O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Joana Mendonça
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2336
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_2843fe09f5047c3e72618f66207ac6d2
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação BásicaEducação MusicalEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Expressão MusicalMúsicaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).Este relatório de estágio refere-se a ambos os estágios pedagógicos efetuados, ao longo do ano letivo de 2011/2012, no âmbito da educação Pré-Escolar e do ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, este documento pretende contribuir para a descrição e reflexão do meu desempenho em ambos os estágios, neste momento de formação inicial, tendo em conta a temática escolhida e a análise documental enquadradora. A questão inicial, que serviu como ponto de partida para a realização deste mesmo documento, envolveu saber qual a contribuição da expressão/educação musical para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças na Educação Básica, tomando como referência quer a própria capacidade expressiva da criança quer as demais competências da expressão musical e de outras áreas curriculares. A escolha desta temática advém de uma curiosidade pessoal, querendo verificar o porquê da área musical não ser tão desenvolvida na educação de infância e no ensino do 1.º ciclo como as consideradas principais áreas, designadamente, as áreas do português e da matemática. Deste modo, para haver uma melhor compreensão acerca deste assunto, foram recolhidas informações, através da conversa exploratória efetuada com a educadora e professora cooperantes e com as crianças do grupo e turma do estágio. Para reforçar e enquadrar estas opiniões realizei um grande aprofundamento temático através da análise documental. Por fim, foi-me possível verificar que a expressão/educação musical é uma área rica para o desenvolvimento integral da criança embora a sua implementação nas salas de atividades/aulas não seja, normalmente, efetivada. Esta situação mostra que há uma certa falta de (in)formação, por parte dos educadores/professores no que diz respeito à área da expressão/educação musical e às suas potencialidades para ser integrada com as restantes áreas curriculares. Ao abordar atividades que promoviam a expressão/educação musical nas escolas de estágio, tentei perceber o porquê da neglicência desta área nas salas de atividades/aulas e assumi o compromisso de, através da minha prática, dar um “passo” em direção à mudança de práticas para a escola de hoje. Assim sendo, este relatório de estágio é um meio para “olhar” o contexto onde a minha prática pedagógica foi desenvolvida, permitindo, ao mesmo tempo analisar, refletir e apreciar o meu desempenho enquanto educadora/professora em fase de desenvolvimento e aprendizagem profissional.ABSTRACT: This internship report refers to both teaching practices accomplished during the school year of 2011/2012, in the context of Preschool and the 1st Cycle of Basic Education. As such, this document aims to contribute a description and a complete reflection of my performance in both stages, in this moment of initial training. This abstract takes into account the theme chosen and the framed document analysis. The initial question, which was used as a starting point for the realization of this document, engages the understanding of the contributions involving the music expression/education for the development and learning of children in Basic Education, with reference to both the expressive power of own child and additional powers evolving music education and other curriculum areas. Choosing this theme comes from a personal curiosity, in wanting to know why this musical area is not as developed in the early childhood education and the 1st Cycle of Basic Education as those considered the key areas, namely the areas of Portuguese language and mathematics. In this case, to have a better understanding about this issue, information was collected through exploratory conversations with the cooperative teachers and the children from the internship. To reinforce and frame these views, I did a great stepping through the analysis of thematic documents. Finally, I was able to verify that the study of music expression/education is an integral part of the development of the child, although its implementation in the classrooms does not reflect such. This demonstrates the lack of (in)formation provided to educators and teachers in regard to this musical area and its potential to be integrated with the other curriculum areas. Through activities that promoted music expression/education in the schools of my internship, I tried to understand why this area is neglected within the classrooms, and made a commitment, through my practice, to take a "step" towards a change of the practices in schools of nowadays. Therefore, this internship report is an approach to “looking” the context in which my teaching practice was developed, allowing, at the same time, to analyze, reflect and enjoy my performance as an educator/teacher under development and professional learning.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresMarques, Joana Mendonça2013-10-24T12:03:18Z2013-06-192013-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2336porMarques, Joana Mendonça – "O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica". Angra do Heroísmo : Universidade dos Açores. 2013. 106 p.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:08Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:01.331265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica
title O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica
spellingShingle O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica
Marques, Joana Mendonça
Educação Musical
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Musical
Música
title_short O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica
title_full O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica
title_fullStr O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica
title_full_unstemmed O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica
title_sort O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica
author Marques, Joana Mendonça
author_facet Marques, Joana Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Joana Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Musical
Música
topic Educação Musical
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Musical
Música
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-24T12:03:18Z
2013-06-19
2013-06-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2336
url http://hdl.handle.net/10400.3/2336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marques, Joana Mendonça – "O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica". Angra do Heroísmo : Universidade dos Açores. 2013. 106 p.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130698107322368