Estratégias para abordar o sentido de número e das operações recorrendo a materiais manipuláveis no contexto do 1º ano do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Joana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20051
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Seminário II, desenvolvida no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação Santa Maria. Neste estudo são apresentadas algumas atividades elaboradas em sala de aula, na área da Matemática no bloco dos números e operações, no decorrer do primeiro período do ano letivo 2013/2014, numa turma de 1º ano de escolaridade, A Prática Pedagógica Supervisionada foi efetuada numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e teve no seu total a duração de 204 horas (com a participação de 28 alunos de uma turma de 1º ano). Este trabalho surge essencialmente devido ao gosto pela área da matemática, pois sempre foi uma área que nos suscitou bastante interesse e curiosidade. Como futuros profissionais, gostávamos de criar nos alunos também este gosto e esta motivação por aprender matemática, encarando-a como algo divertido. A escolha do tema apresentou-se como uma dificuldade inicial, uma vez que o tema a selecionar deveria estar relacionado com o centro de práticas pedagógicas e deveria de coincidir com a matéria que o grupo estava a adquirir na altura em que nos encontrávamos a estagiar na instituição. Com este trabalho pretendemos testar a utilização de materiais manipuláveis no ensino da matemática no 1.º Ciclo (na aquisição do conceito de número, quais as vantagens da utilização dos mesmos) Num mundo cada vez mais matemático, onde um simples jogo de consola é composto por algoritmos e conjugações numéricas, onde estamos rodeados de números, preços, percentagens, formas…, todos percebemos a importância de aprender Matemática, pois ela torna-se fundamental para o nosso dia-a-dia. A Matemática está presente na vida do ser humano desde a sua nascença e verificamos, logo em crianças, em idade pré-escolar, bastantes comportamentos relacionados com esta área, como a noção de espaço, forma, adição ou subtração. 6 Claro que a maioria das crianças em idade pré-escolar não sabe ainda somar ou subtrair, mas se tiver dois rebuçados e tiver de dar um a um colega, percebe que ficará com menos rebuçados, da mesma forma se lhe dermos mais um rebuçado, perceberá que fica com mais. Este projeto de investigação tem uma estrutura organizada em capítulos sendo que, no primeiro será feita a contextualização do estudo (problema/objeto de estudo e a pertinência). Num segundo capítulo apresentaremos o enquadramento teórico que consiste numa breve revisão da literatura apresentando o que é a Matemática; qual o papel do professor no ensino da Matemática; o que são materiais manipulativos; a importância da utilização de materiais manipuláveis e o papel fundamental do professor. O capítulo seguinte apresentará a implementação do projeto: metodologia, análise e discussão dos resultados, com base nas atividades realizadas na sala de aula. Por fim, será apresentada uma reflexão sobre a prática pedagógica e uma reflexão final, onde se procura sintetizar as principais conclusões provenientes do estudo que foi desenvolvido.
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