Práticas, consumos e riscos digitais dos jovens estudantes Angolanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/4533 |
Resumo: | Este relatório expõe os resultados de um inquérito por questionário aplicado a jovens angolanos. Esta investigação, realizada por investigadores do Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas - NIP-COM da Universidade Autónoma de Lisboa, insere-se num projeto mais amplo, que tem como propósito estabelecer uma rede de investigação em Competências Mediáticas em distintos países, abarcando numa primeira fase diferentes realidades e contextos de Portugal, México, Cabo Verde, Angola e Moçambique. O principal eixo norteador do Núcleo passa pelo estudo de práticas e competências mediáticas digitais e uso juvenil das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), estudando as oportunidades, riscos e danos associados a esses usos. Deste modo, os objetivos passam por: a) identificação de conjuntos de práticas e de consumos mediáticos e digitais, nomeadamente ao nível da produção de conteúdos; b) identificação/explicação de situações de risco e vulnerabilidades no mundo digital, como o ciberbullying, o roubo de perfis e de dados nas redes sociais, a exposição a conteúdos violentos e/ou a conteúdos eróticos ou pornográficos; c) compreensão de consumos noticiosos e consumos culturais realizados por via digital; d) Perceção de atitudes face aos novos media; e) descodificação de sociabilidades decorrentes do processo de interação dos indivíduos na esfera digital; f) tipificação de práticas dos indivíduos nas redes sociais, nomeadamente ao nível da economia da partilha e das práticas colaborativas; g) realização de análise de conteúdo de espaços/projetos digitais; h) avaliação de competências mediáticas dos indivíduos no uso das tecnologias. Este documento que agora se apresenta sintetiza dados recolhidos por inquérito por questionário, aplicado a alunos de várias escolas angolanas, num estudo realizado em parceria com a Escola Superior de Ciências da Educação - Huíla, coordenado pelo professor Helder Bahu, cujos resultados permitem configurar os seguintes aspectos : a) caraterizar os alunos, circunstâncias sociais e profissionais dos progenitores; c) perceber o tempo dedicado diariamente à navegação na internet; d) discernir os dispositivos que são utilizados; e) identificar as atividades preferidas; f) apreender quais as práticas digitais mais frequentes; g) mapear os principais sites e motores de busca utilizados; h) identificar as práticas e estratégias de gestão da presença nas redes sociais digitais; i) compreender as perceções e práticas de risco digital. No que concerne à metodologia, optámos por uma aproximação de natureza quantitativa com aplicação de um inquérito por questionário num total de 27 questões, obtendo-se uma amostra de 349 inquéritos validados. A maioria das questões que compõem o guião de inquérito é de natureza fechada, contudo existem exceções, que se justificam em face da maior riqueza e diversidade das respostas1. Em termos orgânicos, o presente documento é composto por Sumário Executivo, Análise de Dados, Nota Metodológica e Ficha Técnica. A Análise de Dados subdivide-se em diversas secções: caraterização social e demográfica, tempo de navegação na internet e dispositivos utilizados, práticas e atividades digitais, direitos de autor na Internet, gestão e práticas nas redes sociais digitais e riscos e violência online. A exposição dos dados será apoiada pelo recurso a figuras que permitem ilustrar os dados. |
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