A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Pedro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6801
Resumo: O presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)”. O principal objetivo é a caracterização da tipologia das unidades de Atiradores, de Reconhecimento e Polícia Militar, mobilizadas pelas unidades territoriais de Cavalaria da metrópole, para os Teatros de Operações de Angola, Guiné e Moçambique, durante a Guerra de África (1961-1974). Numa primeira fase tratamos de contextualizar o leitor com a temática da Guerra de África, começando com a situação Portuguesa de então, no cenário internacional, passando pelas principais características da guerra subversiva e terminando com o papel da Arma de Cavalaria neste conflito. Na segunda fase, relativa à mobilização de unidades de Reconhecimento, inicialmente é apresentado o dispositivo da Arma de Cavalaria, e as principais unidades mobilizadoras. De seguida são apresentados os dados da mobilização de unidades ao longo do tempo para os três Teatros de Operações, juntamente com o esforço relativo de cada unidade mobilizadora. No final são abordadas as principais viaturas que equiparam este tipo de unidades, e é feita uma síntese conclusiva do capítulo. À semelhança do terceiro capítulo, também no quarto são analisados os dados de mobilização e o esforço das unidades mobilizadoras, mas desta, das unidades do tipo Atiradores. Na síntese conclusiva deste capítulo é demonstrado o esforço relativo de mobilização comparativamente às Armas de Infantaria e Artilharia. Em seguida são apresentados os dados de mobilização das unidades de Polícia Militar, de forma semelhante aos capítulos anteriores. Na fase final do trabalho são respondidas as questões derivadas e central, que nos indicam as unidades mobilizadoras, tal como o esforço relativo de cada tipo de unidades, para cada Teatro de Operações.
id RCAP_29b4233c297a876f7e2fb1a835b78672
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)ÁfricaCavalariaMobilizaçãoUnidades MilitaresO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)”. O principal objetivo é a caracterização da tipologia das unidades de Atiradores, de Reconhecimento e Polícia Militar, mobilizadas pelas unidades territoriais de Cavalaria da metrópole, para os Teatros de Operações de Angola, Guiné e Moçambique, durante a Guerra de África (1961-1974). Numa primeira fase tratamos de contextualizar o leitor com a temática da Guerra de África, começando com a situação Portuguesa de então, no cenário internacional, passando pelas principais características da guerra subversiva e terminando com o papel da Arma de Cavalaria neste conflito. Na segunda fase, relativa à mobilização de unidades de Reconhecimento, inicialmente é apresentado o dispositivo da Arma de Cavalaria, e as principais unidades mobilizadoras. De seguida são apresentados os dados da mobilização de unidades ao longo do tempo para os três Teatros de Operações, juntamente com o esforço relativo de cada unidade mobilizadora. No final são abordadas as principais viaturas que equiparam este tipo de unidades, e é feita uma síntese conclusiva do capítulo. À semelhança do terceiro capítulo, também no quarto são analisados os dados de mobilização e o esforço das unidades mobilizadoras, mas desta, das unidades do tipo Atiradores. Na síntese conclusiva deste capítulo é demonstrado o esforço relativo de mobilização comparativamente às Armas de Infantaria e Artilharia. Em seguida são apresentados os dados de mobilização das unidades de Polícia Militar, de forma semelhante aos capítulos anteriores. Na fase final do trabalho são respondidas as questões derivadas e central, que nos indicam as unidades mobilizadoras, tal como o esforço relativo de cada tipo de unidades, para cada Teatro de Operações.Repositório ComumLopes, Pedro2014-10-09T14:18:04Z2014-07-01T00:00:00Z2014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6801201420783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:54:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)
title A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)
spellingShingle A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)
Lopes, Pedro
África
Cavalaria
Mobilização
Unidades Militares
title_short A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)
title_full A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)
title_fullStr A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)
title_full_unstemmed A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)
title_sort A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)
author Lopes, Pedro
author_facet Lopes, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv África
Cavalaria
Mobilização
Unidades Militares
topic África
Cavalaria
Mobilização
Unidades Militares
description O presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “A Tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)”. O principal objetivo é a caracterização da tipologia das unidades de Atiradores, de Reconhecimento e Polícia Militar, mobilizadas pelas unidades territoriais de Cavalaria da metrópole, para os Teatros de Operações de Angola, Guiné e Moçambique, durante a Guerra de África (1961-1974). Numa primeira fase tratamos de contextualizar o leitor com a temática da Guerra de África, começando com a situação Portuguesa de então, no cenário internacional, passando pelas principais características da guerra subversiva e terminando com o papel da Arma de Cavalaria neste conflito. Na segunda fase, relativa à mobilização de unidades de Reconhecimento, inicialmente é apresentado o dispositivo da Arma de Cavalaria, e as principais unidades mobilizadoras. De seguida são apresentados os dados da mobilização de unidades ao longo do tempo para os três Teatros de Operações, juntamente com o esforço relativo de cada unidade mobilizadora. No final são abordadas as principais viaturas que equiparam este tipo de unidades, e é feita uma síntese conclusiva do capítulo. À semelhança do terceiro capítulo, também no quarto são analisados os dados de mobilização e o esforço das unidades mobilizadoras, mas desta, das unidades do tipo Atiradores. Na síntese conclusiva deste capítulo é demonstrado o esforço relativo de mobilização comparativamente às Armas de Infantaria e Artilharia. Em seguida são apresentados os dados de mobilização das unidades de Polícia Militar, de forma semelhante aos capítulos anteriores. Na fase final do trabalho são respondidas as questões derivadas e central, que nos indicam as unidades mobilizadoras, tal como o esforço relativo de cada tipo de unidades, para cada Teatro de Operações.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-09T14:18:04Z
2014-07-01T00:00:00Z
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6801
201420783
url http://hdl.handle.net/10400.26/6801
identifier_str_mv 201420783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301457905647616