Monitorização de sistema de baterias para veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Nuno Filipe Rocha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/4497
Resumo: Uma das maiores preocupações do mundo neste momento prende-se com o facto da grande dependência do petróleo e seus aglomerados. Esta dependência causa dois problemas: novos estudos fomentam o começo da escassez deste produto, atirando para cima o preço deste material precioso, e a poluição que que este causa. Um dos sectores mais dependentes e que mais polui, é o dos transportes. Nos últimos anos, o mundo teve finalmente noção deste problema e uma das apostas neste sector é o desenvolvimento da célula de combustível, uma tecnologia que utiliza água como combustível, podendo ser reutilizada. É uma tecnologia ainda em fase de introdução pelo que, para já, a médio prazo não será solução. Uma solução intermédia é a utilização de energia elétrica como ―combustível‖. Apesar de grande parte da produção de energia elétrica ser a partir da queima de derivados de petróleo, os motores elétricos são por si só muito mais eficientes comparando com os motores de combustão. Não se vai aqui debater se são uma solução com viabilidade devido à questão da transferência da dependência do petróleo do sector dos transportes para o sector da produção de energia elétrica. O objetivo deste trabalho será desenvolver um sistema de faça a gestão do ―combustível‖ dos veículos elétricos, ou seja, baterias. Essa gestão tem como objetivo aumentar a autonomia do veículo e prolongar o tempo de vida das baterias. Na primeira fase, uma introdução à atualidade dos veículos elétricos, fazendo uma análise às diferentes soluções. Serão referidas os diferentes tipos de baterias e suas características, passando depois para exemplos de sistemas de gestão de baterias. A explicação da ideia para este sistema vem com o capítulo projeto, ficando a implementação para o capítulo seguinte.
id RCAP_2965c1b23debf633ec553dbf6fb68578
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/4497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Monitorização de sistema de baterias para veículos elétricosVeículo elétricoBateriasEnergia elétricaBateria de chumbo ácidoControladorCarregadorMonitorizaçãoMotor elétricoMotor de combustãoUma das maiores preocupações do mundo neste momento prende-se com o facto da grande dependência do petróleo e seus aglomerados. Esta dependência causa dois problemas: novos estudos fomentam o começo da escassez deste produto, atirando para cima o preço deste material precioso, e a poluição que que este causa. Um dos sectores mais dependentes e que mais polui, é o dos transportes. Nos últimos anos, o mundo teve finalmente noção deste problema e uma das apostas neste sector é o desenvolvimento da célula de combustível, uma tecnologia que utiliza água como combustível, podendo ser reutilizada. É uma tecnologia ainda em fase de introdução pelo que, para já, a médio prazo não será solução. Uma solução intermédia é a utilização de energia elétrica como ―combustível‖. Apesar de grande parte da produção de energia elétrica ser a partir da queima de derivados de petróleo, os motores elétricos são por si só muito mais eficientes comparando com os motores de combustão. Não se vai aqui debater se são uma solução com viabilidade devido à questão da transferência da dependência do petróleo do sector dos transportes para o sector da produção de energia elétrica. O objetivo deste trabalho será desenvolver um sistema de faça a gestão do ―combustível‖ dos veículos elétricos, ou seja, baterias. Essa gestão tem como objetivo aumentar a autonomia do veículo e prolongar o tempo de vida das baterias. Na primeira fase, uma introdução à atualidade dos veículos elétricos, fazendo uma análise às diferentes soluções. Serão referidas os diferentes tipos de baterias e suas características, passando depois para exemplos de sistemas de gestão de baterias. A explicação da ideia para este sistema vem com o capítulo projeto, ficando a implementação para o capítulo seguinte.A major concern of the today’s world relates to the heavy dependence on oil and its clusters. This dependency causes two problems: new studies promote the early shortage of this product, shooting up the price of this precious material, and pollution that this causes. One of the sectors most dependent and that pollutes more, is transport. In recent years, the world has finally concept of this problem and one of the stakes in this sector is the development of fuel cell technology that uses water as fuel, may be reused. This technology is still in the introduction that, for now, in the medium term will not be the solution. An intermediate solution is to use electrical energy as "fuel". While much of the production of electricity is from burning of petroleum products, electric motors alone are much more efficient compared to combustion engines. Do not go here if you are discussing a solution with viability due to the issue of the transfer of oil dependence in the transport sector for the production of electricity. This study will develop a system manages the "fuel" for electric vehicles, or batteries. This management aims to increase the autonomy of the vehicle and prolong battery life. In the first phase, will present an introduction of electric vehicles by making an analysis of the different solutions. Will be referred to the different battery types and their characteristics, then moving to examples of battery management systems. The explanation of the idea for this system comes with chapter project, leaving the implementation to the next chapter.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do PortoSantos, João Vieira dosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Nuno Filipe Rocha2014-06-05T11:40:52Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/4497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:44:37Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/4497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:21.915441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Monitorização de sistema de baterias para veículos elétricos
title Monitorização de sistema de baterias para veículos elétricos
spellingShingle Monitorização de sistema de baterias para veículos elétricos
Carvalho, Nuno Filipe Rocha
Veículo elétrico
Baterias
Energia elétrica
Bateria de chumbo ácido
Controlador
Carregador
Monitorização
Motor elétrico
Motor de combustão
title_short Monitorização de sistema de baterias para veículos elétricos
title_full Monitorização de sistema de baterias para veículos elétricos
title_fullStr Monitorização de sistema de baterias para veículos elétricos
title_full_unstemmed Monitorização de sistema de baterias para veículos elétricos
title_sort Monitorização de sistema de baterias para veículos elétricos
author Carvalho, Nuno Filipe Rocha
author_facet Carvalho, Nuno Filipe Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, João Vieira dos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Nuno Filipe Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Veículo elétrico
Baterias
Energia elétrica
Bateria de chumbo ácido
Controlador
Carregador
Monitorização
Motor elétrico
Motor de combustão
topic Veículo elétrico
Baterias
Energia elétrica
Bateria de chumbo ácido
Controlador
Carregador
Monitorização
Motor elétrico
Motor de combustão
description Uma das maiores preocupações do mundo neste momento prende-se com o facto da grande dependência do petróleo e seus aglomerados. Esta dependência causa dois problemas: novos estudos fomentam o começo da escassez deste produto, atirando para cima o preço deste material precioso, e a poluição que que este causa. Um dos sectores mais dependentes e que mais polui, é o dos transportes. Nos últimos anos, o mundo teve finalmente noção deste problema e uma das apostas neste sector é o desenvolvimento da célula de combustível, uma tecnologia que utiliza água como combustível, podendo ser reutilizada. É uma tecnologia ainda em fase de introdução pelo que, para já, a médio prazo não será solução. Uma solução intermédia é a utilização de energia elétrica como ―combustível‖. Apesar de grande parte da produção de energia elétrica ser a partir da queima de derivados de petróleo, os motores elétricos são por si só muito mais eficientes comparando com os motores de combustão. Não se vai aqui debater se são uma solução com viabilidade devido à questão da transferência da dependência do petróleo do sector dos transportes para o sector da produção de energia elétrica. O objetivo deste trabalho será desenvolver um sistema de faça a gestão do ―combustível‖ dos veículos elétricos, ou seja, baterias. Essa gestão tem como objetivo aumentar a autonomia do veículo e prolongar o tempo de vida das baterias. Na primeira fase, uma introdução à atualidade dos veículos elétricos, fazendo uma análise às diferentes soluções. Serão referidas os diferentes tipos de baterias e suas características, passando depois para exemplos de sistemas de gestão de baterias. A explicação da ideia para este sistema vem com o capítulo projeto, ficando a implementação para o capítulo seguinte.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-06-05T11:40:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/4497
url http://hdl.handle.net/10400.22/4497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131346686181376