Estudo dos mecanismos de resistência à antracnose em purgueira (Jatropha curcas)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, César Castelo Branco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19117
Resumo: Este trabalho teve como objectivo investigar mecanismos de resistência à antracnose (Colletotrichum gloeosporioides), uma doença limitante da produção de Jatropha curcas, uma planta tropical que recentemente tem sido importante para a produção de biodiesel. A partir duma colecção de acessos de J. curcas previamente caracterizada quanto ao nível de resistência à antracnose, foram seleccionados 2 acessos que apresentaram os resultados mais contrastantes, e classificados como resistente (J49) e susceptível (J51) e acompanhada a progressão da infecção em cada um dos acessos através de microscopia electrónica de varrimento ao longo de 5 dias após a inoculação das folhas. Os resultados mostram que a percentagem de septação e germinação dos conídios no acesso resistente é aproximadamente um terço daquela no acesso susceptível. A expressão de 14 genes candidatos, associados a mecanismos de defesa em plantas contra doenças foi quantificada em ambos acessos para investigar resposta a infecções por C. gloeosporioides. A expressão de genes membros da família das quitinases tipo III mostrou ser significativamente superior no acesso resistente mas esta sobreexpressão é devida de forma mais significativa ao efeito do ferimento antes da inoculação e menos como resposta à presença do patogénico. Os níveis de expressão de um gene da família das curcinas foi significativamente muito superior em amostras feridas sem inóculo, sugerindo que a presença do C. gloeosporioides contraria o efeito do ferimento dos tecidos foliares. Rastreiros à resistência a outros fungos patogénicos como Alternaria alternata, Botrytis cinerea e Stemphylium sp. foram efectuados em 16 acessos de J. curcas. Os acessos responderam de forma distinta a cada fungo, apontando para que os mecanismos de defesa da planta sejam dependentes do fungo colonizador. A espécie B. cinerea foi aquela que provocou as mais severas lesões foliares enquanto que a A. alternata as menores.
id RCAP_28eddd53cad6c8614b9859e665a900d4
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19117
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Estudo dos mecanismos de resistência à antracnose em purgueira (Jatropha curcas)AntracnoseColletotrichum gloeosporioidesExpressão génicaJatropha curcasMicroscopiaResistênciaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasEste trabalho teve como objectivo investigar mecanismos de resistência à antracnose (Colletotrichum gloeosporioides), uma doença limitante da produção de Jatropha curcas, uma planta tropical que recentemente tem sido importante para a produção de biodiesel. A partir duma colecção de acessos de J. curcas previamente caracterizada quanto ao nível de resistência à antracnose, foram seleccionados 2 acessos que apresentaram os resultados mais contrastantes, e classificados como resistente (J49) e susceptível (J51) e acompanhada a progressão da infecção em cada um dos acessos através de microscopia electrónica de varrimento ao longo de 5 dias após a inoculação das folhas. Os resultados mostram que a percentagem de septação e germinação dos conídios no acesso resistente é aproximadamente um terço daquela no acesso susceptível. A expressão de 14 genes candidatos, associados a mecanismos de defesa em plantas contra doenças foi quantificada em ambos acessos para investigar resposta a infecções por C. gloeosporioides. A expressão de genes membros da família das quitinases tipo III mostrou ser significativamente superior no acesso resistente mas esta sobreexpressão é devida de forma mais significativa ao efeito do ferimento antes da inoculação e menos como resposta à presença do patogénico. Os níveis de expressão de um gene da família das curcinas foi significativamente muito superior em amostras feridas sem inóculo, sugerindo que a presença do C. gloeosporioides contraria o efeito do ferimento dos tecidos foliares. Rastreiros à resistência a outros fungos patogénicos como Alternaria alternata, Botrytis cinerea e Stemphylium sp. foram efectuados em 16 acessos de J. curcas. Os acessos responderam de forma distinta a cada fungo, apontando para que os mecanismos de defesa da planta sejam dependentes do fungo colonizador. A espécie B. cinerea foi aquela que provocou as mais severas lesões foliares enquanto que a A. alternata as menores.Goulão, LuísLeitão, AnaRUNEsteves, César Castelo Branco2016-10-13T10:23:50Z2015-032016-102015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:37:09ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos mecanismos de resistência à antracnose em purgueira (Jatropha curcas)
title Estudo dos mecanismos de resistência à antracnose em purgueira (Jatropha curcas)
spellingShingle Estudo dos mecanismos de resistência à antracnose em purgueira (Jatropha curcas)
Esteves, César Castelo Branco
Antracnose
Colletotrichum gloeosporioides
Expressão génica
Jatropha curcas
Microscopia
Resistência
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Estudo dos mecanismos de resistência à antracnose em purgueira (Jatropha curcas)
title_full Estudo dos mecanismos de resistência à antracnose em purgueira (Jatropha curcas)
title_fullStr Estudo dos mecanismos de resistência à antracnose em purgueira (Jatropha curcas)
title_full_unstemmed Estudo dos mecanismos de resistência à antracnose em purgueira (Jatropha curcas)
title_sort Estudo dos mecanismos de resistência à antracnose em purgueira (Jatropha curcas)
author Esteves, César Castelo Branco
author_facet Esteves, César Castelo Branco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goulão, Luís
Leitão, Ana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, César Castelo Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Antracnose
Colletotrichum gloeosporioides
Expressão génica
Jatropha curcas
Microscopia
Resistência
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Antracnose
Colletotrichum gloeosporioides
Expressão génica
Jatropha curcas
Microscopia
Resistência
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Este trabalho teve como objectivo investigar mecanismos de resistência à antracnose (Colletotrichum gloeosporioides), uma doença limitante da produção de Jatropha curcas, uma planta tropical que recentemente tem sido importante para a produção de biodiesel. A partir duma colecção de acessos de J. curcas previamente caracterizada quanto ao nível de resistência à antracnose, foram seleccionados 2 acessos que apresentaram os resultados mais contrastantes, e classificados como resistente (J49) e susceptível (J51) e acompanhada a progressão da infecção em cada um dos acessos através de microscopia electrónica de varrimento ao longo de 5 dias após a inoculação das folhas. Os resultados mostram que a percentagem de septação e germinação dos conídios no acesso resistente é aproximadamente um terço daquela no acesso susceptível. A expressão de 14 genes candidatos, associados a mecanismos de defesa em plantas contra doenças foi quantificada em ambos acessos para investigar resposta a infecções por C. gloeosporioides. A expressão de genes membros da família das quitinases tipo III mostrou ser significativamente superior no acesso resistente mas esta sobreexpressão é devida de forma mais significativa ao efeito do ferimento antes da inoculação e menos como resposta à presença do patogénico. Os níveis de expressão de um gene da família das curcinas foi significativamente muito superior em amostras feridas sem inóculo, sugerindo que a presença do C. gloeosporioides contraria o efeito do ferimento dos tecidos foliares. Rastreiros à resistência a outros fungos patogénicos como Alternaria alternata, Botrytis cinerea e Stemphylium sp. foram efectuados em 16 acessos de J. curcas. Os acessos responderam de forma distinta a cada fungo, apontando para que os mecanismos de defesa da planta sejam dependentes do fungo colonizador. A espécie B. cinerea foi aquela que provocou as mais severas lesões foliares enquanto que a A. alternata as menores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03
2015-03-01T00:00:00Z
2016-10-13T10:23:50Z
2016-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19117
url http://hdl.handle.net/10362/19117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302933100036097