“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Catarina Alexandra Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44760
Resumo: O Relatório Final aqui apresentado provém de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. Este estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Coimbra, tendo como participantes um grupo de 19 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade. Neste estudo pretende-se averiguar o desenvolvimento da consciência silábica após a implementação de uma sequência de atividades planificadas para o grupo em questão, tendo em conta as especificidades e necessidades de cada criança. A consciência silábica é desenvolvida desde a Educação Pré-Escolar e encontra-se intimamente relacionada com o desenvolvimento da linguagem. Um bom domínio da linguagem oral, incluindo a capacidade de discriminar e refletir sobre as unidades fonológicas, contribui para a aprendizagem de leitura e escrita que são cruciais na vida de qualquer indivíduo. A nível metodológico, dado que se procura analisar os efeitos da intervenção, este trabalho enquadra-se na metodologia de Investigação-ação, de natureza qualitativa, utilizando-se a observação direta, notas de campo e registos fotográficos como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos ao longo da intervenção revelaram uma evolução de todas as crianças, evidenciando uma maior sensibilidade para contar e identificar sílabas, incluindo a sílaba inicial e final das palavras.
id RCAP_2a853ce2b0145ae6321477cc68a7e73f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolarConsciência FonológicaConsciência SilábicaLinguagem OralEducação Pré-EscolarO Relatório Final aqui apresentado provém de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. Este estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Coimbra, tendo como participantes um grupo de 19 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade. Neste estudo pretende-se averiguar o desenvolvimento da consciência silábica após a implementação de uma sequência de atividades planificadas para o grupo em questão, tendo em conta as especificidades e necessidades de cada criança. A consciência silábica é desenvolvida desde a Educação Pré-Escolar e encontra-se intimamente relacionada com o desenvolvimento da linguagem. Um bom domínio da linguagem oral, incluindo a capacidade de discriminar e refletir sobre as unidades fonológicas, contribui para a aprendizagem de leitura e escrita que são cruciais na vida de qualquer indivíduo. A nível metodológico, dado que se procura analisar os efeitos da intervenção, este trabalho enquadra-se na metodologia de Investigação-ação, de natureza qualitativa, utilizando-se a observação direta, notas de campo e registos fotográficos como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos ao longo da intervenção revelaram uma evolução de todas as crianças, evidenciando uma maior sensibilidade para contar e identificar sílabas, incluindo a sílaba inicial e final das palavras.Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Repositório ComumDuarte, Catarina Alexandra Mendes2023-05-11T08:45:27Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44760TID:203287070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-18T02:15:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:53:55.433528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar
title “Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar
spellingShingle “Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar
Duarte, Catarina Alexandra Mendes
Consciência Fonológica
Consciência Silábica
Linguagem Oral
Educação Pré-Escolar
title_short “Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar
title_full “Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar
title_fullStr “Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar
title_full_unstemmed “Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar
title_sort “Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar
author Duarte, Catarina Alexandra Mendes
author_facet Duarte, Catarina Alexandra Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Catarina Alexandra Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência Fonológica
Consciência Silábica
Linguagem Oral
Educação Pré-Escolar
topic Consciência Fonológica
Consciência Silábica
Linguagem Oral
Educação Pré-Escolar
description O Relatório Final aqui apresentado provém de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. Este estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Coimbra, tendo como participantes um grupo de 19 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade. Neste estudo pretende-se averiguar o desenvolvimento da consciência silábica após a implementação de uma sequência de atividades planificadas para o grupo em questão, tendo em conta as especificidades e necessidades de cada criança. A consciência silábica é desenvolvida desde a Educação Pré-Escolar e encontra-se intimamente relacionada com o desenvolvimento da linguagem. Um bom domínio da linguagem oral, incluindo a capacidade de discriminar e refletir sobre as unidades fonológicas, contribui para a aprendizagem de leitura e escrita que são cruciais na vida de qualquer indivíduo. A nível metodológico, dado que se procura analisar os efeitos da intervenção, este trabalho enquadra-se na metodologia de Investigação-ação, de natureza qualitativa, utilizando-se a observação direta, notas de campo e registos fotográficos como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos ao longo da intervenção revelaram uma evolução de todas as crianças, evidenciando uma maior sensibilidade para contar e identificar sílabas, incluindo a sílaba inicial e final das palavras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-11T08:45:27Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44760
TID:203287070
url http://hdl.handle.net/10400.26/44760
identifier_str_mv TID:203287070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131612708864000