Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tomé, David, Sousa, Aida, Magalhães, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/2442
Resumo: Estudo da incidência da perda auditiva e de problemas otológicos em comunidades escolares do Norte do país de um totalde 2550 participantes, entre os 3 e os 17 anos de idade. Desenho do Estudo: Levantamento estatístico nas próprias instituições de ensino sendo realizado um protocolo de avaliação auditiva de rastreio. Material e Métodos: A todos os participantes foi realizado o mesmo protocolo de avaliação que consistiu numa anamnese audiológica, otoscopia e exame audiométrico de rastreio, sendo considerado como critério de inclusão a autorização prévia por parte do encarregado de educação. Resultados: Foram identificados diversos problemas otológicos e a audiometria tonal de rastreio contabilizou limiares auditivos indicativos de hipoacusia, uni e bilateralmente, em cerca de 5,7% dos casos. Conclusões: O rastreio auditivo deve ser realizado o mais precocemente possível e fazer parte integral dos cuidados de saúde primários, de modo a orientar a criança para uma educação e acompanhamento apropriados.
id RCAP_2da0c8eaedbac2e273ab467bb016d316
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/2442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio AuditivoHearing evaluation of Portuguese school communities: School-based Audiology versus Hearing ScreeningPerda auditivaIntervenção precoceRastreio auditivo escolarHearing lossEarly interventionAuditory school screeningEstudo da incidência da perda auditiva e de problemas otológicos em comunidades escolares do Norte do país de um totalde 2550 participantes, entre os 3 e os 17 anos de idade. Desenho do Estudo: Levantamento estatístico nas próprias instituições de ensino sendo realizado um protocolo de avaliação auditiva de rastreio. Material e Métodos: A todos os participantes foi realizado o mesmo protocolo de avaliação que consistiu numa anamnese audiológica, otoscopia e exame audiométrico de rastreio, sendo considerado como critério de inclusão a autorização prévia por parte do encarregado de educação. Resultados: Foram identificados diversos problemas otológicos e a audiometria tonal de rastreio contabilizou limiares auditivos indicativos de hipoacusia, uni e bilateralmente, em cerca de 5,7% dos casos. Conclusões: O rastreio auditivo deve ser realizado o mais precocemente possível e fazer parte integral dos cuidados de saúde primários, de modo a orientar a criança para uma educação e acompanhamento apropriados.Objective: The incidence of the hearing loss and of otological problems was studied in school communities in the north of the country with 2550 participants between 3 and 17 years old. Study design: statistical data collected within the schools with a standard auditory hearing screening protocol. Material and methods: all participants were evaluated with the same protocol, an audiological anamnesis, otoscopy and audiometric exam screening were fulfilled. Results: different otological problems were identified and the audiometric screening exam counted auditory thresholds that outpointed uni and bilateral hearing loss in about 5,7% of the cases. Conclusions: the study has demonstrated that auditory school screening should take place as early as possible and be part of the primary health care to identify and direct children to appropriate education and attendance.Revista Portuguesa de ORL e Cirurgia Cérvico-FacialRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, PaulaTomé, DavidSousa, AidaMagalhães, António2013-10-23T09:41:52Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/2442porLopes, P., Tomé, D., Sousa, A., & Magalhães, A. (2012). Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo. Revista Portuguesa de ORL e Cirurgia Cérvico-Facial, Vol. 50, 295–299. https://doi.org/10.34631/sporl.580873-386410.34631/sporl.58info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T01:47:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/2442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:23:10.712098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo
Hearing evaluation of Portuguese school communities: School-based Audiology versus Hearing Screening
title Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo
spellingShingle Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo
Lopes, Paula
Perda auditiva
Intervenção precoce
Rastreio auditivo escolar
Hearing loss
Early intervention
Auditory school screening
title_short Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo
title_full Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo
title_fullStr Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo
title_full_unstemmed Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo
title_sort Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo
author Lopes, Paula
author_facet Lopes, Paula
Tomé, David
Sousa, Aida
Magalhães, António
author_role author
author2 Tomé, David
Sousa, Aida
Magalhães, António
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Paula
Tomé, David
Sousa, Aida
Magalhães, António
dc.subject.por.fl_str_mv Perda auditiva
Intervenção precoce
Rastreio auditivo escolar
Hearing loss
Early intervention
Auditory school screening
topic Perda auditiva
Intervenção precoce
Rastreio auditivo escolar
Hearing loss
Early intervention
Auditory school screening
description Estudo da incidência da perda auditiva e de problemas otológicos em comunidades escolares do Norte do país de um totalde 2550 participantes, entre os 3 e os 17 anos de idade. Desenho do Estudo: Levantamento estatístico nas próprias instituições de ensino sendo realizado um protocolo de avaliação auditiva de rastreio. Material e Métodos: A todos os participantes foi realizado o mesmo protocolo de avaliação que consistiu numa anamnese audiológica, otoscopia e exame audiométrico de rastreio, sendo considerado como critério de inclusão a autorização prévia por parte do encarregado de educação. Resultados: Foram identificados diversos problemas otológicos e a audiometria tonal de rastreio contabilizou limiares auditivos indicativos de hipoacusia, uni e bilateralmente, em cerca de 5,7% dos casos. Conclusões: O rastreio auditivo deve ser realizado o mais precocemente possível e fazer parte integral dos cuidados de saúde primários, de modo a orientar a criança para uma educação e acompanhamento apropriados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-23T09:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/2442
url http://hdl.handle.net/10400.22/2442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, P., Tomé, D., Sousa, A., & Magalhães, A. (2012). Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo. Revista Portuguesa de ORL e Cirurgia Cérvico-Facial, Vol. 50, 295–299. https://doi.org/10.34631/sporl.58
0873-3864
10.34631/sporl.58
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de ORL e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de ORL e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131327830687744