Ciências no Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Marcia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marcelino Krelling, Lígia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.30725
Resumo: Os contextos educacionais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME) passam por modificações e estabelecem novos rumos. A Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) apresentou mudanças na fundamentação teórica e na gradação dos conteúdos do 6.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental. Conexões expressivas entre movimentos e ensino de Ciências que facilitarão a construção de conhecimentos nas ciências da natureza, enfatizando a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). O objetivo da pesquisa foi qualificar os dados quantitativos das avaliações da Prova Curitiba 2022 (ferramenta de avaliação da aprendizagem aplicada pela SME), descrevendo as fragilidades e as ações metodológicas que podem apoiar a recomposição da aprendizagem, considerando as necessidades de cada estudante em suas individualidades. Neste sentido, fortalecendo o trabalho docente ao fornecer subsídios para uma prática pedagógica mais embasada, personalizada e direcionada às necessidades dos discentes e propiciando aos estudantes caminhos mais assertivos para a construção do conhecimento e leitura do mundo. É essencial salientar que, neste estudo destacam-se documentos normativos elaborados pela SME, que se encontram consoantes aos propósitos da educação básica estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) no ano de 2017. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória documental de cunho qualitativo e aplicada. Conclui-se que a proposta sugerida pela SME, pelo viés da recomposição dos conteúdos, manifesta uma tendência educacional inovadora, que pode apoiar docentes e estudantes nas fragilidades do ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental.
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spelling Ciências no Ensino Fundamental IINúmero 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas MetodológicasOs contextos educacionais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME) passam por modificações e estabelecem novos rumos. A Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) apresentou mudanças na fundamentação teórica e na gradação dos conteúdos do 6.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental. Conexões expressivas entre movimentos e ensino de Ciências que facilitarão a construção de conhecimentos nas ciências da natureza, enfatizando a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). O objetivo da pesquisa foi qualificar os dados quantitativos das avaliações da Prova Curitiba 2022 (ferramenta de avaliação da aprendizagem aplicada pela SME), descrevendo as fragilidades e as ações metodológicas que podem apoiar a recomposição da aprendizagem, considerando as necessidades de cada estudante em suas individualidades. Neste sentido, fortalecendo o trabalho docente ao fornecer subsídios para uma prática pedagógica mais embasada, personalizada e direcionada às necessidades dos discentes e propiciando aos estudantes caminhos mais assertivos para a construção do conhecimento e leitura do mundo. É essencial salientar que, neste estudo destacam-se documentos normativos elaborados pela SME, que se encontram consoantes aos propósitos da educação básica estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) no ano de 2017. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória documental de cunho qualitativo e aplicada. Conclui-se que a proposta sugerida pela SME, pelo viés da recomposição dos conteúdos, manifesta uma tendência educacional inovadora, que pode apoiar docentes e estudantes nas fragilidades do ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental.The educational contexts in the Municipal Education Network of Curitiba (RME) undergo changes and establish new directions. The Municipal Department of Education of Curitiba (SME) presented changes in the theoretical foundation and in the gradation of the contents of the 6th to 9th year of Elementary School. Movements that unfold in connections that can be significant for the teaching of Science in order to facilitate the construction of knowledge produced by the natural sciences, emphasized by Scientific and Technological Literacy (ACT). The objective of the research was to qualify the quantitative data of the 2022 evaluations, describing the weaknesses and methodological actions that can support the recomposition of learning, considering the needs of each student in their individualities. In this sense, it strengthens the teaching work and provides students with more assertive ways to build knowledge and read the world. It is important to emphasize that, in this study, normative documents prepared by the SME stand out, which are in line with the purposes of basic education established in the National Common Curricular Base (BNCC), approved by the National Education Council (CNE) in 2017. study it is a documentary exploratory research of qualitative and applied nature. It is concluded that the proposal suggested by the SME, due to the recomposition of contents, manifests an innovative educational trend, which can support teachers and students in the weaknesses of Science teaching in the final series of Elementary School.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30725por1646-2335Zago, MarciaMarcelino Krelling, Lígiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:22Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.502930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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