A liderança no Call Center: o caso da TMN/PT Contact

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Joaquim Márcio Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/5171
Resumo: Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e Trabalho
id RCAP_2c6888fa271d088068253048da6b945a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5171
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A liderança no Call Center: o caso da TMN/PT ContactLiderançaOrganizaçõesCall CenterTelemarketingSupervisorComunicadorLeadershipOrganizationsCall CentreTelemarketingSupervisorCustomer ServiceDissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e TrabalhoA liderança é um tema muito importante a nível das organizações, pois é vital para o seu sucesso. Pode ser definida como um processo de influência social através do qual o líder procura obter a participação voluntária dos outros elementos do grupo no sentido de atingirem a causa comum. O enquadramento deste trabalho orientou-se para a definição das várias teorias da liderança e conceitos correlatos, no sentido de permitir contextualizar a liderança num ambiente organizacional particular: o call center, ambiente que já foi sociologicamente descrito como um caso notório de neo-taylorismo terciário. Com apoio na teoria situacionista, constatou-se que existe a expectativa teórica da relação entre tarefas simples, repetitivas e rotineiras (como as que caracterizam o call center) com uma adequação e sucesso particulares da liderança autocrática. O estudo empírico que empreendemos desenvolveu-se em torno dessa premissa, orientado para o teste da seguinte hipótese: Existe uma predominância do estilo de liderança autocrático por parte dos supervisores no call center. Para a testar recorreu-se ao inquérito por questionário aplicado a supervisores (auto-avaliação) e comunicadores (hetero-avaliação). Os resultados do estudo invalidaram a hipótese pois mostram que a maioria dos líderes analisados tem um estilo democrático e nenhum tem um estilo autocrático.Leadership is a very important topic at the level of organizations because it is vital to its success. It can be defined as a process of social influence through which the leader seeks the voluntary participation of other group members in order to achieve the common cause. The framework of this dissertation was directed toward the definition of the various theories of leadership and related concepts, in order to allow a deep understanding of leadership in a particular organizational environment: the call centre, an environment that has been described sociologically as a notorious case of tertiary neo-taylorism. With support in the situationist theory, it was found that there is a theoretical expectation about the relationship between simple, repetitive and routine tasks (such as those that characterize the call centre) with a particular suitability and success of autocratic leadership. The empirical study we have undertaken has developed around this premise, aimed to test the following hypothesis: There is a predominance of autocratic style of leadership among supervisors in the call centre. For testing we used the survey questionnaire administered to supervisors (self assessment) and communicators (hetero-evaluation). The study results invalidate the hypothesis because they show that most leaders have a democratic style and none has an autocratic style.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasFonseca, Maria de LurdesRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Joaquim Márcio Sousa2013-02-19T11:59:36Z2013-01-142013-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5171porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:06ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A liderança no Call Center: o caso da TMN/PT Contact
title A liderança no Call Center: o caso da TMN/PT Contact
spellingShingle A liderança no Call Center: o caso da TMN/PT Contact
Fernandes, Joaquim Márcio Sousa
Liderança
Organizações
Call Center
Telemarketing
Supervisor
Comunicador
Leadership
Organizations
Call Centre
Telemarketing
Supervisor
Customer Service
title_short A liderança no Call Center: o caso da TMN/PT Contact
title_full A liderança no Call Center: o caso da TMN/PT Contact
title_fullStr A liderança no Call Center: o caso da TMN/PT Contact
title_full_unstemmed A liderança no Call Center: o caso da TMN/PT Contact
title_sort A liderança no Call Center: o caso da TMN/PT Contact
author Fernandes, Joaquim Márcio Sousa
author_facet Fernandes, Joaquim Márcio Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Maria de Lurdes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Joaquim Márcio Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Organizações
Call Center
Telemarketing
Supervisor
Comunicador
Leadership
Organizations
Call Centre
Telemarketing
Supervisor
Customer Service
topic Liderança
Organizações
Call Center
Telemarketing
Supervisor
Comunicador
Leadership
Organizations
Call Centre
Telemarketing
Supervisor
Customer Service
description Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e Trabalho
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19T11:59:36Z
2013-01-14
2013-01-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/5171
url http://hdl.handle.net/10400.5/5171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302097560076288