Comunicar um modelo de negócio de forma inovadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39556 |
Resumo: | Na atualidade em que vivemos, somos confrontados diariamente com milhares de novas ideias, negócios e produtos, apoiados por campanhas de marketing gastas ou por técnicas de apresentação básicas que, na maior parte dos casos, não são eficazes. A equipa de Design de Produto, Experiência de Utilizador e Promoção de Produto da empresa Altice Labs, com enfoque direto na equipa de Business Design, da direção de Estratégia de Inovação e Tecnologia, trabalha no sentido de desenhar novas abordagens de negócio, promovendo sinergias em toda a organização, de modo a conceber e enriquecer novas customer experiences, aportando valor à organização e aos stakeholders envolvidos. Posto isto, torna-se necessário e imperativo comunicar os modelos de negócio propostos aos stakeholders de forma eficiente, diferenciadora e sobretudo inovadora. O foco deste estágio curricular em parceria com a empresa Altice Labs, assentou na aplicação de novas formas de comunicação dos modelos de negócios propostos que impactassem positivamente a compreensão dos referidos modelos por parte dos stakeholders internos e externos. O storytelling foi um objeto central deste estudo, juntamente com os modelos de negócios que foram explorados. Um dos objetivos passou por perceber a importância que o storytelling tem no mundo do negócio e a maneira como os dois podem trabalhar em conjunto para cativar uma audiência ou neste caso, um conjunto de stakeholders. Posto isto, o projeto teve como questão de investigação “Quais as melhores formas de introduzir o storytelling num modelo de negócio?”. Em relação ao tipo de estudo e à respetiva natureza do mesmo, este baseou-se num estudo exploratório. Em relação ao tipo de metodologia, esta foi do tipo mista. Uma vez que se tratou de um projeto que teve por base o aspeto emocional que o storytelling pode trazer para o mundo do negócio foi necessário recolher tanto dados quantitativos como qualitativos, dados esses que foram recolhidos através de um questionário. A amostra de participantes foi constituída por membros da equipa de Design de Produto, Experiência de Utilizador, Promoção de Produto e Comunicação. Através deste estudo exploratório sobre duas temáticas diferentes, esperou-se criar uma nova abordagem no que diz respeito à inovação de modelos de negócio, neste caso com o auxílio do storytelling. |
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Comunicar um modelo de negócio de forma inovadoraBusiness modelStorytellingStakeholdersInnovationNa atualidade em que vivemos, somos confrontados diariamente com milhares de novas ideias, negócios e produtos, apoiados por campanhas de marketing gastas ou por técnicas de apresentação básicas que, na maior parte dos casos, não são eficazes. A equipa de Design de Produto, Experiência de Utilizador e Promoção de Produto da empresa Altice Labs, com enfoque direto na equipa de Business Design, da direção de Estratégia de Inovação e Tecnologia, trabalha no sentido de desenhar novas abordagens de negócio, promovendo sinergias em toda a organização, de modo a conceber e enriquecer novas customer experiences, aportando valor à organização e aos stakeholders envolvidos. Posto isto, torna-se necessário e imperativo comunicar os modelos de negócio propostos aos stakeholders de forma eficiente, diferenciadora e sobretudo inovadora. O foco deste estágio curricular em parceria com a empresa Altice Labs, assentou na aplicação de novas formas de comunicação dos modelos de negócios propostos que impactassem positivamente a compreensão dos referidos modelos por parte dos stakeholders internos e externos. O storytelling foi um objeto central deste estudo, juntamente com os modelos de negócios que foram explorados. Um dos objetivos passou por perceber a importância que o storytelling tem no mundo do negócio e a maneira como os dois podem trabalhar em conjunto para cativar uma audiência ou neste caso, um conjunto de stakeholders. Posto isto, o projeto teve como questão de investigação “Quais as melhores formas de introduzir o storytelling num modelo de negócio?”. Em relação ao tipo de estudo e à respetiva natureza do mesmo, este baseou-se num estudo exploratório. Em relação ao tipo de metodologia, esta foi do tipo mista. Uma vez que se tratou de um projeto que teve por base o aspeto emocional que o storytelling pode trazer para o mundo do negócio foi necessário recolher tanto dados quantitativos como qualitativos, dados esses que foram recolhidos através de um questionário. A amostra de participantes foi constituída por membros da equipa de Design de Produto, Experiência de Utilizador, Promoção de Produto e Comunicação. Através deste estudo exploratório sobre duas temáticas diferentes, esperou-se criar uma nova abordagem no que diz respeito à inovação de modelos de negócio, neste caso com o auxílio do storytelling.Nowadays, we are often confronted with thousands of new ideas, businesses and products supported by worn out marketing campaigns or by basic presentation techniques that, in most cases, are not effective. The Product Design, User Experience and Product Promotion team of Altice Labs with a direct focus on the Business Design team of the Innovation and Technology Strategy Department - works not only to design new business approaches, promoting synergies across the organization, but also to design and enrich new customer experiences, adding value to the organization and the stakeholders involved. Thus, it becomes necessary and imperative to communicate the proposed business models to stakeholders in an efficient, differentiating and, above all, innovative way. The focus of this curricular internship, in partnership with the company Altice Labs, was based on the application of new ways of communicating the proposed business models that positively impact the understanding of these models by internal and external stakeholders. Storytelling was a central object of this study, along with the business models that were explored. One of the goals was to understand the importance that storytelling has in the business world and how the two can work together to captivate an audience or, in this case, a set of stakeholders. The project's research question was “What are the best ways to introduce storytelling in a business model”. Regarding the type of study and the respective nature of the study, it was based on an exploratory study. Regarding the type of methodology, this was of the mixed type. Since it is a project that is based on the emotional aspect that storytelling can bring to the world of business it was necessary to collect both quantitative and qualitative data, which were collected through a questionnaire. The sample of participants consisted of members of the Product Design, User Experience, Product Promotion and Communication team.Through this exploratory study on two different themes, it was expected to create a new approach with regard to the innovation of business models, in this case with the help of storytelling.2023-10-18T13:20:31Z2022-12-06T00:00:00Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39556porNeto, Ricardo Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:17Zoai:ria.ua.pt:10773/39556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:43.189753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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