Análise de particularidades da participação lusófona em uma Rede de Conhecimentos em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanchetta, Margareth Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Medeiros, Marcelo, Carvalho, José Carlos, Baixinho, Cristina Rosa Soares Lavareda, Primo, Cândida Caniçali, Chaves, Manuel Carlos Rodrigues Fernandes, Gouveia, Márcia Teles de Oliveira, Girardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira, Rocha, Cristianne Maria Famer, Costa, Edwaldo, Santos, Walterlânia Silva, Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47205
Resumo: Objetivo Descrever o exercício conceitual de reflexão sobre as possibilidades e particularidades da participação das Escolas de Enfermagem e Faculdades de Enfermagem lusófonas na Rede de Conhecimentos em Enfermagem. Método Análise das informações obtidas em um levantamento de recursos institucionais de acordo com o marco conceitual proposto por Prug e Prusak sobre rede de conhecimentos. A ponderação de aspectos positivos e negativos - analisando o aprendizado com as informações - levou em consideração as possíveis soluções para um plano de ação. Resultados Tanto nas ações institucionais para suportar a pesquisa em Enfermagem como nos benefícios almejados com a participação na Rede existe o interesse na internacionalização da pesquisa e no trabalho colaborativo. Com a ampliação dos horizontes da ciência da Enfermagem lusófona, este trabalho visa aumentar o impacto da pesquisa e agilizar a divulgação e a utilização dos resultados, tanto na educação como na clínica. Conclusão e Implicações para a prática A participação das referidas instituições oferece inúmeras possibilidades de demonstrar originalidade, criatividade e perícia de sua prática docente e de pesquisa, favorecendo o compartilhamento de ideias e práticas. A prática de produção científica, por docentes e discentes, pode ser aprimorada pelo refinamento de modos de pensar, criar, produzir e disseminar.
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spelling Análise de particularidades da participação lusófona em uma Rede de Conhecimentos em EnfermagemAnalysis of the particularities of Lusophone participation in a Nursing Knowledge NetworkDifusão de InovaçãoEnfermagemSociedades de EnfermagemEscolas de EnfermagemPesquisa em EnfermagemObjetivo Descrever o exercício conceitual de reflexão sobre as possibilidades e particularidades da participação das Escolas de Enfermagem e Faculdades de Enfermagem lusófonas na Rede de Conhecimentos em Enfermagem. Método Análise das informações obtidas em um levantamento de recursos institucionais de acordo com o marco conceitual proposto por Prug e Prusak sobre rede de conhecimentos. A ponderação de aspectos positivos e negativos - analisando o aprendizado com as informações - levou em consideração as possíveis soluções para um plano de ação. Resultados Tanto nas ações institucionais para suportar a pesquisa em Enfermagem como nos benefícios almejados com a participação na Rede existe o interesse na internacionalização da pesquisa e no trabalho colaborativo. Com a ampliação dos horizontes da ciência da Enfermagem lusófona, este trabalho visa aumentar o impacto da pesquisa e agilizar a divulgação e a utilização dos resultados, tanto na educação como na clínica. Conclusão e Implicações para a prática A participação das referidas instituições oferece inúmeras possibilidades de demonstrar originalidade, criatividade e perícia de sua prática docente e de pesquisa, favorecendo o compartilhamento de ideias e práticas. A prática de produção científica, por docentes e discentes, pode ser aprimorada pelo refinamento de modos de pensar, criar, produzir e disseminar.Objective To describe the conceptual exercise of reflecting on the possibilities and particularities of the participation of Lusophone schools of nursing in the Nursing Knowledge Network. Method An analysis was conducted using information obtained from an environmental scan of institutional resources following the conceptual framework by Prug and Prusak on the knowledge networks. The learnings reported in the analysis are based on the collected information and reflections on the positive and negative aspects of participation, while proposing possible solutions for an action plan. Results There is interest in the internationalization of research and collaborative work both as institutional actions to support nursing research and potential benefits due to participation in the Network. The collaborative work has potential to increase the impact of research, expedite dissemination and use of results both in education and in clinical practice, broadening the horizons of Lusophone nursing science. Conclusion and Implications for practice Participation of these institutions in the Network offers numerous possibilities to demonstrate the originality, creativity and expertise of their teaching and research practice, encouraging the sharing of ideas and practices. The practice of scientific production in all its scenarios by educators and students can be improved through refined ways of thinking, creating, producing, and disseminating knowledge.Universidade Federal do Rio de JaneiroRepositório ComumZanchetta, Margareth SantosMedeiros, MarceloCarvalho, José CarlosBaixinho, Cristina Rosa Soares LavaredaPrimo, Cândida CaniçaliChaves, Manuel Carlos Rodrigues FernandesGouveia, Márcia Teles de OliveiraGirardon-Perlini, Nara Marilene OliveiraRocha, Cristianne Maria FamerCosta, EdwaldoSantos, Walterlânia SilvaPessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula2023-10-11T15:18:50Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47205porZanchetta, M.S., Medeiros, M., Carvalho, J.C.M., Baixinho, C.R.S.L., Primo, C.C., Chaves, M.C.R.F., Gouveira, M.T.O., Girardon-Perlini, N.M.O., Rocha, C.M.F., Costa, E., Santos, W.S., & Pessoa, V.L.M.P. (2023). Análise de particularidades da participação lusófona em uma Rede de Conhecimentos em Enfermagem. Escola Anna Nery, 27, e20220194. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2022-0194pt10.1590/2177-9465-EAN-2022-0194pt2177-9465info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-12T07:47:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:15.785797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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