Contar histórias na creche e no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Cristina Maria Marques dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7787
Resumo: A compreensão do funcionamento da mente humana está intimamente ligada à relação da narrativa com a ação do homem, dado que a forma narrativa tem o poder de interpretar e de (re)construir realidades. Este relatório apresenta, de forma descritiva e refletida, as intervenções pedagógicas realizadas numa sala de creche e numa sala de jardim-de-infância, abordando o ouvir e o contar histórias com base nas narrativas produzidas pelas crianças. A abordagem das narrativas visa acentuar a importância do processo narrativo para a construção do conhecimento e tem como suporte as perspetivas teóricas de autores que a legitimam no espaço educativo. As intervenções pedagógicas realizadas, bem como a recolha e tratamento de dados, foram alvo de uma análise interpretativa e de uma reflexão crítica que incidiu sobre o seu desenvolvimento e sobre os resultados obtidos, enquadrando-se nos pressupostos e procedimentos de uma estratégia de Investigação – Ação. As intervenções descritas neste estudo pretendiam otimizar a aquisição e o desenvolvimento das estruturas da narrativa, assim como desenvolver o gosto pela sua audição e pela sua produção, evidenciando o seu papel na construção do pensamento e do conhecimento. Foram ainda realizados inquéritos, por questionário, às educadoras cooperantes para nos inteirarmos dos critérios que presidem à sua escolha das histórias, à forma como as contam e com que intencionalidades. Tendo em consideração os processos de construção do conhecimento e a aprendizagem das crianças, pretendemos compreender e avaliar a sua ação no sentido de abonar o valor da narrativa como um instrumento pedagógico e didático, enquanto garante de acesso à leitura do mundo e instrumento de orientação vital na reconstrução da identidade, uma vez que amplia a capacidade de organização cognitiva, isto é, reestruturando, negociando e transformando os conteúdos preexistentes com os novos conteúdos, contribuindo, deste modo, para uma melhoria do processo de desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.
id RCAP_296e59905214a49c98d21d846da62bb6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7787
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contar histórias na creche e no jardim-de-infânciaum estudo sobre a aquisição e o desenvolvimento das estruturas da narrativaEstrutura da narrativaHistóriasCrecheJardim-de-infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioNarrative structuresStoriesNurseryKindergarten (Portugal)A compreensão do funcionamento da mente humana está intimamente ligada à relação da narrativa com a ação do homem, dado que a forma narrativa tem o poder de interpretar e de (re)construir realidades. Este relatório apresenta, de forma descritiva e refletida, as intervenções pedagógicas realizadas numa sala de creche e numa sala de jardim-de-infância, abordando o ouvir e o contar histórias com base nas narrativas produzidas pelas crianças. A abordagem das narrativas visa acentuar a importância do processo narrativo para a construção do conhecimento e tem como suporte as perspetivas teóricas de autores que a legitimam no espaço educativo. As intervenções pedagógicas realizadas, bem como a recolha e tratamento de dados, foram alvo de uma análise interpretativa e de uma reflexão crítica que incidiu sobre o seu desenvolvimento e sobre os resultados obtidos, enquadrando-se nos pressupostos e procedimentos de uma estratégia de Investigação – Ação. As intervenções descritas neste estudo pretendiam otimizar a aquisição e o desenvolvimento das estruturas da narrativa, assim como desenvolver o gosto pela sua audição e pela sua produção, evidenciando o seu papel na construção do pensamento e do conhecimento. Foram ainda realizados inquéritos, por questionário, às educadoras cooperantes para nos inteirarmos dos critérios que presidem à sua escolha das histórias, à forma como as contam e com que intencionalidades. Tendo em consideração os processos de construção do conhecimento e a aprendizagem das crianças, pretendemos compreender e avaliar a sua ação no sentido de abonar o valor da narrativa como um instrumento pedagógico e didático, enquanto garante de acesso à leitura do mundo e instrumento de orientação vital na reconstrução da identidade, uma vez que amplia a capacidade de organização cognitiva, isto é, reestruturando, negociando e transformando os conteúdos preexistentes com os novos conteúdos, contribuindo, deste modo, para uma melhoria do processo de desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.Understanding how the human mind works is closely linked to the relationship between the narrative and the human action, since the narrative has the power to interpret and to (re) construct realities. This report presents, in descriptive and reflective form, the pedagogical interventions that have been carried out in a nursery and in a kindergarten room, approaching the hearing and the telling of stories based on narratives produced by the children. The approach of those narratives aims to underline the importance of the narrative process for the knowledge construction and is supported by the theoretical perspectives of authors that legitimate it in the educational space. The pedagogical interventions as well as the collection and processing of data have been subjected to an interpretative analysis and critical reflection that focused on the development and the results, using the assumptions and the methodological procedures of research-action strategy. The described interventions in this study intended to optimize the acquisition and development of narrative structures, as well as to develop the taste for hearing and telling stories, highlighting its role in the construction of thought and knowledge. Surveys were also carried out by questionnaire to the cooperating educators to evaluate the criteria they use to select the stories, the different ways they tell and their intentionality. Given the construction of knowledge processes and the children’s learning, we intend to understand and evaluate their action to establish the value of the narrative as an educational and teaching tool, while ensuring the access to reading the world, being at the same time a vital guidance tool to the reconstruction of the identity, since it expand cognitive organizational skills, that is, restructuring, negotiating and transforming the preexistent contents with new contents, this will go a long way in improving the children's cognitive and emotional development process.Escola Superior de educação, Instituto Politécnico de SetúbalPereira, LucianoRepositório ComumReis, Cristina Maria Marques dos2015-02-19T16:00:44Z2014-122015-022014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7787TID:201192160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:22.555498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contar histórias na creche e no jardim-de-infância
um estudo sobre a aquisição e o desenvolvimento das estruturas da narrativa
title Contar histórias na creche e no jardim-de-infância
spellingShingle Contar histórias na creche e no jardim-de-infância
Reis, Cristina Maria Marques dos
Estrutura da narrativa
Histórias
Creche
Jardim-de-infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Narrative structures
Stories
Nursery
Kindergarten (Portugal)
title_short Contar histórias na creche e no jardim-de-infância
title_full Contar histórias na creche e no jardim-de-infância
title_fullStr Contar histórias na creche e no jardim-de-infância
title_full_unstemmed Contar histórias na creche e no jardim-de-infância
title_sort Contar histórias na creche e no jardim-de-infância
author Reis, Cristina Maria Marques dos
author_facet Reis, Cristina Maria Marques dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Luciano
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Cristina Maria Marques dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura da narrativa
Histórias
Creche
Jardim-de-infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Narrative structures
Stories
Nursery
Kindergarten (Portugal)
topic Estrutura da narrativa
Histórias
Creche
Jardim-de-infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Narrative structures
Stories
Nursery
Kindergarten (Portugal)
description A compreensão do funcionamento da mente humana está intimamente ligada à relação da narrativa com a ação do homem, dado que a forma narrativa tem o poder de interpretar e de (re)construir realidades. Este relatório apresenta, de forma descritiva e refletida, as intervenções pedagógicas realizadas numa sala de creche e numa sala de jardim-de-infância, abordando o ouvir e o contar histórias com base nas narrativas produzidas pelas crianças. A abordagem das narrativas visa acentuar a importância do processo narrativo para a construção do conhecimento e tem como suporte as perspetivas teóricas de autores que a legitimam no espaço educativo. As intervenções pedagógicas realizadas, bem como a recolha e tratamento de dados, foram alvo de uma análise interpretativa e de uma reflexão crítica que incidiu sobre o seu desenvolvimento e sobre os resultados obtidos, enquadrando-se nos pressupostos e procedimentos de uma estratégia de Investigação – Ação. As intervenções descritas neste estudo pretendiam otimizar a aquisição e o desenvolvimento das estruturas da narrativa, assim como desenvolver o gosto pela sua audição e pela sua produção, evidenciando o seu papel na construção do pensamento e do conhecimento. Foram ainda realizados inquéritos, por questionário, às educadoras cooperantes para nos inteirarmos dos critérios que presidem à sua escolha das histórias, à forma como as contam e com que intencionalidades. Tendo em consideração os processos de construção do conhecimento e a aprendizagem das crianças, pretendemos compreender e avaliar a sua ação no sentido de abonar o valor da narrativa como um instrumento pedagógico e didático, enquanto garante de acesso à leitura do mundo e instrumento de orientação vital na reconstrução da identidade, uma vez que amplia a capacidade de organização cognitiva, isto é, reestruturando, negociando e transformando os conteúdos preexistentes com os novos conteúdos, contribuindo, deste modo, para uma melhoria do processo de desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-02-19T16:00:44Z
2015-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7787
TID:201192160
url http://hdl.handle.net/10400.26/7787
identifier_str_mv TID:201192160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135330457092096