O contributo dos jornais no ensino da História e Geografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/66351 |
Resumo: | Procurando percorrer um ensino que desenvolva no aluno um olhar crítico e reflexivo sobre o mundo que o rodeia, torna-se imperativo desenvolver nos alunos habilidades e competências que permitam, entre outras coisas, a interpretação de textos e comunicações das mais diversas áreas da Ciência, de tal forma que torne possível o posicionamento crítico em relação a esses temas presentes no seu quotidiano. Neste sentido, com este trabalho pretendemos demonstrar que um dos meios de comunicação social que pode ser utilizado em contexto de sala de aula, a fim de constituir um recurso motivador e facilitador do processo ensino-aprendizagem, ou ainda um instrumento promotor de uma literacia científica por parte dos alunos, é o jornal. A fim de comprovar estes nossos pressupostos teóricos, desenvolvemos uma metodologia que assentou na lecionação de uma temática recorrendo, numa primeira fase ao tratamento de notícias e num momento posterior à produção de uma notícia, tudo isto através de fichas de trabalho devidamente orientadas neste sentido. Desta feita, validamos os jornais enquanto fonte de riqueza de material importante para o estudo das Ciências, mas também enquanto instrumentos potenciadores de aprendizagens significativas. Com efeito, pelas respostas dos estudantes dadas sobre as notícias trabalhadas, ficou evidente que a partir das mesmas compreenderam de forma proficiente as temáticas em abordagem. Além disso, a produção de notícias permitiunos perceber que os discentes se baseavam em conhecimentos anteriormente tratados nas notícias, facto que comprova a eficiente assimilação e compreensão da informação temática. Estas notícias elaboradas por todos os elementos das turmas, continham ainda as opiniões e deduções retiradas dos alunos sobre os assuntos em análise, facto que revela que estas atividades foram, sem dúvida alguma, bastante motivadoras e proveitosas. |
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O contributo dos jornais no ensino da História e GeografiaGeografia - EnsinoHistória - EnsinoImprensa - Utilização em sala de aulaProcurando percorrer um ensino que desenvolva no aluno um olhar crítico e reflexivo sobre o mundo que o rodeia, torna-se imperativo desenvolver nos alunos habilidades e competências que permitam, entre outras coisas, a interpretação de textos e comunicações das mais diversas áreas da Ciência, de tal forma que torne possível o posicionamento crítico em relação a esses temas presentes no seu quotidiano. Neste sentido, com este trabalho pretendemos demonstrar que um dos meios de comunicação social que pode ser utilizado em contexto de sala de aula, a fim de constituir um recurso motivador e facilitador do processo ensino-aprendizagem, ou ainda um instrumento promotor de uma literacia científica por parte dos alunos, é o jornal. A fim de comprovar estes nossos pressupostos teóricos, desenvolvemos uma metodologia que assentou na lecionação de uma temática recorrendo, numa primeira fase ao tratamento de notícias e num momento posterior à produção de uma notícia, tudo isto através de fichas de trabalho devidamente orientadas neste sentido. Desta feita, validamos os jornais enquanto fonte de riqueza de material importante para o estudo das Ciências, mas também enquanto instrumentos potenciadores de aprendizagens significativas. Com efeito, pelas respostas dos estudantes dadas sobre as notícias trabalhadas, ficou evidente que a partir das mesmas compreenderam de forma proficiente as temáticas em abordagem. Além disso, a produção de notícias permitiunos perceber que os discentes se baseavam em conhecimentos anteriormente tratados nas notícias, facto que comprova a eficiente assimilação e compreensão da informação temática. Estas notícias elaboradas por todos os elementos das turmas, continham ainda as opiniões e deduções retiradas dos alunos sobre os assuntos em análise, facto que revela que estas atividades foram, sem dúvida alguma, bastante motivadoras e proveitosas.Porto : [Edição do Autor]20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/66351porBrito, Ana Luísa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:16:56Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/66351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:19:38.597416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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