Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luís Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30960
Resumo: Numa região que procurava soluções para responder aos problemas sociais resultantes das disrupções socioeconómicas provocadas pelas calamidades epidémicas, ecológicas e humanas, a coroa fomentou a articulação com as câmaras, para impor modelos comuns de atuação. O presente texto propõe-se analisar como este emaranhado institucional contribuiu para a Loulé quinhentista enfrentar os perigos epidémicos. A crescente conexão de poderes parece ter favorecido a implementação de soluções comuns de isolamento e de solidariedade assentes em instituições de assistência permanentes. Com esta finalidade, importa compreender como os poderes municipal, senhorial e régio se articularam para implementarem modelos comuns de proteção da comunidade. Analisaremos igualmente como as respostas se refletiram nas camadas mais frágeis da população, como as comunas mouriscas e judaicas quatrocentistas louletanas. Por fim, examinaremos de que forma estas circunstâncias se repercutiram na aquisição de serviços de saúde na vila algarvia, com a contratação permanente de profissionais de cura.
id RCAP_284d4c5ca9752c2da378f183c70494da
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentistaSaúdeEpidemiasHospitaisPartidos de medicinaNuma região que procurava soluções para responder aos problemas sociais resultantes das disrupções socioeconómicas provocadas pelas calamidades epidémicas, ecológicas e humanas, a coroa fomentou a articulação com as câmaras, para impor modelos comuns de atuação. O presente texto propõe-se analisar como este emaranhado institucional contribuiu para a Loulé quinhentista enfrentar os perigos epidémicos. A crescente conexão de poderes parece ter favorecido a implementação de soluções comuns de isolamento e de solidariedade assentes em instituições de assistência permanentes. Com esta finalidade, importa compreender como os poderes municipal, senhorial e régio se articularam para implementarem modelos comuns de proteção da comunidade. Analisaremos igualmente como as respostas se refletiram nas camadas mais frágeis da população, como as comunas mouriscas e judaicas quatrocentistas louletanas. Por fim, examinaremos de que forma estas circunstâncias se repercutiram na aquisição de serviços de saúde na vila algarvia, com a contratação permanente de profissionais de cura.Câmara Municipal de Loulé2022-01-31T15:32:38Z2022-01-312021-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/30960http://hdl.handle.net/10174/30960porLuís Ribeiro Gonçalves, «Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentista», em Atas do IV Encontro de História de Loulé (IV Encontro de História de Loulé, Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 2021), 177–95.https://www.cm-loule.pt/pt/menu/2148/iv-encontro-de-historia.aspxsimsimnaolcrg@uevora.pt732Gonçalves, Luís Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:29:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:12.816582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentista
title Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentista
spellingShingle Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentista
Gonçalves, Luís Ribeiro
Saúde
Epidemias
Hospitais
Partidos de medicina
title_short Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentista
title_full Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentista
title_fullStr Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentista
title_full_unstemmed Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentista
title_sort Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentista
author Gonçalves, Luís Ribeiro
author_facet Gonçalves, Luís Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Luís Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Epidemias
Hospitais
Partidos de medicina
topic Saúde
Epidemias
Hospitais
Partidos de medicina
description Numa região que procurava soluções para responder aos problemas sociais resultantes das disrupções socioeconómicas provocadas pelas calamidades epidémicas, ecológicas e humanas, a coroa fomentou a articulação com as câmaras, para impor modelos comuns de atuação. O presente texto propõe-se analisar como este emaranhado institucional contribuiu para a Loulé quinhentista enfrentar os perigos epidémicos. A crescente conexão de poderes parece ter favorecido a implementação de soluções comuns de isolamento e de solidariedade assentes em instituições de assistência permanentes. Com esta finalidade, importa compreender como os poderes municipal, senhorial e régio se articularam para implementarem modelos comuns de proteção da comunidade. Analisaremos igualmente como as respostas se refletiram nas camadas mais frágeis da população, como as comunas mouriscas e judaicas quatrocentistas louletanas. Por fim, examinaremos de que forma estas circunstâncias se repercutiram na aquisição de serviços de saúde na vila algarvia, com a contratação permanente de profissionais de cura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20T00:00:00Z
2022-01-31T15:32:38Z
2022-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30960
http://hdl.handle.net/10174/30960
url http://hdl.handle.net/10174/30960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Luís Ribeiro Gonçalves, «Saúde e assistência durante as epidemias na Loulé quinhentista», em Atas do IV Encontro de História de Loulé (IV Encontro de História de Loulé, Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 2021), 177–95.
https://www.cm-loule.pt/pt/menu/2148/iv-encontro-de-historia.aspx
sim
sim
nao
lcrg@uevora.pt
732
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Câmara Municipal de Loulé
publisher.none.fl_str_mv Câmara Municipal de Loulé
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136684194922496