Briggs Institute (2014). Critérios de inclusão - População: Criança, Jovem (0-18 anos); Conceito: Intervenções promotoras da adaptação e Contexto: Hospitalização. Os estudos considerados foram estudos quantitativos, qualitativos e revisões sistemáticas. Pesquisa de artigos em três bases de dados eletrónicas – PUBMED, MEDLINE e CINAHL. Critério de selecção: datados entre 2012 e 2019 e em regime full text. Línguas de inclusão: Português e Inglês. Resultados: Foram analisados 14 artigos, salientando-se que o desenho de estudo incluem 2 revisões sistemáticas da literatura, 7 estudos qualitativos e 5 quantitativos. Os resultados da análise foram organizados por temas: adaptação da criança à hospitalização, adaptação dos pais à hospitalização e estratégias promotoras de adaptação à hospitalização. As intervenções dirigidas à criança centram-se no fortalecimento dos mecanismos de enfrentamento e no aumento da segurança, tendo estas sido categorizadas em estratégias comunicacionais; atividades lúdicas/brincar e atividades de relaxamento; promoção da esperança e estratégias de coping. Conclusão: As intervenções de Enfermagem promotoras da adaptação à hospitalização mapeadas visam diminuir a ansiedade e stress da criança/família, aumentando a capacidade para receber informação, participar nos cuidados e em decisões. Destacam-se a brincadeira terapêutica, informações antecipatórias, técnicas de relaxamento, distração, humor, musicoterapia, kits de adaptação, grupos terapêuticos e estratégias promotoras de esperança.Objective: Identify the adaptation process of the child and family to hospitalization and map the nursing interventions that promote the child/youth/family’s adaptation to hospitalization. Method: Elaboration of a Scoping Review based on the Joanna Briggs Institute (2014). Inclusion criteria - Population: Child, Young (0–18 years old); Concept: Interventions promoting adaptation and Context: Hospitalization. The studies considered were quantitative, qualitative and systematic reviews. Electronic databases used for article search - PUBMED, MEDLINE and CINAHL. Selection criteria: full text articles dated between 2012 and 2019. Languages of inclusion: Portuguese and English. Results: A total of 14 articles were analyzed, including 2 systematic reviews of the literature, 7 qualitative studies and 5 quantitative studies. The results of the analysis were organized by themes: the child’s adaptation to hospitalization, the parent’s adaptation to hospitalization and strategies promoting adaptation to hospitalization. The interventions aimed at children are focused on strengthening coping mechanisms and on increasing the sense of security. These have been categorized into communication strategies; playful activities and relaxation activities; and promotion of hope and coping strategies. Conclusion: The mapped Nursing interventions that promote adaptation to hospitalization intend to decrease the child / family’s anxiety and stress, increasing the ability to receive information and to participate in care and decisions. Intervention such as therapeutic play, anticipatory information, relaxation techniques, distraction, humor, music therapy, adaptation kits, therapeutic groups and hope-promoting strategies are emphasized.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarros, InêsLourenço, MargaridaNunes, ElisabeteCharepe, Zaida2021-03-15T09:53:34Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32193por1695-614110.6018/eglobal.41321185101393663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-26T01:37:26Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:59.009451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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