Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Cristina Pereira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moreira, J. António, Costa, Paulo Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3131
Resumo: Os ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa instituição portuguesa de ensino superior público a distância, a Universidade Aberta, desenvolvemos um estudo exploratório, através de uma metodologia essencialmente qualitativa, com estudantes de três cursos de estudos pós-graduados com o objetivo de perceber se a organização do design do ambiente de aprendizagem e o modelo pedagógico utilizado produziram experiências educacionais relevantes, sobretudo em aspetos relacionados com as dinâmicas comunicacionais que foram emergindo no seu seio. Concluímos que as dimensões inerentes ao modelo adotado, designadamente as dimensões social e de ensino interagiram entre si e influenciaram-se mutuamente promovendo experiências educacionais relevantes.
id RCAP_2975d243dc7d21095ebb400440435fb6
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduaçãoEnsino a distânciaComunidades de aprendizagemComunicação onlineDistance educationLearning communityOnline communicationOs ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa instituição portuguesa de ensino superior público a distância, a Universidade Aberta, desenvolvemos um estudo exploratório, através de uma metodologia essencialmente qualitativa, com estudantes de três cursos de estudos pós-graduados com o objetivo de perceber se a organização do design do ambiente de aprendizagem e o modelo pedagógico utilizado produziram experiências educacionais relevantes, sobretudo em aspetos relacionados com as dinâmicas comunicacionais que foram emergindo no seu seio. Concluímos que as dimensões inerentes ao modelo adotado, designadamente as dimensões social e de ensino interagiram entre si e influenciaram-se mutuamente promovendo experiências educacionais relevantes.The online environments and the learning communities are changing the institutionalized structures of creation and dissemination of knowledge, emerging as a complement to pre-existing forms of organizational learning. In these environments and communities, the process of knowledge construction is based on the social interaction.. Referring to our teaching experience in an institution of portuguese public higher education distance learning -Open University-, we developed an exploratory study, through a methodology essentially qualitative, with students from three courses of postgraduate studies with the purpose of understand if the design of the learning environment and the pedagogical model used have produced relevant educational experiences, particularly in aspects related with the creation of communicational dynamics. We conclude that the dimensions associated to the adopted model, particularly the social and teaching dimensions interacted and influenced each other, promoting relevant educational experiences.São Cristóvão (SE)Repositório AbertoVieira, Cristina PereiraMoreira, J. AntónioCosta, Paulo Manuel2014-05-03T12:20:35Z2013-022013-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3131porVieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Costa, Paulo Manuel - Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação. "Revista EDaPECI"[Em linha]. ISSN 2I176-171X. Vol. 13, nº 2 (Maio/Ago. 2013), p. 216-2332I176-171Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:27.190949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação
title Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação
spellingShingle Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação
Vieira, Cristina Pereira
Ensino a distância
Comunidades de aprendizagem
Comunicação online
Distance education
Learning community
Online communication
title_short Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação
title_full Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação
title_fullStr Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação
title_full_unstemmed Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação
title_sort Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação
author Vieira, Cristina Pereira
author_facet Vieira, Cristina Pereira
Moreira, J. António
Costa, Paulo Manuel
author_role author
author2 Moreira, J. António
Costa, Paulo Manuel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Cristina Pereira
Moreira, J. António
Costa, Paulo Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Comunidades de aprendizagem
Comunicação online
Distance education
Learning community
Online communication
topic Ensino a distância
Comunidades de aprendizagem
Comunicação online
Distance education
Learning community
Online communication
description Os ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa instituição portuguesa de ensino superior público a distância, a Universidade Aberta, desenvolvemos um estudo exploratório, através de uma metodologia essencialmente qualitativa, com estudantes de três cursos de estudos pós-graduados com o objetivo de perceber se a organização do design do ambiente de aprendizagem e o modelo pedagógico utilizado produziram experiências educacionais relevantes, sobretudo em aspetos relacionados com as dinâmicas comunicacionais que foram emergindo no seu seio. Concluímos que as dimensões inerentes ao modelo adotado, designadamente as dimensões social e de ensino interagiram entre si e influenciaram-se mutuamente promovendo experiências educacionais relevantes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02
2013-02-01T00:00:00Z
2014-05-03T12:20:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3131
url http://hdl.handle.net/10400.2/3131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Costa, Paulo Manuel - Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação. "Revista EDaPECI"[Em linha]. ISSN 2I176-171X. Vol. 13, nº 2 (Maio/Ago. 2013), p. 216-233
2I176-171X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv São Cristóvão (SE)
publisher.none.fl_str_mv São Cristóvão (SE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135014459277312