A relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Goreti Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18470
Resumo: Este relatório aborda a consciência fonológica e a capacidade ortográfica de crianças do 1.º ano de escolaridade, com o principal objetivo de estudar a rela-ção existente entre estas duas competências. Sob o ponto de vista de vários autores especialistas na área, procuramos abordar o conceito de consciência fonológica, a entrada no mundo da escrita e as dificuldades que a criança en-frenta no início da alfabetização, para assim estudar o modo como a criança desenvolve a sua capacidade ortográfica e relacionar esta capacidade com a consciência fonológica. Para estabelecer tal relação, aplicámos a Bateria de Provas Fonológicas criada por Silva (2008), a fim de averiguar a consciência fonológica das crianças, e realizámos um ditado ao aluno, apenas como instrumento de verificação da componente ortográfica. Os participantes do nosso estudo foram as crianças de três turmas existentes do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, numa escola situada no concelho e no distrito de Aveiro, durante o 3.º período do ano letivo de 2013/2014. Com os resultados obtidos com os instrumentos aplicados conseguimos verificar que existe uma relação positiva entre as duas competências e que a) as crianças com maiores níveis de consciência fonológica apresentam menos erros de orto-grafia, assim como b) as crianças que têm mais representações sobre o escrito e sobre a escrita apresentam menos erros de ortografia.
id RCAP_2a32899383b76d9415debaa5a287bd99
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridadeEnsino da escritaEnsino básico 1º cicloFonologiaErros ortográficosEnsino da ortografiaEstratégias da aprendizagemDitadoEste relatório aborda a consciência fonológica e a capacidade ortográfica de crianças do 1.º ano de escolaridade, com o principal objetivo de estudar a rela-ção existente entre estas duas competências. Sob o ponto de vista de vários autores especialistas na área, procuramos abordar o conceito de consciência fonológica, a entrada no mundo da escrita e as dificuldades que a criança en-frenta no início da alfabetização, para assim estudar o modo como a criança desenvolve a sua capacidade ortográfica e relacionar esta capacidade com a consciência fonológica. Para estabelecer tal relação, aplicámos a Bateria de Provas Fonológicas criada por Silva (2008), a fim de averiguar a consciência fonológica das crianças, e realizámos um ditado ao aluno, apenas como instrumento de verificação da componente ortográfica. Os participantes do nosso estudo foram as crianças de três turmas existentes do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, numa escola situada no concelho e no distrito de Aveiro, durante o 3.º período do ano letivo de 2013/2014. Com os resultados obtidos com os instrumentos aplicados conseguimos verificar que existe uma relação positiva entre as duas competências e que a) as crianças com maiores níveis de consciência fonológica apresentam menos erros de orto-grafia, assim como b) as crianças que têm mais representações sobre o escrito e sobre a escrita apresentam menos erros de ortografia.This report deals with the phonological awareness and orthographic ability of children from year 1, with the main goal of studying the relationship between these skills. From the point of view of several authors in the area, we tried to approach the concept of phonological awareness, the access into the world of writing and the difficulties that the child faces in the beginning of literacy, in order to study how children develop their spelling ability and relate this capacity with phonological awareness. To establish this relationship, we applied the phonological tests battery created by Silva (2008), in order to verify the phonological awareness of children, and we performed a spelling test to the student, only as a checking instrument spell com-ponent. The participants in our study were children from three existing classes of the year 1 of the 1st cycle of basic education in a school in the county and in the district of Aveiro, during the 3rd period of the school year 2013/2014. With the results with the applied tools, we can verify that there is a positive rela-tionship between the two skills and a) children with higher levels of phonological awareness have fewer spelling errors, and b) children who have more represen-tations about writing and the writing have less misspellings.Universidade de Aveiro2017-10-10T10:25:54Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18470porMartins, Maria Goreti Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:35:02Zoai:ria.ua.pt:10773/18470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:10.705933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade
title A relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade
spellingShingle A relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade
Martins, Maria Goreti Pereira
Ensino da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Fonologia
Erros ortográficos
Ensino da ortografia
Estratégias da aprendizagem
Ditado
title_short A relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade
title_full A relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade
title_fullStr A relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade
title_sort A relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade
author Martins, Maria Goreti Pereira
author_facet Martins, Maria Goreti Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Goreti Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Fonologia
Erros ortográficos
Ensino da ortografia
Estratégias da aprendizagem
Ditado
topic Ensino da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Fonologia
Erros ortográficos
Ensino da ortografia
Estratégias da aprendizagem
Ditado
description Este relatório aborda a consciência fonológica e a capacidade ortográfica de crianças do 1.º ano de escolaridade, com o principal objetivo de estudar a rela-ção existente entre estas duas competências. Sob o ponto de vista de vários autores especialistas na área, procuramos abordar o conceito de consciência fonológica, a entrada no mundo da escrita e as dificuldades que a criança en-frenta no início da alfabetização, para assim estudar o modo como a criança desenvolve a sua capacidade ortográfica e relacionar esta capacidade com a consciência fonológica. Para estabelecer tal relação, aplicámos a Bateria de Provas Fonológicas criada por Silva (2008), a fim de averiguar a consciência fonológica das crianças, e realizámos um ditado ao aluno, apenas como instrumento de verificação da componente ortográfica. Os participantes do nosso estudo foram as crianças de três turmas existentes do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, numa escola situada no concelho e no distrito de Aveiro, durante o 3.º período do ano letivo de 2013/2014. Com os resultados obtidos com os instrumentos aplicados conseguimos verificar que existe uma relação positiva entre as duas competências e que a) as crianças com maiores níveis de consciência fonológica apresentam menos erros de orto-grafia, assim como b) as crianças que têm mais representações sobre o escrito e sobre a escrita apresentam menos erros de ortografia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-10-10T10:25:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18470
url http://hdl.handle.net/10773/18470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137582425047040