Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9870 |
Resumo: | O ensino a distância é uma realidade há muitas décadas e nos últimos anos temos visto surgir, devido à popularização e maturidade da Internet, diversos cursos de graduação e pós-graduação em regime de ensino a distância online. Porém, nesta modalidade, temos de nos atentar que os perfis, tanto do professor quanto do estudante, normalmente, são diferentes do ensino presencial, onde há a interação “cara a cara” entre as partes. Deste modo, a falta de contacto direto faz com que o professor perca a perceção direta de como está o andamento de sua disciplina, necessitando, comumente, navegar por diversas ferramentas e relatórios para construir esta visão. Neste trabalho será apresentado o projeto de pesquisa onde será proposto um modelo visual para a criação de dashboards educacionais destinados às disciplinas baseadas em educação a distância online, fundamentado em um levantamento das métricas importantes para os professores, para a exibição de informações que permitam ao professor o acompanhamento, de forma visual e simplificada, de seus estudantes ao longo do curso. |
id |
RCAP_282eda08bacd70f6a341c49c89ea452f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9870 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distânciaDashboards educacionaisEducação a distânciaElearningVisualização de informaçãoDocênciaFerramentas digitaisData visualizationTeacher supportDistance learningComputer science and educationEducational dashboardODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO ensino a distância é uma realidade há muitas décadas e nos últimos anos temos visto surgir, devido à popularização e maturidade da Internet, diversos cursos de graduação e pós-graduação em regime de ensino a distância online. Porém, nesta modalidade, temos de nos atentar que os perfis, tanto do professor quanto do estudante, normalmente, são diferentes do ensino presencial, onde há a interação “cara a cara” entre as partes. Deste modo, a falta de contacto direto faz com que o professor perca a perceção direta de como está o andamento de sua disciplina, necessitando, comumente, navegar por diversas ferramentas e relatórios para construir esta visão. Neste trabalho será apresentado o projeto de pesquisa onde será proposto um modelo visual para a criação de dashboards educacionais destinados às disciplinas baseadas em educação a distância online, fundamentado em um levantamento das métricas importantes para os professores, para a exibição de informações que permitam ao professor o acompanhamento, de forma visual e simplificada, de seus estudantes ao longo do curso.Distance learning has been a reality for many decades, and in recent years we have seen it emerge, due to the popularization and maturity of the Internet, various undergraduate and postgraduate courses online. However, in this modality, we must be aware that the profiles of both teacher and student are usually different from classroom teaching, where there is “face to face” interaction between the parties. Thus, the lack of direct contact causes the teacher to lose direct perception of the progress of his / her course, usually needing to navigate through various tools and reports to get this view. This work will present the research project of a visual model for the creation of educational dashboards for distance education-based subjects, based on a survey of the essential metrics for teachers, for the display of information that allows the teacher to monitor their students, in a visual and simplified way, throughout the course.Carvalho, ElizabethRepositório AbertoRezende, Roberto Flavio2020-07-20T11:34:17Z2020-06-242020-07-202020-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9870TID:202506100porRezende, Roberto Flavio - Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2019. 109 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:52Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:32.189005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância |
title |
Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância |
spellingShingle |
Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância Rezende, Roberto Flavio Dashboards educacionais Educação a distância Elearning Visualização de informação Docência Ferramentas digitais Data visualization Teacher support Distance learning Computer science and education Educational dashboard ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância |
title_full |
Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância |
title_fullStr |
Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância |
title_full_unstemmed |
Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância |
title_sort |
Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância |
author |
Rezende, Roberto Flavio |
author_facet |
Rezende, Roberto Flavio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Elizabeth Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Roberto Flavio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dashboards educacionais Educação a distância Elearning Visualização de informação Docência Ferramentas digitais Data visualization Teacher support Distance learning Computer science and education Educational dashboard ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Dashboards educacionais Educação a distância Elearning Visualização de informação Docência Ferramentas digitais Data visualization Teacher support Distance learning Computer science and education Educational dashboard ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
O ensino a distância é uma realidade há muitas décadas e nos últimos anos temos visto surgir, devido à popularização e maturidade da Internet, diversos cursos de graduação e pós-graduação em regime de ensino a distância online. Porém, nesta modalidade, temos de nos atentar que os perfis, tanto do professor quanto do estudante, normalmente, são diferentes do ensino presencial, onde há a interação “cara a cara” entre as partes. Deste modo, a falta de contacto direto faz com que o professor perca a perceção direta de como está o andamento de sua disciplina, necessitando, comumente, navegar por diversas ferramentas e relatórios para construir esta visão. Neste trabalho será apresentado o projeto de pesquisa onde será proposto um modelo visual para a criação de dashboards educacionais destinados às disciplinas baseadas em educação a distância online, fundamentado em um levantamento das métricas importantes para os professores, para a exibição de informações que permitam ao professor o acompanhamento, de forma visual e simplificada, de seus estudantes ao longo do curso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-20T11:34:17Z 2020-06-24 2020-07-20 2020-06-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9870 TID:202506100 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9870 |
identifier_str_mv |
TID:202506100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rezende, Roberto Flavio - Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2019. 109 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135080286781440 |