O movimento dos capitães, o MFA e o 25 de Abril: do marcelismo à queda do Estado Novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luís Pedro Melo de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4379
Resumo: O 25 de Abril de 1974 foi um dos mais importantes acontecimentos que ocorreram em Portugal durante o século XX. Como tal, entende-se útil efectuar uma observação às circunstâncias em que o país vivia na parte final do regime durante o qual o Governo foi chefiado por Marcello Caetano. Entre 1968 e 1974, verificaram-se significativas mudanças na conjuntura internacional, tanto no que concerne à economia, como a nível social e militar. Também a nível interno, a instituição militar começou a ser agitada pelos efeitos da saturação que a guerra estava a causar e que levou o Governo a tomar medidas políticas que tinham por objectivo a eternização do conflito. Nesse contexto, um grupo de oficiais, essencialmente capitães, começou a reunirse clandestinamente para encontrar formas de ultrapassar o impasse político em que o país se encontrava. A partir do momento em que esse grupo considerou que a solução do problema era o derrube do regime, iniciou uma dinâmica de planeamento que culminou com um golpe de estado militar. Este projecto faz uma observação desse período, desde que Caetano chegou ao poder até que foi derrubado, com especial enfoque na evolução da contestação dos capitães que desencadearam o golpe.
id RCAP_2e87f7d00bb1d51896f59a268460e7a0
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4379
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O movimento dos capitães, o MFA e o 25 de Abril: do marcelismo à queda do Estado NovoCIÊNCIA POLÍTICAGOLPES MILITARESGUERRA COLONIAL25 DE ABRIL 1974MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - CIDADANIA E GOVERNAÇÃOPOLITICSCOLONIAL WARMILITARY COUPS25TH APRIL 1974O 25 de Abril de 1974 foi um dos mais importantes acontecimentos que ocorreram em Portugal durante o século XX. Como tal, entende-se útil efectuar uma observação às circunstâncias em que o país vivia na parte final do regime durante o qual o Governo foi chefiado por Marcello Caetano. Entre 1968 e 1974, verificaram-se significativas mudanças na conjuntura internacional, tanto no que concerne à economia, como a nível social e militar. Também a nível interno, a instituição militar começou a ser agitada pelos efeitos da saturação que a guerra estava a causar e que levou o Governo a tomar medidas políticas que tinham por objectivo a eternização do conflito. Nesse contexto, um grupo de oficiais, essencialmente capitães, começou a reunirse clandestinamente para encontrar formas de ultrapassar o impasse político em que o país se encontrava. A partir do momento em que esse grupo considerou que a solução do problema era o derrube do regime, iniciou uma dinâmica de planeamento que culminou com um golpe de estado militar. Este projecto faz uma observação desse período, desde que Caetano chegou ao poder até que foi derrubado, com especial enfoque na evolução da contestação dos capitães que desencadearam o golpe.The 25th April of 1974 was one of the most important events that occur in Portugal during the twentieth century. So, it is important to analyse the circumstances in which the country lived at the end of the regime during which the Government was led by Marcello Caetano. Between 1968 and 1974, there have been major changes in the international economic, social and military environment. While the colonial war continued, in the motherland the consequences of the Government decisions were causing unease and unrest among the military. In this context, a group of middle-rank officers, mainly captains, began to meet secretly to find ways to overcome the political impasse in which the country was. From the moment that the group felt that the solution of the problem was the overthrow of the regime, began to plan the actions that would culminate in a military coup. This essay is a study of this period, since Marcello Caetano comes to power until it was depose, with special focus on the evolution of the opposition led by the captains that set off the coup.2013-12-18T11:43:00Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4379porCarvalho, Luís Pedro Melo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:14ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O movimento dos capitães, o MFA e o 25 de Abril: do marcelismo à queda do Estado Novo
title O movimento dos capitães, o MFA e o 25 de Abril: do marcelismo à queda do Estado Novo
spellingShingle O movimento dos capitães, o MFA e o 25 de Abril: do marcelismo à queda do Estado Novo
Carvalho, Luís Pedro Melo de
CIÊNCIA POLÍTICA
GOLPES MILITARES
GUERRA COLONIAL
25 DE ABRIL 1974
MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - CIDADANIA E GOVERNAÇÃO
POLITICS
COLONIAL WAR
MILITARY COUPS
25TH APRIL 1974
title_short O movimento dos capitães, o MFA e o 25 de Abril: do marcelismo à queda do Estado Novo
title_full O movimento dos capitães, o MFA e o 25 de Abril: do marcelismo à queda do Estado Novo
title_fullStr O movimento dos capitães, o MFA e o 25 de Abril: do marcelismo à queda do Estado Novo
title_full_unstemmed O movimento dos capitães, o MFA e o 25 de Abril: do marcelismo à queda do Estado Novo
title_sort O movimento dos capitães, o MFA e o 25 de Abril: do marcelismo à queda do Estado Novo
author Carvalho, Luís Pedro Melo de
author_facet Carvalho, Luís Pedro Melo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luís Pedro Melo de
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIA POLÍTICA
GOLPES MILITARES
GUERRA COLONIAL
25 DE ABRIL 1974
MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - CIDADANIA E GOVERNAÇÃO
POLITICS
COLONIAL WAR
MILITARY COUPS
25TH APRIL 1974
topic CIÊNCIA POLÍTICA
GOLPES MILITARES
GUERRA COLONIAL
25 DE ABRIL 1974
MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - CIDADANIA E GOVERNAÇÃO
POLITICS
COLONIAL WAR
MILITARY COUPS
25TH APRIL 1974
description O 25 de Abril de 1974 foi um dos mais importantes acontecimentos que ocorreram em Portugal durante o século XX. Como tal, entende-se útil efectuar uma observação às circunstâncias em que o país vivia na parte final do regime durante o qual o Governo foi chefiado por Marcello Caetano. Entre 1968 e 1974, verificaram-se significativas mudanças na conjuntura internacional, tanto no que concerne à economia, como a nível social e militar. Também a nível interno, a instituição militar começou a ser agitada pelos efeitos da saturação que a guerra estava a causar e que levou o Governo a tomar medidas políticas que tinham por objectivo a eternização do conflito. Nesse contexto, um grupo de oficiais, essencialmente capitães, começou a reunirse clandestinamente para encontrar formas de ultrapassar o impasse político em que o país se encontrava. A partir do momento em que esse grupo considerou que a solução do problema era o derrube do regime, iniciou uma dinâmica de planeamento que culminou com um golpe de estado militar. Este projecto faz uma observação desse período, desde que Caetano chegou ao poder até que foi derrubado, com especial enfoque na evolução da contestação dos capitães que desencadearam o golpe.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2013-12-18T11:43:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4379
url http://hdl.handle.net/10437/4379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302212297359360