Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3131 |
Resumo: | Os ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa instituição portuguesa de ensino superior público a distância, a Universidade Aberta, desenvolvemos um estudo exploratório, através de uma metodologia essencialmente qualitativa, com estudantes de três cursos de estudos pós-graduados com o objetivo de perceber se a organização do design do ambiente de aprendizagem e o modelo pedagógico utilizado produziram experiências educacionais relevantes, sobretudo em aspetos relacionados com as dinâmicas comunicacionais que foram emergindo no seu seio. Concluímos que as dimensões inerentes ao modelo adotado, designadamente as dimensões social e de ensino interagiram entre si e influenciaram-se mutuamente promovendo experiências educacionais relevantes. |
id |
RCAP_2975d243dc7d21095ebb400440435fb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3131 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduaçãoEnsino a distânciaComunidades de aprendizagemComunicação onlineDistance educationLearning communityOnline communicationOs ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa instituição portuguesa de ensino superior público a distância, a Universidade Aberta, desenvolvemos um estudo exploratório, através de uma metodologia essencialmente qualitativa, com estudantes de três cursos de estudos pós-graduados com o objetivo de perceber se a organização do design do ambiente de aprendizagem e o modelo pedagógico utilizado produziram experiências educacionais relevantes, sobretudo em aspetos relacionados com as dinâmicas comunicacionais que foram emergindo no seu seio. Concluímos que as dimensões inerentes ao modelo adotado, designadamente as dimensões social e de ensino interagiram entre si e influenciaram-se mutuamente promovendo experiências educacionais relevantes.The online environments and the learning communities are changing the institutionalized structures of creation and dissemination of knowledge, emerging as a complement to pre-existing forms of organizational learning. In these environments and communities, the process of knowledge construction is based on the social interaction.. Referring to our teaching experience in an institution of portuguese public higher education distance learning -Open University-, we developed an exploratory study, through a methodology essentially qualitative, with students from three courses of postgraduate studies with the purpose of understand if the design of the learning environment and the pedagogical model used have produced relevant educational experiences, particularly in aspects related with the creation of communicational dynamics. We conclude that the dimensions associated to the adopted model, particularly the social and teaching dimensions interacted and influenced each other, promoting relevant educational experiences.São Cristóvão (SE)Repositório AbertoVieira, Cristina PereiraMoreira, J. AntónioCosta, Paulo Manuel2014-05-03T12:20:35Z2013-022013-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3131porVieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Costa, Paulo Manuel - Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação. "Revista EDaPECI"[Em linha]. ISSN 2I176-171X. Vol. 13, nº 2 (Maio/Ago. 2013), p. 216-2332I176-171Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:27.190949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação |
title |
Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação |
spellingShingle |
Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação Vieira, Cristina Pereira Ensino a distância Comunidades de aprendizagem Comunicação online Distance education Learning community Online communication |
title_short |
Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação |
title_full |
Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação |
title_fullStr |
Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação |
title_full_unstemmed |
Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação |
title_sort |
Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação |
author |
Vieira, Cristina Pereira |
author_facet |
Vieira, Cristina Pereira Moreira, J. António Costa, Paulo Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, J. António Costa, Paulo Manuel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Cristina Pereira Moreira, J. António Costa, Paulo Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Comunidades de aprendizagem Comunicação online Distance education Learning community Online communication |
topic |
Ensino a distância Comunidades de aprendizagem Comunicação online Distance education Learning community Online communication |
description |
Os ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa instituição portuguesa de ensino superior público a distância, a Universidade Aberta, desenvolvemos um estudo exploratório, através de uma metodologia essencialmente qualitativa, com estudantes de três cursos de estudos pós-graduados com o objetivo de perceber se a organização do design do ambiente de aprendizagem e o modelo pedagógico utilizado produziram experiências educacionais relevantes, sobretudo em aspetos relacionados com as dinâmicas comunicacionais que foram emergindo no seu seio. Concluímos que as dimensões inerentes ao modelo adotado, designadamente as dimensões social e de ensino interagiram entre si e influenciaram-se mutuamente promovendo experiências educacionais relevantes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02 2013-02-01T00:00:00Z 2014-05-03T12:20:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3131 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Costa, Paulo Manuel - Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de cursos de pós-graduação. "Revista EDaPECI"[Em linha]. ISSN 2I176-171X. Vol. 13, nº 2 (Maio/Ago. 2013), p. 216-233 2I176-171X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
São Cristóvão (SE) |
publisher.none.fl_str_mv |
São Cristóvão (SE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135014459277312 |