Materiais de apoio à produção de conteúdos audiovisuais através do smartphone no âmbito do projeto Gamers4Nature
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34957 |
Resumo: | Na presente investigação são descritos o desenvolvimento e a validação de materiais de apoio que ajudem na definição de uma estratégia de comunicação audiovisual para as redes sociais, baseada no uso do telemóvel. Este trabalho encontra-se no âmbito do projeto de investigação Gamers4Nature, que tem como objetivo potenciar a consciencialização sobre a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, através da criação de jogos para dispositivos móveis. Os problemas ambientais são uma realidade e a consciencialização ambiental é um fator importante para ajudar na preservação do meio ambiente e na promoção de mudança de comportamentos. Desta forma, considera-se que a utilização de uma estratégia de comunicação audiovisual capaz de criar emoções é bastante relevante para persuadir na mudança de comportamentos mais “amigos do ambiente”, bem como para a transmissão de conhecimento sobre os problemas ambientais. Para tal, foram desenvolvidos três manuais para ajudar as pessoas a criar e a promover vídeos, com ou sem competências técnicas. Nesta investigação são apresentadas as diferentes fases do desenvolvimento e validação dos manuais. Assim, a metodologia utilizada para essa validação é a de investigação e desenvolvimento, onde foram realizados questionários e entrevistas a especialistas e potenciais utilizadores. A análise dos dados permitiu compreender que as várias opiniões são um meio fulcral para a melhoria continua dos materiais de apoio. O estudo também revelou uma grande recetividade por parte dos participantes, que avaliou positivamente estes materiais, validando a sua pertinência e utilidade. |
id |
RCAP_2d01f9ef2bb75173bcf1d7f28c13f46e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34957 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Materiais de apoio à produção de conteúdos audiovisuais através do smartphone no âmbito do projeto Gamers4NatureMateriais de apoioProdução de vídeo através do smartphoneEstratégias de redes sociaisConsciencialização ambientalNa presente investigação são descritos o desenvolvimento e a validação de materiais de apoio que ajudem na definição de uma estratégia de comunicação audiovisual para as redes sociais, baseada no uso do telemóvel. Este trabalho encontra-se no âmbito do projeto de investigação Gamers4Nature, que tem como objetivo potenciar a consciencialização sobre a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, através da criação de jogos para dispositivos móveis. Os problemas ambientais são uma realidade e a consciencialização ambiental é um fator importante para ajudar na preservação do meio ambiente e na promoção de mudança de comportamentos. Desta forma, considera-se que a utilização de uma estratégia de comunicação audiovisual capaz de criar emoções é bastante relevante para persuadir na mudança de comportamentos mais “amigos do ambiente”, bem como para a transmissão de conhecimento sobre os problemas ambientais. Para tal, foram desenvolvidos três manuais para ajudar as pessoas a criar e a promover vídeos, com ou sem competências técnicas. Nesta investigação são apresentadas as diferentes fases do desenvolvimento e validação dos manuais. Assim, a metodologia utilizada para essa validação é a de investigação e desenvolvimento, onde foram realizados questionários e entrevistas a especialistas e potenciais utilizadores. A análise dos dados permitiu compreender que as várias opiniões são um meio fulcral para a melhoria continua dos materiais de apoio. O estudo também revelou uma grande recetividade por parte dos participantes, que avaliou positivamente estes materiais, validando a sua pertinência e utilidade.The aim of this paper is to describe the development and validation of a set of guides to support the creation of an audio-visual communication strategy for social media, using smartphones. This work was developed in the context of the Gamers4Nature project. This project aims to raise awareness about the preservation of the environment and biodiversity through the creation of games for mobile devices. Environmental problems are a reality and environmental awareness is an important factor to help preserve the environment and promote behaviour change. Thus, the use of an audio-visual communication strategy capable of creating emotions is considered very relevant to persuade the change to a more "environmentally friendly" behaviours, as well as to transmit knowledge about environmental problems. To achieve this goal, three manuals have been developed to help people to create and promote videos, with or without technical skills. This paper presents the different phases of the development and validation of the manuals. Thus, the methodology used for this validation is research and development, where questionnaires and interviews with experts and potential users was conducted. The data analysis allowed to understand that the various opinions are a crucial tool for the continuous improvement of the support materials. The study also revealed a great receptivity from the participants, who positively evaluated these materials, validating their relevance and usefulness.2022-10-21T13:54:49Z2021-07-15T00:00:00Z2021-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34957porAlexandre, Ana Filipa Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:24Zoai:ria.ua.pt:10773/34957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:07.732813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais de apoio à produção de conteúdos audiovisuais através do smartphone no âmbito do projeto Gamers4Nature |
title |
Materiais de apoio à produção de conteúdos audiovisuais através do smartphone no âmbito do projeto Gamers4Nature |
spellingShingle |
Materiais de apoio à produção de conteúdos audiovisuais através do smartphone no âmbito do projeto Gamers4Nature Alexandre, Ana Filipa Gomes Materiais de apoio Produção de vídeo através do smartphone Estratégias de redes sociais Consciencialização ambiental |
title_short |
Materiais de apoio à produção de conteúdos audiovisuais através do smartphone no âmbito do projeto Gamers4Nature |
title_full |
Materiais de apoio à produção de conteúdos audiovisuais através do smartphone no âmbito do projeto Gamers4Nature |
title_fullStr |
Materiais de apoio à produção de conteúdos audiovisuais através do smartphone no âmbito do projeto Gamers4Nature |
title_full_unstemmed |
Materiais de apoio à produção de conteúdos audiovisuais através do smartphone no âmbito do projeto Gamers4Nature |
title_sort |
Materiais de apoio à produção de conteúdos audiovisuais através do smartphone no âmbito do projeto Gamers4Nature |
author |
Alexandre, Ana Filipa Gomes |
author_facet |
Alexandre, Ana Filipa Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Ana Filipa Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais de apoio Produção de vídeo através do smartphone Estratégias de redes sociais Consciencialização ambiental |
topic |
Materiais de apoio Produção de vídeo através do smartphone Estratégias de redes sociais Consciencialização ambiental |
description |
Na presente investigação são descritos o desenvolvimento e a validação de materiais de apoio que ajudem na definição de uma estratégia de comunicação audiovisual para as redes sociais, baseada no uso do telemóvel. Este trabalho encontra-se no âmbito do projeto de investigação Gamers4Nature, que tem como objetivo potenciar a consciencialização sobre a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, através da criação de jogos para dispositivos móveis. Os problemas ambientais são uma realidade e a consciencialização ambiental é um fator importante para ajudar na preservação do meio ambiente e na promoção de mudança de comportamentos. Desta forma, considera-se que a utilização de uma estratégia de comunicação audiovisual capaz de criar emoções é bastante relevante para persuadir na mudança de comportamentos mais “amigos do ambiente”, bem como para a transmissão de conhecimento sobre os problemas ambientais. Para tal, foram desenvolvidos três manuais para ajudar as pessoas a criar e a promover vídeos, com ou sem competências técnicas. Nesta investigação são apresentadas as diferentes fases do desenvolvimento e validação dos manuais. Assim, a metodologia utilizada para essa validação é a de investigação e desenvolvimento, onde foram realizados questionários e entrevistas a especialistas e potenciais utilizadores. A análise dos dados permitiu compreender que as várias opiniões são um meio fulcral para a melhoria continua dos materiais de apoio. O estudo também revelou uma grande recetividade por parte dos participantes, que avaliou positivamente estes materiais, validando a sua pertinência e utilidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-15T00:00:00Z 2021-07-15 2022-10-21T13:54:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34957 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137716512751616 |