Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Roberto Flavio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9870
Resumo: O ensino a distância é uma realidade há muitas décadas e nos últimos anos temos visto surgir, devido à popularização e maturidade da Internet, diversos cursos de graduação e pós-graduação em regime de ensino a distância online. Porém, nesta modalidade, temos de nos atentar que os perfis, tanto do professor quanto do estudante, normalmente, são diferentes do ensino presencial, onde há a interação “cara a cara” entre as partes. Deste modo, a falta de contacto direto faz com que o professor perca a perceção direta de como está o andamento de sua disciplina, necessitando, comumente, navegar por diversas ferramentas e relatórios para construir esta visão. Neste trabalho será apresentado o projeto de pesquisa onde será proposto um modelo visual para a criação de dashboards educacionais destinados às disciplinas baseadas em educação a distância online, fundamentado em um levantamento das métricas importantes para os professores, para a exibição de informações que permitam ao professor o acompanhamento, de forma visual e simplificada, de seus estudantes ao longo do curso.
id RCAP_282eda08bacd70f6a341c49c89ea452f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9870
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distânciaDashboards educacionaisEducação a distânciaElearningVisualização de informaçãoDocênciaFerramentas digitaisData visualizationTeacher supportDistance learningComputer science and educationEducational dashboardODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO ensino a distância é uma realidade há muitas décadas e nos últimos anos temos visto surgir, devido à popularização e maturidade da Internet, diversos cursos de graduação e pós-graduação em regime de ensino a distância online. Porém, nesta modalidade, temos de nos atentar que os perfis, tanto do professor quanto do estudante, normalmente, são diferentes do ensino presencial, onde há a interação “cara a cara” entre as partes. Deste modo, a falta de contacto direto faz com que o professor perca a perceção direta de como está o andamento de sua disciplina, necessitando, comumente, navegar por diversas ferramentas e relatórios para construir esta visão. Neste trabalho será apresentado o projeto de pesquisa onde será proposto um modelo visual para a criação de dashboards educacionais destinados às disciplinas baseadas em educação a distância online, fundamentado em um levantamento das métricas importantes para os professores, para a exibição de informações que permitam ao professor o acompanhamento, de forma visual e simplificada, de seus estudantes ao longo do curso.Distance learning has been a reality for many decades, and in recent years we have seen it emerge, due to the popularization and maturity of the Internet, various undergraduate and postgraduate courses online. However, in this modality, we must be aware that the profiles of both teacher and student are usually different from classroom teaching, where there is “face to face” interaction between the parties. Thus, the lack of direct contact causes the teacher to lose direct perception of the progress of his / her course, usually needing to navigate through various tools and reports to get this view. This work will present the research project of a visual model for the creation of educational dashboards for distance education-based subjects, based on a survey of the essential metrics for teachers, for the display of information that allows the teacher to monitor their students, in a visual and simplified way, throughout the course.Carvalho, ElizabethRepositório AbertoRezende, Roberto Flavio2020-07-20T11:34:17Z2020-06-242020-07-202020-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9870TID:202506100porRezende, Roberto Flavio - Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2019. 109 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:52Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:32.189005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância
title Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância
spellingShingle Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância
Rezende, Roberto Flavio
Dashboards educacionais
Educação a distância
Elearning
Visualização de informação
Docência
Ferramentas digitais
Data visualization
Teacher support
Distance learning
Computer science and education
Educational dashboard
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância
title_full Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância
title_fullStr Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância
title_full_unstemmed Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância
title_sort Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância
author Rezende, Roberto Flavio
author_facet Rezende, Roberto Flavio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Elizabeth
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Roberto Flavio
dc.subject.por.fl_str_mv Dashboards educacionais
Educação a distância
Elearning
Visualização de informação
Docência
Ferramentas digitais
Data visualization
Teacher support
Distance learning
Computer science and education
Educational dashboard
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Dashboards educacionais
Educação a distância
Elearning
Visualização de informação
Docência
Ferramentas digitais
Data visualization
Teacher support
Distance learning
Computer science and education
Educational dashboard
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description O ensino a distância é uma realidade há muitas décadas e nos últimos anos temos visto surgir, devido à popularização e maturidade da Internet, diversos cursos de graduação e pós-graduação em regime de ensino a distância online. Porém, nesta modalidade, temos de nos atentar que os perfis, tanto do professor quanto do estudante, normalmente, são diferentes do ensino presencial, onde há a interação “cara a cara” entre as partes. Deste modo, a falta de contacto direto faz com que o professor perca a perceção direta de como está o andamento de sua disciplina, necessitando, comumente, navegar por diversas ferramentas e relatórios para construir esta visão. Neste trabalho será apresentado o projeto de pesquisa onde será proposto um modelo visual para a criação de dashboards educacionais destinados às disciplinas baseadas em educação a distância online, fundamentado em um levantamento das métricas importantes para os professores, para a exibição de informações que permitam ao professor o acompanhamento, de forma visual e simplificada, de seus estudantes ao longo do curso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20T11:34:17Z
2020-06-24
2020-07-20
2020-06-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9870
TID:202506100
url http://hdl.handle.net/10400.2/9870
identifier_str_mv TID:202506100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rezende, Roberto Flavio - Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2019. 109 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135080286781440