Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Darlinda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9341
Resumo: Os contextos e as condições laborais estão em rápida mudança exigin- do aprendizagens permanentes. Entre as mudanças de maior visibilida- de e impacto encontra-se a tecnologia e a consequente automatização e digitalização do trabalho que, a par com a mobilidade e os processos de globalização da economia, conduzem à maior diversidade humana no local de trabalho. Este artigo começa por analisar, por um lado, as implicações formativas das mudanças introduzidas no local de trabalho que se encontram relacionadas com os desafios da multiculturalidade e respetiva emergência de práticas profissionais interculturais que reque- rem competências culturais e, por outro, através do exemplo do deno- minado teletrabalho, trabalho a distância ou trabalho móvel, a expansão da tecnologia digital e da automatização e respetivos efeitos nos em- pregos, colocando a problemática da sua expansão, limites e desafios. Por último, apresenta-se uma reflexão em torno das mudanças laborais referidas, em conjunção com as competências chave necessárias à constituição de propostas de formação que pretendem adultos mais ap- tos para integrar economias e postos de trabalho em redes móveis, glo- bais e virtuais, as quais se revelam associadas aos “6Cs” da educação e formação ao longo da vida, ou seja, pensamento Crítico/Conhecimento, comunicação, colaboração, cultura, criatividade e conectividade.
id RCAP_2ef016a35dd978de7c432a43a364919f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9341
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e interculturalLifelong education for the global and intercultural workplaceEducação ao longo da vidaLocal de trabalhoTrabalho globalCompetências culturaisMudançaLifelong educationWorkplaceGlobal workCultural competenciesChangeODS::04:Educação de QualidadeODS::08:Trabalho Digno e Crescimento EconómicoODS::10:Reduzir as DesigualdadesOs contextos e as condições laborais estão em rápida mudança exigin- do aprendizagens permanentes. Entre as mudanças de maior visibilida- de e impacto encontra-se a tecnologia e a consequente automatização e digitalização do trabalho que, a par com a mobilidade e os processos de globalização da economia, conduzem à maior diversidade humana no local de trabalho. Este artigo começa por analisar, por um lado, as implicações formativas das mudanças introduzidas no local de trabalho que se encontram relacionadas com os desafios da multiculturalidade e respetiva emergência de práticas profissionais interculturais que reque- rem competências culturais e, por outro, através do exemplo do deno- minado teletrabalho, trabalho a distância ou trabalho móvel, a expansão da tecnologia digital e da automatização e respetivos efeitos nos em- pregos, colocando a problemática da sua expansão, limites e desafios. Por último, apresenta-se uma reflexão em torno das mudanças laborais referidas, em conjunção com as competências chave necessárias à constituição de propostas de formação que pretendem adultos mais ap- tos para integrar economias e postos de trabalho em redes móveis, glo- bais e virtuais, as quais se revelam associadas aos “6Cs” da educação e formação ao longo da vida, ou seja, pensamento Crítico/Conhecimento, comunicação, colaboração, cultura, criatividade e conectividade.Working contexts and conditions are rapidly changing requiring permanent learning. Among the most visible and impactful changes is technology and the consequent automation and digitization of work that, together with mobility and the globalization processes of the economy, conduce greater human diversity in the workplace. This paper begins by analysing, on the one hand, the formative implications of changes in the workplace that relate to the challenges of multiculturalism and the emergence of intercultural professional practices that require cultural competences and, on the other, the expansion of technology automation and their labour implications, throughout the example of the so-called teleworking, distance work or mobile work, raising the issue of its expansion, limits and challenges. Finally, there is a reflection on the referred work changes, in conjunction with the key competences necessary for the development of education and training proposals that target a better integration of adults in mobile, global and virtual job networks. These proposals are associated with the “6Cs” of lifelong education and training, ie knowledge/critical thinking, communication, collaboration, culture, creativity and connectivity.Repositório AbertoMoreira, Darlinda2020-02-19T12:01:19Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9341porMoreira, D. (2019) Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural Em Revista Lusófona de Educação (doi:10.24140), 45, pp. 43-56 doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle45.031645-7250.rle45.03doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle45.03info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:09:01ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural
Lifelong education for the global and intercultural workplace
title Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural
spellingShingle Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural
Moreira, Darlinda
Educação ao longo da vida
Local de trabalho
Trabalho global
Competências culturais
Mudança
Lifelong education
Workplace
Global work
Cultural competencies
Change
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural
title_full Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural
title_fullStr Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural
title_full_unstemmed Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural
title_sort Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural
author Moreira, Darlinda
author_facet Moreira, Darlinda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Darlinda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ao longo da vida
Local de trabalho
Trabalho global
Competências culturais
Mudança
Lifelong education
Workplace
Global work
Cultural competencies
Change
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Educação ao longo da vida
Local de trabalho
Trabalho global
Competências culturais
Mudança
Lifelong education
Workplace
Global work
Cultural competencies
Change
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description Os contextos e as condições laborais estão em rápida mudança exigin- do aprendizagens permanentes. Entre as mudanças de maior visibilida- de e impacto encontra-se a tecnologia e a consequente automatização e digitalização do trabalho que, a par com a mobilidade e os processos de globalização da economia, conduzem à maior diversidade humana no local de trabalho. Este artigo começa por analisar, por um lado, as implicações formativas das mudanças introduzidas no local de trabalho que se encontram relacionadas com os desafios da multiculturalidade e respetiva emergência de práticas profissionais interculturais que reque- rem competências culturais e, por outro, através do exemplo do deno- minado teletrabalho, trabalho a distância ou trabalho móvel, a expansão da tecnologia digital e da automatização e respetivos efeitos nos em- pregos, colocando a problemática da sua expansão, limites e desafios. Por último, apresenta-se uma reflexão em torno das mudanças laborais referidas, em conjunção com as competências chave necessárias à constituição de propostas de formação que pretendem adultos mais ap- tos para integrar economias e postos de trabalho em redes móveis, glo- bais e virtuais, as quais se revelam associadas aos “6Cs” da educação e formação ao longo da vida, ou seja, pensamento Crítico/Conhecimento, comunicação, colaboração, cultura, criatividade e conectividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
2020-02-19T12:01:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9341
url http://hdl.handle.net/10400.2/9341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, D. (2019) Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural Em Revista Lusófona de Educação (doi:10.24140), 45, pp. 43-56 doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle45.03
1645-7250.rle45.03
doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle45.03
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302855074447360