Património cultural dos cursos de água da bacia do Sado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, João Luís
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Quintela, António de Carvalho, Mascarenhas, José Manuel, Álvares, Maria Teresa P., Pina, Telmo A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5146
Resumo: Os cursos de água têm exercido ao longo dos tempos uma influência muito importante sobre as populações ribeirinhas, pelos benefícios que proporcionam e pelos prejuízos que acarretam. Os benefícios resultam essencialmente de colocarem à disposição do Homem o recurso água, para utilizações diversas, muitas delas imprescindíveis, e a fauna aquática, além de servirem de vias de transporte de pessoas e bens e de linhas naturais de defesa (com pequeno valor na actualidade). Os prejuízos estão associados à ocorrência de cheias e de secas. Deste modo, a influência dos cursos de água sobre as populações tem-se manifestado sob aspectos variados, como o nível e o modo de vida das mesmas, a ocupação do território, a construção de infra-estruturas hidráulicas e habitacionais e os usos e costumes. Nestes termos, pode afirmar-se que os cursos de água foram marcando a cultura dos povos ao longo do tempo. O património cultural dos cursos de água pode entender-se como a herança cultural legada nesse domínio. Tal património pode <tssumir formas muito diferentes, desde as construções para a utilização e controlo da água (património hidráulico construído), obras de arte, mais generalizadamente de pintura, escultura e azulejaria (património artístico) e ainda valores da cultura popular (património etnográfico). Aos cursos de água está ainda associado o património natural, respeitante à paisagem e aos ecossistemas aquáticos e ribeirinhos, que não é objecto deste capítulo. Muitos valores do património hidráulico construído na bacia do Sado entraram em acelerada degradação a partir dos anos cinquenta do século XX, por ter cessado o interesse económico da sua exploração, como é designadamente o caso dos moinhos e dos pisões. Este capítulo representa uma contribuição para a memória do património cultural dos cursos de água da bacia do Sado e para eventualmente orientar a selecção de elementos do património hidráulico construído que interessa preservar.
id RCAP_2cc55f3d4886d52fa22acc3ec5c3319b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Património cultural dos cursos de água da bacia do SadoCurso de águaBacia do SadoRio SadoPortugalOs cursos de água têm exercido ao longo dos tempos uma influência muito importante sobre as populações ribeirinhas, pelos benefícios que proporcionam e pelos prejuízos que acarretam. Os benefícios resultam essencialmente de colocarem à disposição do Homem o recurso água, para utilizações diversas, muitas delas imprescindíveis, e a fauna aquática, além de servirem de vias de transporte de pessoas e bens e de linhas naturais de defesa (com pequeno valor na actualidade). Os prejuízos estão associados à ocorrência de cheias e de secas. Deste modo, a influência dos cursos de água sobre as populações tem-se manifestado sob aspectos variados, como o nível e o modo de vida das mesmas, a ocupação do território, a construção de infra-estruturas hidráulicas e habitacionais e os usos e costumes. Nestes termos, pode afirmar-se que os cursos de água foram marcando a cultura dos povos ao longo do tempo. O património cultural dos cursos de água pode entender-se como a herança cultural legada nesse domínio. Tal património pode <tssumir formas muito diferentes, desde as construções para a utilização e controlo da água (património hidráulico construído), obras de arte, mais generalizadamente de pintura, escultura e azulejaria (património artístico) e ainda valores da cultura popular (património etnográfico). Aos cursos de água está ainda associado o património natural, respeitante à paisagem e aos ecossistemas aquáticos e ribeirinhos, que não é objecto deste capítulo. Muitos valores do património hidráulico construído na bacia do Sado entraram em acelerada degradação a partir dos anos cinquenta do século XX, por ter cessado o interesse económico da sua exploração, como é designadamente o caso dos moinhos e dos pisões. Este capítulo representa uma contribuição para a memória do património cultural dos cursos de água da bacia do Sado e para eventualmente orientar a selecção de elementos do património hidráulico construído que interessa preservar.ISA PressRepositório AbertoCardoso, João LuísQuintela, António de CarvalhoMascarenhas, José ManuelÁlvares, Maria Teresa P.Pina, Telmo A.2016-04-06T16:15:19Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5146porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:28Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:54.498410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Património cultural dos cursos de água da bacia do Sado
title Património cultural dos cursos de água da bacia do Sado
spellingShingle Património cultural dos cursos de água da bacia do Sado
Cardoso, João Luís
Curso de água
Bacia do Sado
Rio Sado
Portugal
title_short Património cultural dos cursos de água da bacia do Sado
title_full Património cultural dos cursos de água da bacia do Sado
title_fullStr Património cultural dos cursos de água da bacia do Sado
title_full_unstemmed Património cultural dos cursos de água da bacia do Sado
title_sort Património cultural dos cursos de água da bacia do Sado
author Cardoso, João Luís
author_facet Cardoso, João Luís
Quintela, António de Carvalho
Mascarenhas, José Manuel
Álvares, Maria Teresa P.
Pina, Telmo A.
author_role author
author2 Quintela, António de Carvalho
Mascarenhas, José Manuel
Álvares, Maria Teresa P.
Pina, Telmo A.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, João Luís
Quintela, António de Carvalho
Mascarenhas, José Manuel
Álvares, Maria Teresa P.
Pina, Telmo A.
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de água
Bacia do Sado
Rio Sado
Portugal
topic Curso de água
Bacia do Sado
Rio Sado
Portugal
description Os cursos de água têm exercido ao longo dos tempos uma influência muito importante sobre as populações ribeirinhas, pelos benefícios que proporcionam e pelos prejuízos que acarretam. Os benefícios resultam essencialmente de colocarem à disposição do Homem o recurso água, para utilizações diversas, muitas delas imprescindíveis, e a fauna aquática, além de servirem de vias de transporte de pessoas e bens e de linhas naturais de defesa (com pequeno valor na actualidade). Os prejuízos estão associados à ocorrência de cheias e de secas. Deste modo, a influência dos cursos de água sobre as populações tem-se manifestado sob aspectos variados, como o nível e o modo de vida das mesmas, a ocupação do território, a construção de infra-estruturas hidráulicas e habitacionais e os usos e costumes. Nestes termos, pode afirmar-se que os cursos de água foram marcando a cultura dos povos ao longo do tempo. O património cultural dos cursos de água pode entender-se como a herança cultural legada nesse domínio. Tal património pode <tssumir formas muito diferentes, desde as construções para a utilização e controlo da água (património hidráulico construído), obras de arte, mais generalizadamente de pintura, escultura e azulejaria (património artístico) e ainda valores da cultura popular (património etnográfico). Aos cursos de água está ainda associado o património natural, respeitante à paisagem e aos ecossistemas aquáticos e ribeirinhos, que não é objecto deste capítulo. Muitos valores do património hidráulico construído na bacia do Sado entraram em acelerada degradação a partir dos anos cinquenta do século XX, por ter cessado o interesse económico da sua exploração, como é designadamente o caso dos moinhos e dos pisões. Este capítulo representa uma contribuição para a memória do património cultural dos cursos de água da bacia do Sado e para eventualmente orientar a selecção de elementos do património hidráulico construído que interessa preservar.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2016-04-06T16:15:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5146
url http://hdl.handle.net/10400.2/5146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISA Press
publisher.none.fl_str_mv ISA Press
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135031485005824