“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44760 |
Resumo: | O Relatório Final aqui apresentado provém de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. Este estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Coimbra, tendo como participantes um grupo de 19 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade. Neste estudo pretende-se averiguar o desenvolvimento da consciência silábica após a implementação de uma sequência de atividades planificadas para o grupo em questão, tendo em conta as especificidades e necessidades de cada criança. A consciência silábica é desenvolvida desde a Educação Pré-Escolar e encontra-se intimamente relacionada com o desenvolvimento da linguagem. Um bom domínio da linguagem oral, incluindo a capacidade de discriminar e refletir sobre as unidades fonológicas, contribui para a aprendizagem de leitura e escrita que são cruciais na vida de qualquer indivíduo. A nível metodológico, dado que se procura analisar os efeitos da intervenção, este trabalho enquadra-se na metodologia de Investigação-ação, de natureza qualitativa, utilizando-se a observação direta, notas de campo e registos fotográficos como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos ao longo da intervenção revelaram uma evolução de todas as crianças, evidenciando uma maior sensibilidade para contar e identificar sílabas, incluindo a sílaba inicial e final das palavras. |
id |
RCAP_2a853ce2b0145ae6321477cc68a7e73f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolarConsciência FonológicaConsciência SilábicaLinguagem OralEducação Pré-EscolarO Relatório Final aqui apresentado provém de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. Este estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Coimbra, tendo como participantes um grupo de 19 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade. Neste estudo pretende-se averiguar o desenvolvimento da consciência silábica após a implementação de uma sequência de atividades planificadas para o grupo em questão, tendo em conta as especificidades e necessidades de cada criança. A consciência silábica é desenvolvida desde a Educação Pré-Escolar e encontra-se intimamente relacionada com o desenvolvimento da linguagem. Um bom domínio da linguagem oral, incluindo a capacidade de discriminar e refletir sobre as unidades fonológicas, contribui para a aprendizagem de leitura e escrita que são cruciais na vida de qualquer indivíduo. A nível metodológico, dado que se procura analisar os efeitos da intervenção, este trabalho enquadra-se na metodologia de Investigação-ação, de natureza qualitativa, utilizando-se a observação direta, notas de campo e registos fotográficos como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos ao longo da intervenção revelaram uma evolução de todas as crianças, evidenciando uma maior sensibilidade para contar e identificar sílabas, incluindo a sílaba inicial e final das palavras.Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Repositório ComumDuarte, Catarina Alexandra Mendes2023-05-11T08:45:27Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44760TID:203287070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-18T02:15:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:53:55.433528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar |
title |
“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar |
spellingShingle |
“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar Duarte, Catarina Alexandra Mendes Consciência Fonológica Consciência Silábica Linguagem Oral Educação Pré-Escolar |
title_short |
“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar |
title_full |
“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar |
title_fullStr |
“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar |
title_sort |
“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar |
author |
Duarte, Catarina Alexandra Mendes |
author_facet |
Duarte, Catarina Alexandra Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Catarina Alexandra Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência Fonológica Consciência Silábica Linguagem Oral Educação Pré-Escolar |
topic |
Consciência Fonológica Consciência Silábica Linguagem Oral Educação Pré-Escolar |
description |
O Relatório Final aqui apresentado provém de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. Este estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Coimbra, tendo como participantes um grupo de 19 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade. Neste estudo pretende-se averiguar o desenvolvimento da consciência silábica após a implementação de uma sequência de atividades planificadas para o grupo em questão, tendo em conta as especificidades e necessidades de cada criança. A consciência silábica é desenvolvida desde a Educação Pré-Escolar e encontra-se intimamente relacionada com o desenvolvimento da linguagem. Um bom domínio da linguagem oral, incluindo a capacidade de discriminar e refletir sobre as unidades fonológicas, contribui para a aprendizagem de leitura e escrita que são cruciais na vida de qualquer indivíduo. A nível metodológico, dado que se procura analisar os efeitos da intervenção, este trabalho enquadra-se na metodologia de Investigação-ação, de natureza qualitativa, utilizando-se a observação direta, notas de campo e registos fotográficos como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos ao longo da intervenção revelaram uma evolução de todas as crianças, evidenciando uma maior sensibilidade para contar e identificar sílabas, incluindo a sílaba inicial e final das palavras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-11T08:45:27Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44760 TID:203287070 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44760 |
identifier_str_mv |
TID:203287070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131612708864000 |